Gramado e Canela

Roteiros em Gramado e Canela

Gramado e Canela são cidades com muitas atividades para fazer e onde sempre surgem atrações novas. Se você tem pouco tempo disponível, procure aproveitar seu tempo ao máximo e acorde cedo. Caso tenha 5, 6 ou mais dias disponíveis para conhecer a região, o roteiro pode ser mais flexível e feito com mais calma.  

Agende aqui seus passeios na Serra Gaúcha!


Roteiro de 2 dias em Gramado
É possível visitar algumas das atrações mais interessantes de Gramado em um final de semana e ter um gostinho do que a cidade oferece. Sugerimos começar o passeio visitando o centro, onde está a Av. Borges de Medeiros, que tem várias lojinhas, a Rua Coberta, a Igreja São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Praças das Etnias... E quando bater a fome, almoce na região central da cidade, onde estão vários restaurantes legais. Após o almoço, sugerimos um passeio pelo Mini Mundo, que tem réplicas de construções famosas ao redor do mundo, e no fim da tarde, um passeio sem pressa pelo Lago Negro, onde você pode alugar um pedalinho. Para a noite, a melhor pedida é comer um fondue ou ir a algum dos bons restaurantes de Gramado.  

No segundo dia, parta para Canela e visite o Parque do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol. Se quiser, faça o passeio nos bondinhos aéreos no parque vizinho. Ao retornar para o centro, vale fazer uma parada no Castelinho Caracol, uma das primeiras residências da cidade. Para o almoço, o centro de Canela tem várias opções, entre elas o Empório Canela. Depois do almoço, visite a Catedral de Pedra, em seguida vá à Av. das Hortênsias para visitar uma fábrica de chocolate, como a da Prawer ou da Caracol (Reino do Chocolate), conhecer como o doce é produzido e tomar um chocolate quente. Se o tempo ainda permitir outros passeios e se você tiver pique, talvez dê para fazer uma visita ao Museu de Cera Dreamland ou ao Hollywood Dream Cars. Durante a tarde/início da noite, você também pode comer um café colonial, que é muito bem servido, ou deixar para jantar um fondue à noite. 

Roteiro de 3 dias em Gramado
A programação sugerida acima permanece para quem tem três dias disponíveis, mas com a opção de fazer os passeios mais lentamente ou visitar mais atrações, como o Gramado Zoo, o Le Jardin (Parque de Lavandas) e o Mirante Vale do Quilombo. Quem gosta de velocidade pode ir ao Super Carros e até alugar um carro poderoso! Se gosta de cervejas, vá à Taberna MF, que tem diversos sabores de cervejas artesanais. 

Roteiro de 4 dias em Gramado
Tendo 4 dias disponíveis em Gramado, uma boa dica é incluir no roteiro uma ida ao Snowland, uma atração diferente e que ocupa uma boa parte do dia, pois é um lugar com vários atrativos. Outras alternativas são visitar o Alpen Park, que tem bastante atração para crianças, o Parque da Ferradura ou a Vinícola Ravanello. Tudo depende das suas prioridades durante a viagem. 

Roteiro de 5 dias em Gramado ou mais
Com 5 ou 6 dias em Gramado, além das atrações citadas acima, que são as principais da cidade, você pode escolher fazer passeios menos conhecidos e explorar outros destinos da Serra Gaúcha, como ir a Nova Petrópolis ou visitar o templo budista de Três Coroas. Também são populares passeios de agências turísticas que mostram os costumes das famílias de colonos e o passeio de Maria Fumaça que sai de Bento Gonçalves. Aliás, se você gosta de lugares menos explorados, pode ser uma boa pedida passar alguns dias em Bento Gonçalves, ir ao Vale dos Vinhedos e conhecer vinícolas dessa região. 

Roteiro Romântico em Gramado
Casais apaixonados encontram em Gramado e Canela o lugar perfeito para uma viagem a dois. E para esse público, temos algumas sugestões especiais para o roteiro da viagem, a começar pela acomodação. Para quem viaja a dois, é interessante escolher um hotel mais reservado ou até um chalé, como os do hotel Ritta Hoppner. 

No roteiro, vale a pena incluir passeios ao Lago Negro, Le Jardin, Parque do Caracol, Rua Coberta, vinícolas e um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa ou na Caracol. Escolha lugares aconchegantes para as refeições, como o Josephina Café e Empório Canela, e não deixe de comer ao menos um fondue em uma de suas noites — se o orçamento estiver folgado, recomendamos o Belle du Valais e o Chalet de la Fondue, mas se não quiser gastar tanto, o Maximilia é uma ótima alternativa. 

Tudo que você precisa saber sobre Gramado e Canela!

Esse texto sobre Roteiros em Gramado e Canela faz parte do guia de Gramado e Canela no Melhores Destinos

Comentários para Roteiros em Gramado e Canela

  • Missing Patrícia há mais de 1 ano

    É possível em um feriado prolongado de uns 4 dias, como o Natal por exemplo....conhecer Gramado, Canela???

  • 264mw Camille Panzera há mais de 1 ano

    Super possível e recomendado. No Natal a cidade fica toda enfeitada e super charmosa. Fica mais cheia de turistas também, mas dá pra aproveitar bem.

  • 72dzk Max Carvalho há 1 ano

    Camille, os números de dias dos roteiros supracitados foram calculados LEVANDO-SE ou NÃO LEVANDO-SE em conta o o "turismo aeroportuário" que hoje somos obrigados a fazer, tanto na ida quanto na volta ?

    Em outras palavras, como exemplo, o roteiro de 3 dias, são 3 dias livres lá em Gramado, ou esses 3 dias já são considerando-se o dia de ida e de volta ?

    Muito obrigado pela atenção, Max Carvalho.

  • 264mw Camille Panzera há 1 ano

    Trata-se de dias livre.

  • Jmvrc Thaisse Dias há 8 meses

    Fui no passeio a víniculas da Broocker turismo, peguei o bustour no outro dia (lago cisne, parque dos dinossauros, bondinhos aéreos, queria ir no jardim de lavandas,mas não deu tempo). No outro dia andei na Borges Medeiros e comprei algumas coisas.
    Como sou vegetariana comi um Yakissoba de vegetais, sopa de abóbora na Floryball, tomei muito chopp de chocolate e lanche na Skylo (batata frita e coca).

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.