Castello Sforzesco
A imponente fortaleza erguida na Piazza Castello é um dos pontos imperdíveis de Milão. Construída a mando de Galeazzo II Visconti no ano de 1368, o local teve vários donos e também passou por diversas transformações estruturais ao longo dos anos. No período em que pertenceu à família Sforza, por exemplo, o castelo viveu sua melhor fase, quando gênios como Leonardo da Vinci e Bramante imprimiram suas marcas nesse que é considerado um dos símbolos da cidade.
Em seu interior o visitante encontrará um verdadeiro templo dedicado à arte e à cultura. Diversos museus (são mais de 10 espaços) abrigam obras-primas como a Pietà Rondanini - a última escultura de Michelangelo (Museu de Arte Antiga) -, pinturas de Tintoretto, Mantegna, Tiziano (Pinacoteca), entre outras relíquias. Chegue cedo e prepare-se para dedicar algumas boas horas ao local, se a intenção é conhecê-lo por completo.
O Castello Sforzesco abre diariamente das 7h às 18h (no verão o local só fecha às 19h) e a entrada é gratuita; os museus abrem de terça a domingo, das 9h às 17h30, e os ingressos custam € 3 (inteira) e € 1.50 (meia-entrada). Mais informações no website da atração.
Como chegar: Metrô - linhas 1 (vermelha) e 2 (verde), estação Cadorna; ônibus 18,50,37,58,61,94.