Snowland
O Snowland é uma atração diferente de todas as outras em Gramado, que surpreende a pessoas de todas as idades! Trata-se de um parque fechado de neve! A esperança de muita gente que visita a cidade serrana é de ver neve... No Snowland, isso é uma realidade o ano inteiro, faça chuva ou sol.
O parque tem acesso pago, cujo valor depende da época do ano. Dentro dele, estão disponíveis várias atividades, algumas delas com valor já incluído no tíquete inicial, outras pagas à parte.
Como funciona o Snowland
O parque é composto por uma área mais fria, onde estão as atividades na neve chamada Montanha de Neve, e uma área menos gelada, onde você não precisa de roupa especial e onde ficam lojas, restaurantes, lanchonetes, a pista de patinação e alguns brinquedos infantis.
A montanha de neve é a área com neve artificial do parque. Tem 15 metros de altura e é a área mais gelada do espaço, com até 5 graus negativos. Sua temperatura baixa é para que a neve não derreta. Por isso, na entrada da montanha, o parque disponibiliza o empréstimo (já incluso no ingresso) de roupas propícias para o frio: macacão, luvas e botas de neve. Ainda que o parque ofereça a roupa, recomendamos já ir agasalhado ao lugar, porque o frio na área com neve é bem intenso, especialmente para quem não está acostumado.
Geralmente as pessoas colocam as roupas emprestadas por cima das roupas que já utilizam. Os sapatos ficam guardados em um espaço específico para isso. Já as mochilas e outros pertences que queiram que sejam guardados ficam em armários alugados.
Atividades no Snowland
Entre as opções de entretenimento dentro do Snowland e que já fazem parte do ingresso padrão, estão uma pista de patinação no gelo e uma área onde, de fato, ficam as atividades na neve, como os tobogãs, uma vila cenográfica de onde cai neve e o acesso a uma cafeteria que serve lanches e chocolates quentes. A área de neve tem tobogãs para adultos e para crianças, com descidas feitas a partir de boias que escorregam no gelo, é bem divertido!
O Snowland é, para muitas pessoas, o primeiro contato que se tem com a neve e por isso as pessoas aproveitam para tirar fotos, brincar, fazer bonecos e guerrinhas de bolas de neve.
A Montanha de Neve, que é o espaço mais gelado do parque, tem ainda uma área exclusiva para praticar esqui e snowboard, que são atividades pagas à parte. Para quem nunca praticou esportes na neve, também é possível fazer aulas com instrutores que explicam os movimentos básicos dos esportes — tanto o equipamento quanto as aulas são pagos separadamente.
Prós e contras do Snowland
O Snowland é uma atração muito diferente, ideal tanto para adultos quanto para crianças e oferece uma oportunidade incrível de ver neve dentro do Brasil! É um espaço muito bem estruturado, com lojas e lanchonetes, onde você pode passar o dia inteiro.
A crítica de muitas pessoas é com relação ao preço da atração, porque além de se pagar para entrar, algumas outras atividades possuem um valor extra. Se você quiser esquiar, terá que pagar uma aula de esqui + o aluguel de equipamentos e o uso da pista. Ainda assim, se colocado na ponta do lápis, a experiência seria mais econômica do que viajar para fora do país. Para uma primeira experiência com a neve, pode ser bem divertido.
Nossa dica sobre o Snowland
Procure chegar cedo, logo no horário em que o parque abre; isso porque, em períodos de muito turismo, a entrada no Snowland fica um pouco conturbada.
Valor do Snowland
A entrada do parque custa partir de R$ 129. Em períodos de baixa temporada, a entrada é mais barata do que na alta temporada.
Veja mais informações no site do Snowland.