São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí é uma cidadezinha simpática que tem como principal atração a Pedra do Baú. É um conjunto de rochas da Serra da Mantiqueira que no pico chega a atingir 340 metros de altura, isso 1.964 metros acima do nível do mar. Dizem que a Serra é majestosa, e, de fato, é um adjetivo bem aplicado.
O lugar é um parque de diversões para praticantes de escalada esportiva. Para subir a Pedra do Baú, na chamada via Ferrata, por exemplo, é obrigatório agendamento prévio no site municipal e a utilização de equipamentos de segurança, como cadeirinha de escalada ou similar, capacete conectores e outros. Dá para contratar escaladas guiadas neste link.
Os menos aventureiros podem optar pela Pedra do Baúzinho, que tem acesso mais fácil, ou então ir direto ao pé da rocha para apreciá-la bem sentado comendo torresmo, escondidinho de carne seca e mais tudo de bom que um buffet livre de comida mineira pode oferecer, servido em fogão a lenha. O Restaurante Pedra do Baú tem um deque ao ar livre com vista para a atração de um lado e para a Serra da Mantiqueira de outro — é lindo! Também tem um letreiro colorido que homenageia a pedra.
Uma coisa importante de destacar é que, embora não seja tão longe de Campos — em torno de 30 quilômetros —, leva uma hora de viagem, com subidas e descidas muito íngremes e curvas tão sinuosas que tínhamos a impressão de que veríamos a traseira do nosso próprio carro pelo espelho lateral. Os últimos metros para chegar no restaurante foram com derrapadinhas e desconfiança sobre o carro 1.0. A impressão que dá é de que você precisa fazer por merecer a refeição. Mas vale a pena!
Outra coisa que vale fazer na cidade é desbravar cachoeiras, como a Toldi, dos Serranos e dos Amores. O artesanato também é destaque — não deixe de conferir o ateliê do famoso escultor Ditinho Joana, no bairro do Quilombo. O centrinho de São Bento do Sapucaí só merece uma visita se você tiver tempo sobrando, tem um jeito de interior, uma praça com letreiro colorido da cidade e igrejinhas simpáticas.