Parque do Caracol
O Parque do Caracol ou Parque Estadual do Caracol é uma unidade de conservação que guarda a maior cachoeira do Rio Grande do Sul e um dos maiores pontos turísticos do sul do Brasil. A Cascata do Caracol, que é a maior atração do lugar, tem 131 metros de altura e está cercada por uma mata lindíssima. O parque tem em torno de 100 hectares, 25 deles destinados ao turismo.
O passeio pelo parque é principalmente de contemplação e é uma boa oportunidade para realizar uma atividade em meio à natureza, com ar puro e muitas árvores ao redor. Dentro do parque, você pode se deslumbrar com a vista do mirante do parque ou do elevador panorâmico (pago à parte), fazer trilhas, piquenique ou circular em um trenzinho que faz um passeio geral pela propriedade (R$ 15 por pessoa). A estrutura do local é muito boa, com área para playground, churrasqueiras e centro de artesanato.
O que fazer no Parque do Caracol
Muita gente que visita o Parque do Caracol acaba se limitando ao Mirante do Parque, que é o maior ponto de interesse do local porque oferece uma vista linda para a cascata. Nossa sugestão, no então, é que você estenda um pouco seu passeio e realize também uma trilha de nível fácil que passa pelas corredeiras e leva até a barragem do Arroio Caracol. A trilha vai sempre margeando o Arroio Caracol, é tranquila de fazer e é realmente linda! Uma ótima experiência para quem procura um passeio sossegado!
Uma outra atração do Parque do Caracol é a Escada da Perna Bamba, que com seus 927 degraus vai até até a base da queda d'água — essa trilha está fechada atualmente por questões de segurança. Alternativamente, você pode fazer o passeio Pé da Cascata, oferecido pela Brocker Turismo, que também leva ao fim da cascata através de uma trilha, mas a partir de uma propriedade privada e não pelo parque estadual. O passeio é muito diferente e realmente incrível — vale a pena fazê-lo porque a vista do local é simplesmente sensacional!
Caso queira admirar a Cascata do Caracol por um ângulo diferente, você também pode visitar o Parque da Serra, onde ficam os Bondinhos Aéreos, um teleférico que também tem uma vista lindíssima da cascata e da mata ao seu redor!
Entrada no parque: R$ 30