Melhores Destinos
Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é daqueles lugares que faz a gente lembrar como é pequeno nesse mundão. A 2.030 metros de altitude, o olhar avança longe pelo Vale do Paraíba. Dizem que dá para enxergar 11 cidades, já ouvimos gente falar até de 15. A vista é tão ampla e incrível que chegamos a ver a chuva caindo em Roseira, enquanto o sol iluminava Pindamonhangaba. 

Mas a mesma altura que faz o Pico do Itapeva especial também o torna um atrativo imprevisível. É comum ter neblina por lá, mesmo quando faz tempo bom em Campos do Jordão. Quando visitamos o lugar, conseguimos contemplar a vista por meia hora, mais ou menos, e então uma névoa forte tomou o topo do morro. Até tentamos voltar no dia seguinte, mas não dava para ver nada.

Pico do Itapeva

Tem duas formas principais de conhecer o pico:

  •  Parque Pico do Itapeva: é um parque particular, onde tem um grande mirante de madeira, um canteiro de lavandas, que ficam lindas nas fotos, e uma lancheria bem simples em forma de castelinho. Você deixa o carro no estacionamento deles (também é cobrado) e sobe um morrinho a pé para acessar o mirante. 
  • Na beira da estrada: passando a entrada do parque, tem gente que para no acostamento para poder admirar a paisagem. Tem até umas plaquinhas decorativas, um portal com o nome do pico e a altitude.

Ali na beira da estrada, existe um ponto turístico um tanto inusitado: uma privada que esbanja romantismo. É uma zoação de um dos vendedores da região: o seu Moisés cansou do povo lhe perguntando se tem banheiro por ali e instalou uma patente no matinho, com uma moldura de coração em volta, que serve de suporte para o papel higiênico. A galera amou e não cansa de tirar foto ali. Mas é tudo cenográfico, gente, não vamos estragar a brincadeira!

Por anos, houve no pico uma feira de roupas e artesanatos, mas aconteceu uma ação judicial  e os lojistas foram retirados em 2014. O que ainda existe aos finais de semana são umas kombis vendendo biscoitos e outras deliciais da região.

Como chegar ao Pico do Itapeva

Tecnicamente, o Pico do Itapeva não fica em Campos do Jordão, mas no município de Pindamonhangaba. Quase no limite das duas cidades, é verdade, e o acesso se dá por Campos mesmo.

O local fica a 10 km do Capivari, por meio de uma cheia de curvas, mas toda asfaltada. Só dentro do parque particular mesmo tem estrada de chão, que estava um tanto esburacada quando fomos.

Pico do Itapeva

Dá para ir pela Vila Inglesa, pela Ducha de Prata ou pelo Alto do Capivari, e depois é até meio difícil de se perder, porque chamam a via de Estrada para o Pico de Itapeva. Lá pelas tantas, a paisagem muda, vira um descampado, e tem placas mostrando que você está no caminho certo.

As placas vão induzir sua entrada no parque, mas dá para seguir a estrada e ver a vista do acostamento um pouco adiante.

Quanto custa o ingresso no Parque Pico do Itapeva

A entrada inteira no Parque Pico do Itapeva custa R$ 20 por pessoa (preço de novembro de 2022) e o estacionamento também é cobrado. Eles não aceitavam cartão de crédito, era no dinheiro ou no Pix, o que acaba sendo mais demorado porque é necessário logar na rede de wi-fi do parque para conseguir acesso à internet.

Para admirar a vista da beira da estrada, não custa nada.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Campos do Jordão

Pico do Itapeva

Estrada do Pico do Itapeva, s/n
Pindamonhangaba