Melhores Destinos
Gramado
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

O que fazer em Gramado e Canela

Gramado e sua vizinha Canela são cidades que oferecem muitas atividades e têm atrações para todos os públicos. A região é perfeita para quem quer respirar um pouco de ar puro e ter contato com a natureza, mas também é ótima para quem procura atrações mais modernas e estruturadas, parque aquáticos, museus e parques temáticos. Ninguém fica entediado por lá, tamanha a quantidade de atrativos!

Dica importante: A verdade é que, com tantas atrações surgindo ao longo dos anos, tornou-se difícil conhecer tudo que Gramado e Canela têm a oferecer em poucos dias de viagem. Aliado a isso, o preço de atrações privadas nem sempre é uma pechincha, por isso recomendamos que você faça um apanhado de tudo aquilo que tem interesse em conhecer e organize essas atrações de acordo com seu tempo e disponibilidade financeira.

O que fazer em Gramado e CanelaCascata do Caracol

Seja num passeio ao ar livre ou entre seus museus, o diferencial da região é ter entretenimento para pessoas de todas as idades, especialmente para famílias que viajam com crianças. São muitas opções diferentes, com poder de agradar a pessoas com gostos completamente distintos, desde o casal que viaja em busca de sossego às famílias com pequenos.

Onde ficar em Gramado — as melhores alternativas para a sua viagem

A lista a seguir apresenta ótimas opções de hotéis em Gramado — as acomodações foram escolhidas por nossa equipe, estão em ordem alfabética e aqui incluímos opções que consideramos interessantes, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com que permite entender a avaliação que hóspedes reais deram à acomodação.

HOTEL NOTA LINK
Hotel Colline de France 9.9 Ver preços
Exclusive Gramado Hotel & Spa by Gramado Parks 9.3 Ver preços
Hotel Monte Felice Centro 9.2 Ver preços
Bavaria Sport Hotel 9.2 Ver preços
Hotel Laghetto Stilo Borges 9.1 Ver preços
Serrazul Hotel Distributed By Intercity 8.8 Ver preços
Wish Serrano Resort 8.7 Ver preços
Sky Premium Hotel Gramado - Ótima Localização 8.5 Ver preços
Hotel Sky Gramado 8.3 Ver preços
Wyndham Gramado Termas Resort & Spa 8.2 Ver preços

Gramado e Canela são cidades diferentes, mas elas estão bem próximas e na prática funcionam quase como uma só. Abaixo, abordamos as principais atrações das duas cidades e sugerimos que, ao montar seu roteiro, você escolha atrações próximas para visitar em um mesmo dia; assim você economizará tempo nos deslocamentos.

O que fazer em Gramado e CanelaCentro de Gramado

O essencial para ver e fazer em Gramado e Canela, as atrações que não podem ficar fora do seu roteiro!

  • Para começar seu passeio pela cidade, recomendamos uma visita ao centro de Gramado, onde está a Av. Borges de Medeiros e onde se localiza a Paróquia São Pedro, a Fonte do Amor Eterno e a Rua Coberta, além do comércio principal da cidade. Esse centrinho que você provavelmente visitará mais de uma vez tem um monte de restaurantes e várias lojas de chocolates.
  • O Lago Negro, que também é cartão-postal de Gramado, é ideal para fazer um passeio ao ar livre em um dia bonito e rende ótimas fotos, principalmente no verão, época de floração das hortênsias.
  • Para um passeio divertido, não deixe de ir ao Mini Mundo, um parque ao ar livre onde estão réplicas 24 vezes menores do que as construções originais — é genial!
  • O Parque Estadual do Caracol é um dos maiores pontos turísticos do Rio Grande do Sul, está localizado em Canela e não pode faltar em nenhum roteiro. Nesse parque, fica a Cascata do Caracol, que tem cerca 130 metros de altura. Em seu parque vizinho, chamado Parques da Serra, ficam os bondinhos aéreos que têm uma vista linda da queda d'água! Se quiser um passeio diferente, para ver a maravilhosa cascata de um ângulo especial, sugerimos fazer o Tour Pé da Cascata, em que se pode vê-la por baixo. Também em Canela, você encontra atrações como o inovador Skyglass Canela, uma plataforma de aço e chão de vidro, com lindo visual para o Vale da Ferradura — é realmente incrível e vale incluir no roteiro!
    O que fazer em Gramado e CanelaCascata do Caracol
  • O Castelinho Caracol, uma antiga residência e hoje museu que serve um ótimo apfelstrudel e a maravilhosa  Catedral de Pedra, igreja icônica da cidade que fica toda iluminada durante a noite, não podem deixar de entrar no seu roteiro.
  • Parques cercados por natureza: entre os parques ao ar livre, além do Skyglass Canela, que vem fazendo um enorme sucesso na região, o Le Jardin é um parque de lavandas com um lindo jardim e uma ótima pedida para um dia de tempo aberto. Outra opção relativamente nova e cada vez mais popular é o Parque Olivas de Gramado, que está localizado em uma região de enorme beleza natural e produz azeites na própria propriedade — lá você pode agendar um piquenique ao pôr do sol, curtir um drink no fim de tarde, almoçar no restaurante ou levar as crianças para ver a fazendinha, que tem animais diferentes e casinhas lindas que reproduzem cenários rurais.

O que fazer em Gramado e CanelaParque Olivas de Gramado

  • Parques fechados de Gramado, opção para dias de chuva: Não tão novo assim, mas sempre muito procurado pelos visitantes, é o Snowland, um parque fechado com neve artificial, onde você pode esquiar, praticar snowboard ou simplesmente ter a sensação de estar na neve. A mesma empresa abriu recentemente o Acquamotion, um parque aquático fechado com águas quentinhas, em que se pode curtir os toboáguas independentemente do frio que faz na cidade.

O que fazer em Gramado e CanelaAcquamotion Gramado

O que fazer em Gramado: nossas dicas em vídeo

Conheça os parques e museus em Gramado e Canela

Gramado e Canela têm uma enorme quantidade de parques e volta e meia a região ganha uma nova atração. Entre os parques da cidade, já mencionamos o Mini Mundo, o Snowland, Acquamotion, além do Le Jardin Parque de Lavandas e Parque Olivas de Gramado, entretanto, ainda há muito mais opções!

Diversão para as crianças em Gramado

Para os pequenos, um lugar muito procurado é o Parque Terra Mágica Floryball, um espaço enorme e integrado a natureza com dezenas de esculturas, inclusive de dinossauros, e outras atrações infantis. O Parque dos Dinossauros, bem mais compacto que o Terra Mágica Floryball, é outra opção para ver esculturas de dinossauros. 

O que fazer em Gramado e CanelaParque Terra Mágica Florybal

O Parque Vila da Mônica, aberto recentemente na cidade e com mais de 30 atrações, é uma das atrações mais legais para quem viaja a Gramado atualmente. Toda a ambientação do parque remete ao bairro de Limoeiro, onde a turma da Mônica vive as suas aventuras.

A Fantastic House é uma uma atração lúdica, indicada principalmente para crianças, onde o visitante é convidado a conhecer as grandes riquezas da vida. O Mundo a Vapor, que reproduz e explica o funcionamento de diversas máquinas a vapor é uma opção legal para quem procura um passeio mais educativo, seja o visitante adulto ou criança!

Para curtir um pouco de aventuras, a dica é ir para Canela e visitar o Alpen Park, com atividades para crianças e adultos. E se você gosta mais de contemplar belos visuais, vale fazer o passeio nos Bondinhos Aéreos, um teleférico que tem vista para a Cascata do Caracol, a maior queda d'água do estado, localizada dentro do Parque do Caracol. O Gramado Zoo, um zoológico que tem apenas animais da fauna brasileira, é outra opção de passeio na região para os pequenos, assim como o Parque Olivas de Gramado, que tem uma parte com pequenas casinhas imitando uma fazenda e animais de pequeno porte.

Visite os Museus de Gramado e Canela

Na Av. das Hortênsias, está o Dreamland Museu de Cera, um museu de cera que imita diversas personalidades mundo afora. A mesma empresa possui também o Harley Motor Show, um bar com diversas motos Harley Davidson em sua decoração, o Super Carros, onde você pode alugar carros moderníssimos, e o Hollywood Dream Cars, um museu onde estão expostos carros antigos. 

Se quiser ver mais de perto o mundo automotivo, há duas opções: O Museu do Caminhão, com veículos de grande porte, e o Museu do Automóvel de Canela, com carros produzidos entre as décadas de 1940 e 1980 — um passeio que desperta o interesse dos jovens e também do público mais velho! Em Canela, existe ainda o Museu dos Beatles, que conta um pouco da história da famosa banda inglesa. E em Gramado fica o Mundo de Chocolate, com diversas esculturas em chocolate que replicam importantes obras da humanidade.

O que fazer em Gramado e CanelaMundo a Vapor

A Cristais de Gramado, fábrica e loja de cristais, também vale uma visita porque tem uma visita guiada que explica o interessantíssimo processo de produção dos cristais, tal qual acontece em Murano, na Itália. 

Delicie-se nas fábricas de chocolate de Gramado

Visitar as fábricas de chocolate, que são abertas ao público, é um programa muito tradicional em Gramado e que permite conhecer o processo de fabricação do produto que movimenta a economia local e adoça nossos paladares. A primeira fábrica de chocolates aberta em Gramado foi a Prawer, mas hoje a região possui outras empresas que fazem sucesso a nível nacional e cada uma delas oferece uma experiência diferente em suas fábricas. Algumas fábricas oferecem a visita gratuitamente, então vale entrar em contato com elas no momento da sua viagem para obter informações.

A fábrica de chocolates Caracol possui o Reino do Chocolate, que mostra todo o processo de fabricação do produto e, de quebra, possui uma loja ampla, com diversos itens da rede.

Atrações para adultos — cervejas e vinícolas em Gramado

Gramado é um destino muito conhecido por sua gastronomia e por isso aos amantes de uma boa culinária, pensar nos restaurantes a visitar na região. Comer ao menos uma fondue é um programa clássico na cidade e você confere aqui todas as nossas dicas de onde comer em Gramado.

Para amantes de vinho e cervejas, a Serra Gaúcha oferece a oportunidade de conhecer algumas vinícolas sem precisar ir até o Vale dos Vinhedos, que é a região mais tradicional do estado para isso. Em Gramado, fica a Vinícola Ravanello, que oferece uma visita guiada com cerca de 2 horas de duração e direito à degustação de alguns de seus rótulos. O passeio é bem legal e permite aprender muito sobre o mundo dos vinhos.

O que fazer em Gramado e CanelaVinícola Jolimont

Mais famosa e também mais comercial é a vinícola Jolimont, que fica em Canela e também oferece uma visita guiada para conhecer sua produção — se tiver que escolher entre as duas, sugerimos a visita à Ravanello, gostamos muito da experiência, ou também o passeio com degustação na nanovinícola Casa Segranfredo, que também conhecemos e adoramos sua atmosfera familiar. Para quem procura uma experiência mais exclusiva, sugerimos a degustação de vinhos no Férreo Restaurante, que é feita em um antigo vagão de trem. 

Os amantes de cerveja podem visitar a Gran Bier, uma cervejaria que nasceu em Gramado e oferece passeios por suas instalações, com direito a combos de bebida liberada! Se quiser conhecer rótulos de mais de 50 cervejas do Brasil e do mundo, vale a pena conhecer a MF Beer!

Leia também: Restaurantes em Gramado.

O que fazer em Gramado e Canela

Noite em Gramado

Além dos restaurantes e das cervejarias, que são uma ótima opção para curtir a noite da cidade, um programa que em pouco tempo ganhou muitos fãs é Hard Rock Gramado, que tem drinks variados, cardápio estilo americano e apresentações musicais de muita qualidade, ótimas para quem gosta de rock. Outra dica são os jantares temáticos, em que, além de comer, você pode se divertir em shows interativos. Veja outros detalhes da noite em Gramado!