Gramado
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Roteiro em Gramado

Gramado e Canela são cidades com muitas atividades para fazer e onde sempre surgem atrações novas. Se você tem pouco tempo disponível, procure aproveitar seu tempo ao máximo e acorde cedo nos dias em que estiver na cidade. Você pode conhecer Gramado em um fim de semana, mas sugerimos que fique entre 5 a 7 dias para conhecê-la com calma.

Nossa ideia com os roteiros abaixo é oferecer uma base do que consideramos mais legal para visitar. É claro que uma programação deve incluir as atrações que você tem mais interesse e também adaptar o roteiro sugerido ao seu ritmo de viagem. Se estiver com crianças, é importante inserir atrações que acolham os pequenos.

Roteiro de 2 dias em Gramado, dicas para um fim de semana

É possível visitar algumas das atrações mais interessantes de Gramado em um final de semana e ter um gostinho do que a cidade oferece. Considerando que você terá dois dias inteiros, comece a manhã de passeios visitando o centro, onde está a Av. Borges de Medeiros, que tem várias lojinhas, a Rua Coberta, a Igreja São Pedro, o Palácio dos Festivais, a Praças das Etnias... E quando bater a fome, almoce na região central da cidade, onde estão vários restaurantes legais. Após o almoço, sugerimos um passeio pelo Mini Mundo, que tem réplicas de construções famosas ao redor do mundo. No fim da tarde, um passeio sem pressa pelo Lago Negro, onde você pode alugar um pedalinho pode ser legal. Para a noite, a melhor pedida é comer um fondue ou ir a algum dos bons restaurantes de Gramado.

Roteiro em Gramado

No segundo dia, parta para Canela e visite o Parque do Caracol, onde fica a Cascata do Caracol. O passeio pode ser mais lento ou demorado a depender do tipo de caminhada que você fizer dentro do parque — nós recomendamos uma caminhada mais completa, por isso reserve em torno de 2 a 3h para a atração.

Se quiser, faça o passeio nos bondinhos aéreos, parque vizinho, ou então vá ao Skyglass Canela para aproveitar o visual da plataforma que tem chão de vidro e ainda alguns restaurantes para almoçar. Ao retornar para a área urbana da cidade, vale visitar a Catedral de Pedra e a Estação Campos de Canela, onde você pode comer um docinho ou tomar um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa. À noite, você pode ir a um dos vários jantares temáticos que a cidade tem!

  • Dia 1: Centro de Gramado, Mini Mundo, Lago Negro e fondue à noite
  • Dia 2: Parque do Caracol, Bondinhos Aéreos ou Skyglass Canela, Catedral de Pedra, Estação Campos de Canela e jantar temático

Roteiro em Gramado

Roteiro de 3 dias em Gramado

A programação sugerida acima permanece para quem tem três dias disponíveis, mas com a opção de fazer os passeios mais lentamente ou visitar mais atrações, como o Le Jardin (Parque de Lavandas), o Mirante Vale do Quilombo e o belo parque Olivas de Gramado, onde se pode almoçar e fazer uma degustação de azeites. Alternativamente, você pode reservar esse terceiro dia de viagem para uma atração de dia inteiro, como é o caso do Snowland e o Aquamotion.

  • Dia 1: Centro de Gramado, Mini Mundo, Lago Negro e fondue à noite
  • Dia 2: Parque do Caracol, Bondinhos Aéreos ou Skyglass Canela, Catedral de Pedra, Estação Campos de Canela e jantar temático
  • Dia 3: Le Jardin, Mirante Vale do Quilombo, Parque Olivas de Gramado; OU Snowland, OU AcquamotionRoteiro em Gramado

Roteiro de 4 dias em Gramado

Tendo 4 dias disponíveis em Gramado, você conseguirá fazer uma programação que contemple vários passeios, podendo dividir os dias de maneira que o itinerário não fique tão intenso.

  • Dia 1: Centro de Gramado, Mini Mundo, Lago Negro e fondue à noite
  • Dia 2: Parque do Caracol, Skyglass Canela, Catedral de Pedra, Estação Campos de Canela
  • Dia 3: Snowland ou Acquamotion
  • Dia 4: Le Jardin, Parque Olivas de Gramado e jantar temático

Roteiro em Gramado

Roteiro de 5 a 7 dias em Gramado

Com 5 ou 6 dias em Gramado, além das atrações citadas acima, que são as principais da cidade, você pode escolher visitar alguns dos museus ou parques temáticos de Gramado ou ainda realizar passeios menos conhecidos e explorar outros destinos da Serra Gaúcha, como ir a Nova Petrópolis ou visitar o templo budista de Três Coroas. O importante é adaptar a programação de forma que contemple o que se adapta ao seu gosto!

Também são populares passeios de agências turísticas que mostram os costumes das famílias de colonos e o passeio de Maria Fumaça que sai de Bento Gonçalves. Aliás, se você gosta de lugares menos explorados, pode ser uma boa pedida passar alguns dias em Bento Gonçalves, ir ao Vale dos Vinhedos e conhecer vinícolas dessa região.

  • Dia 1: Centro de Gramado, Mini Mundo, Lago Negro e fondue à noite
  • Dia 2: Parque do Caracol, Bondinhos Aéreos ou Skyglass Canela, Catedral de Pedra, Estação Campos de Canela
  • Dia 3: Snowland ou Acquamotion
  • Dia 4: Le Jardin, Parque Olivas de Gramado e jantar temático
  • Dia 5: Mundo a Vapor, fotos nos pórticos de Gramado, fábrica de chocolates
  • Dia 6: Visita a uma vinícola, Alpen Park e um museu do seu interesse (Cristais de Gramado, Museu do Automóvel, Museu de Cera, etc)
  • Dia 7: Escolha um passeio nos arredores da cidade — sugerimos ir ao Vale dos Vinhedos + passeio de Maria Fumaça

Roteiro em Gramado

Roteiro Romântico em Gramado

Casais apaixonados encontram em Gramado e Canela o lugar perfeito para uma viagem a dois. Para esse público, temos algumas sugestões especiais para o roteiro da viagem, a começar pela acomodação. Para quem viaja a dois, é interessante escolher um hotel mais reservado ou até um chalé, como os do Hotel Ritta Hoppner.

No roteiro, vale a pena incluir passeios ao Lago Negro, Le Jardin, Parque do Caracol, Rua Coberta, vinícolas e um chocolate quente na Casa da Velha Bruxa ou na Caracol. Escolha lugares aconchegantes para as refeições, como o Josephina Café e Empório Canela. Não deixe de comer ao menos um fondue em uma de suas noites — se o orçamento estiver folgado, recomendamos o Belle du Valais e o Chalet de la Fondue, mas se não quiser gastar tanto, o Maximilia é uma ótima alternativa.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Gramado