Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Morro do Elefante

O Morro do Elefante tem vista privilegiada da cidade de Campos do Jordão, especialmente da Vila Capivari, a uma altitude de 1,8 mil metros. Dizem que recebeu esse nome devido ao seu formato, que lembraria a tromba de um elefante.

Com a estação do novo teleférico, inaugurada no final de 2022, o ponto turístico teve certa valorização. Antes disso, quando visitamos o lugar, o que havia para o turista era um mirante abandonado, com bancos e postes de luz quebrados.

Subir até lá para apreciar e fotografar a vista é daqueles programas clássicos que todo turista faz. Além do teleférico, também dá para visitar o espaço de carro. Fica a menos de dez minutos da Vila Capivari, em estrada cheia de curvas, mas asfaltada e bem sinalizada.

Parque dos Elefantes

No topo do morro, há também o Parque dos Elefantes. Não é cobrada entrada, mas eles tiram uma foto sua para tentar vender um chaveiro com ela na saída.

Não é nada demais, mas a criançada pode se divertir. É um espaço com réplicas de animais e plaquinhas contando curiosidades sobre cada espécies. No final, tem a Ponte da Memória, com um elefante brincando na água — dizem que esse bicho nunca esquece do que vive. O povo que passa por ali joga moedas, que são recolhidas no Dia Mundial dos Elefantes (12 de agosto) e doadas para uma instituição beneficente.

O parque tem ainda um letreiro de Campos do Jordão, com uma máquina de neve artificial para tirar fotos, pagando uma contribuição simbólica.

Há vários hotéis e pousadas no caminho ao topo do morro, além de um restaurante bem chique com vista panorâmica, que, apropriadamente, chama-se Bella Vista (foto abaixo). 

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Campos do Jordão

Morro do Elefante

Rua Dr. Marco Antônio Cardoso, 240
Campos do Jordão