Gramado, no Rio Grande do Sul, é o principal destino de inverno no Brasil. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas muito propício para pessoas de todas as idades. 

A pequena Gramado fica a apenas 115 km de Porto Alegre e o percurso até a cidade é fácil, seja de carro alugado ou um transporte contratado. O ideal é dedicar alguns dias à viagem para não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. 

Sobre Gramado

Gramado e Canela deixam seus visitantes maravilhados com a arquitetura própria da colonização europeia, pela gastronomia e pela enorme variedade de passeios. São tantas atrações diferentes que é até difícil criar um roteiro de alguns dias sem deixar nada de fora. A verdade é que você pode visitar Gramado várias e várias vezes, sempre conhecendo algo novo.  

Viajar para a região é como estar numa cidade de interior, mas com toda a estrutura de cidade grande: eventos culturais, bancos, lojas e restaurantes da melhor qualidade marcam presença por lá. Isso sem falar no ar europeu e na culinária, que encanta visitantes de todo o Brasil e da decoração incrível do Natal Luz! Aliás, se a pretensão for manter uma dieta durante a viagem, já é bom saber será muito difícil, tamanha as "tentações". Sequências de fondue são uma característica marcante da gastronomia local, assim como os chocolates das mais diversas qualidades, as massas e galeterias.

A grande expectativa de quem visita a região no inverno é a de que caia um pouquinho de neve em Gramado. O fato é que, apesar de ser difícil, esse evento realmente pode acontecer quando as temperaturas estão muito baixas, embora seja difícil prever. Viajando para lá, esteja preparado para passar frio e sentir de perto a beleza que a Serra Gaúcha pode proporcionar.

 

Portico-de-gramado

Hotéis em Gramado

A variedade de hotéis em Gramado é enorme e atende a viajantes com diferentes expectativas. Na cidade você encontrará hotéis com preços baixos, hotéis luxuosos, acomodações na área mais central e outras afastadas do burburiho, ideais para quem busca sossego. 

Ao hora de planejar onde ficar em Gramado, sugerimos que você pense também se pensa em ter um carro alugado ou não. Se você não pretende alugar um carro, será mais cômodo escolher um hotel ou pousada no centro de Gramado, que permita fazer algumas atividades a pé. Se, ao contrário, você penas em alugar um carro, poderá ficar em um hotel mais afastado do centro sem qualquer problema. 

Entre os hotéis em Gramado que costumam agradar o público, estão o  Hotel Sky, que é simples, mas possui um ótimo custo boa localização. Outra dica são os hotéis Laghetto, que estão em diferentes endereços da cidade — já ficamos no Laghetto Stilo Centro e gostamos da experiência. Para ficar bem pertinho de tudo, também vale dar uma olhada no Hotel Cercano, que fica a poucos metros da Rua Coberta.

Quem busca uma acomodação luxuosa e central, pode ficar no Casa da Montanha, um espaço com ótimo restaurante e decoração rústica. 

Para quem procura melhor estrutura, algumas dicas são charmoso Hotel Ritta Hoppner, um dos primeiros hotéis em Gramado, o Wish Serrano, ideal para quem procura a estrutura de um grande resort e também o Hotel Alpestre.

Veja aqui 10 hotéis em Gramado aprovados pelo Melhores Destinos!

 

Pontos Turísticos de Gramado - RS

A varidade de pontos turísticos em Gramado é tão grande, que quanto mais dias você tiver para criar o seu roteiro, melhor. São realmente muitas atrações, que se estendem também às cidades vizinhas, como Canela e que através dos passeios levam até a destinos um pouco mais distantes, como Bento Gonçalves.

Entre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela estão o Parque Estadual do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol, a Rua Coberta, que tem ótimos restaurantes e sempre sedia eventos, e o Lago Negro, ideal para um passeio ao ar livre. Também não dá para deixar de conhecer a Paróquia São Pedro, a Rua Torta, o Mini Mundo e à nova atração da região, o Skyglass Canela. Para quem quer sentir frio de verdade, o Snowland, um parque fechado onde você poderá encontrar neve artificial e diversas atrações também é uma excelente pedida!

Leia mais sobre os pontos turísticos de Gramado e o que fazer em Gramado

 

Quando ir a Gramado - melhor época

Gramado é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas que cada estação tem um charme diferente. Não há época ruim para conhecer a cidade, que fica sempre movimentada em feriados e períodos de férias escolaeres.

O clima da região, influenciado pelas montanhas, é mais fresco, principalmente à noite, por isso leve sempre um casaco na mala. O verão é mais quente e nesse momento a cidade sedia o Natal Luz, enquanto no inverno a temperatura em Gramado cai bastante e os casacos saem dos armários trazendo todo o charme dessa época. 

Confira aqui as dicas completas de quando ir a Gramado

 

Mini-mundo Paroquia-sao-pedro-matriz-de-gramado Rua-coberta Parque-estadual-do-caracol Castelinho-caracol

 

Como chegar a Gramado - RS

A forma mais cômoda de chegar a Gramado é viajar para o Aeroporto de Porto Alegre (POA) e depois de chegar à capital, ir para Gramado com um carro alugado, Uber, ônibus (que sai do próprio aeroporto) ou também com o serviço de vans compartilhadas prestado por diferentes agências da cidade. Todas essas opções têm seus pontos positivos e negativos, confira melhor aqui as todas as dicas de como chegar a Gramado

Confira passagens aéreas para Gramado e pacotes para Gramado.

 

Natal Luz de Gramado

O Natal Luz é um evento natalino que acontece em Gramado todos os anos, entre os meses de novembro e janeiro (as datas específicas variam de acordo com cada temporada). Nesse evento a cidade fica toda iluminada para o Natal, recebe também uma decoração especial para a data, além de diversos eventos natalinos, como apresentações musicais, desfile de carros alegóricos, shows teatrais, shows com efeitos audiovisuais, encontros com o Papai Noel e outros. Alguns desses eventos são gratuitos e outros são pagos. É um ótimo momento para fazer uma viagem a Gramado e curtir a cidade ainda mais bonita e iluminada!

Confira aqui as dicas completas do Natal Luz de Gramado e saiba onde comprar seus ingressos.

 

Passeios em Gramado 

A diversidade de atrações e passeios em Gramado é enorme. Alguns desses passeios podem ser realizados por conta própria, se você assim quiser, e outros são realizados por agências turísticas, que podem ser uma mão na roda para quem está viajando sem carro ou quer o conforto de não ter que dirigir e se preocupar com nada além de aproveitar. 

Entre os principais passeios em Gramado, estão o passeio Passeio de Maria Fumaça, fazer um tour pelo Vale dos Vinhedos e suas vinícolas, visitar Bento Gonçalves, conhecer o Parque Olivas, visitar o parque de lavandas Le Jardin, ir ao Cânion Itaimbezinho e muitos outros. O céu é o limite, Gramado e região têm muitos passeios!

 

Informações sobre Gramado - RS

População: 36 mil habitantes
Aeroportos mais próximos: Aeroporto de Canela (CEL), Aeroporto de Porto Alegre (POA) e Aeroporto de Caxias do Sul (CXJ)
Previsão do Tempo em Gramado
Site do turismo de Gramado - RS