Transportes em Gramado e Canela

Ter um carro ao seu dispor é uma boa maneira para explorar Gramado, Canela e para fazer seus passeios por conta própria com todo conforto. Para quem chega pelo aeroporto de Porto Alegre, a melhor pedida é alugar o carro no aeroporto e utiizá-lo para chegar em Gramado. E com a chegada da Uber a Gramado, você tem mais um aliado para fazer seus deslocamento e com um ótimo custo!

Se está sem carro, procure ficar hospedado no centro da cidade, porque assim é possível fazer muita coisa caminhando. Sem o carro, um bom jeito de se integrar à cidade é pedir, na recepção de seu hotel, que um restaurante ou atração lhe busque; assim você pode almoçar ou jantar e depois passear no centro. Outra dica é utilizar o ônibus de turismo BusTour para circular pela cidade e conhecer suas principais atrações. 

 

A pé
É a melhor maneira para conhecer as atrações dentro das cidades de Gramado e Canela. Se você está hospedado perto do centro, melhor ainda! As atrações ficam próximas e você não vai pagar nada! Andando a pé, ainda conhecerá detalhes que só uma caminhada poderá proporcionar.

Táxi e Uber
Existe a opção de pedir um táxi para andar pela cidade; e como as distâncias não costumam ser muito longas, o valor também não é alto. A frota de táxis de Gramado é pequena e fica sobrecarregada em dias de evento, mas os taxistas são bons guias e sabem bastante sobre o lugar.

Com a chegada da Uber em Gramado, esse tipo de transporte ficou ainda mais popular e com um preço bastante convidativo. Muitas pessoas que alugavam carro para ir para Gramado agora optam por esse meio de transporte, que oferece um ótimo custo-benefício. 

Carro
Andar de carro próprio ou alugado é uma boa pedida para conhecer as cidades ao redor de Gramado ou os pontos turísticos mais distantes do centro. Você pode conseguir mapas para se localizar em vários pontos da cidade. A sinalização de placas é ótima, o que ajuda os turistas a não se perderem.

Se você pretende alugar um carro, lembre-se de que há mais facilidade e concorrência em Porto Alegre e Caxias do Sul e, por isso, as diárias nessas cidades saem mais baratas. Mas se sua ideia é alugar um carro para poucos dias, apenas em Gramado, faça sua reserva com antecedência para não correr o risco de pagar caro.

Na hora de estacionar em Gramado, observe se a área que você escolheu para deixar o carro pertence à Zona Azul, o estacionamento rotativo e pago da cidade. Se for esse o caso, procure o parquímetro mais próximo para não receber multas. Há bastante fiscalização dos estacionamentos públicos e todos são marcados com pinturas no chão e placas nas ruas, então não vacile. 

Transporte gratuito
Uma facilidade genial de Gramado é o transporte gratuito oferecido pelos restaurantes e atrações turísticas. Muitos estabelecimentos possuem carros privados que fazem o deslocamento de seus clientes e isso é uma mão na roda para quem está sem carro. Digamos que o turista tem vontade de visitar a fábrica de chocolates da Prawer; então, liga para o local, um funcionário lhe busca de carro e depois o transporta de volta ao hotel ou a algum outro ponto da cidade onde ele quiser ficar. Não é ótimo? 

Ônibus
Não conte com ônibus do transporte público em Gramado, há apenas ônibus para ir de Gramado a Canela e vice-versa. Para ir a Canela de ônibus, você deve primeiro ir à rodoviária — é de lá que saem os ônibus. São apenas 7 km até a cidade vizinha e há várias atrações por toda a extensão da Av. das Hortênsias. 

Ainda que o transporte público local não ofereça muitas opções, há a possibilidade de utilizar uma linha turística chamada BusTour, que tem um roteiro voltado para visitantes e passa pelas principais atrações da cidade, incluindo algumas atrações mais distantes de Gramado. 

Tudo que você precisa saber sobre Gramado!

Esse texto sobre Transportes em Gramado e Canela faz parte do guia de Gramado no Melhores Destinos

Comentários para Transportes em Gramado e Canela

  • Missing Oscar Luiz da Silva Neto há mais de 4 anos

    Estacionar o carro é muito complicado. Em Gramado tem parquímetro e são pouquíssimas as vagas perto do centro, principalmente nos finais de semana. Prefira o táxi.

    Para chegar, vá de ônibus. São confortáveis e seguros. A estrada que vai por Taquara está interditada.

    Existem várias locadoras de veículos em Gramado. Se precisar, alugue por um dia.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.