Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Castelo de Itaipava

O Castelo de Itaipava é uma das atrações mais populares da serra do Rio de Janeiro. Localizado às margens da BR-040, no distrito de Itaipava, em Petrópolis, é um complexo com hotel, dois restaurantes, parque de diversão, espaço para eventos e, é claro, a construção com inspiração medieval, que é aberta à visitação. Veja mais detalhes abaixo.  

Castelo de Itaipava

Eu admito que torço um pouquinho o nariz para castelos brasileiros, porque eles são, impreterivelmente, reproduções, visto que o nosso país não viveu o período medieval, que transcorreu antes do descobrimento do Brasil. Mas o Castelinho de Itaipava não deixa de ter uma história interessante. 

A reprodução de castelo renascentista foi encomendada em 1920 pelo Barão José Smith de Vasconcellos, um nobre português radicado no Brasil. Foi projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, que viria a projetar Brasília anos depois.

Castelo de Itaipava

A obra foi feita por 20 famílias vindas da Europa, utilizando blocos de pedra talhados em Portugal, telhado de ardósia da França, piso em mármore de Carrara, da Itália, ferragens inglesas nas portas e janelas e vitrais austríacos. Para completar, a porta dos quartos dos filhos trazia o nome deles gravados em ouro.

Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista frequentavam o local.

Visita ao Castelo de Itaipava

É possível fazer belas fotos, tanto ao redor do castelo quanto no interior dele. O primeiro cômodo que você encontra é a chamada sala de entrada, decorada em tons claros. O que chama a atenção é uma lareira gigante, que era mantida sempre acessa por Smith de Vasconcelos para receber seus visitantes.  

Castelo de Itaipava

A sala de música fica à esquerda, onde a família se reunia para ouvir o som de um piano de cauda. Outro quarto interessante é a Sala dos Quadros, onde ficavam expostas pinturas a óleo da família Smith de Vasconcelos. O maior quadro era a figura do próprio barão.

O lugar abre para visitação todos os dias, normalmente entre 9h e 17h, mas pode haver alterações no expediente em razão de algum evento. Para quem não é hóspede do hotel, é cobrado um ingresso de R$ 15, que pode ser adquirido na entrada do castelo. 

Hotel Castelo de Itaipava

O Hotel Castelo de Itaipava tem uma infraestrutura invejável, com direito a um amplo jardim e uma linda piscina ao ar livre. O estabelecimento tem recepção 24 horas, Wi-Fi em todos os ambientes e é pet friendly: são aceitos animais de estimação com até 10 quilos por um custo adicional. O café da manhã é muito bom. 

O hotel tem suítes com nomes temáticos, como Suíte Cavaleiro Real, Quarto Samurai, Suíte Imperial, algumas delas com hidromassagem. Também dispõe de quartos para famílias, que abrigam até quatro pessoas. Veja fotos, avaliações de hóspedes e os preços das diárias neste link

O complexo ainda conta com dois restaurantes, chamados Taberna do Castelo ou Solar do Castelo. Eles são abertos para não hóspedes. 

Castelo de Itaipava

Parque de diversões Castelo de Itaipava

O parque de diversão do Castelo de Itaipava possui brinquedos infláveis, tirolesa, muro de escalada, airsoft, minigolfe, pedalinho e outras atrações. 

Não é cobrada entrada, e sim um passaporte para utilizar os brinquedos. Os vouchers são vendidos no próprio parque, que funciona diariamente das 11h às 19h.

Veja mais dicas do que fazer, onde comer e onde ficar no nosso guia de Petrópolis

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis

Castelo de Itaipava

BR-040, Km 56 ao km 57, 998
Itaipava
Petrópolis
https://castelodeitaipavahoteis.com.br