Melhores Destinos
Camille Panzera Entusiasta da fotografia, curiosa por outros idiomas, culturas, costumes e histórias!☺️

Catedral de Milão - Duomo de Milão

A Catedral de Milão, também chamada Duomo de Milão (Duomo di Milano), é a quarta maior igreja da Europa e, não à toa, um dos principais pontos turísticos de Milão! A construção majestosa impressiona por sua riqueza de detalhes, pelo tamanho monumental e pelo trabalho artístico. Impossível não se impressionar ao se deparar com a fachada da construção e com a maravilhosa visita ao seu telhado! Visitar o Duomo de Milão é um passeio imperdível na cidade italiana!

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Duomo de Milão - um pouco da história da construção

Em um período no qual cidades italianas e suas famílias competiam pelo poder entre si, a construção do Duomo, ordenada por Gian Galeazzo Visconti em 1386 - à época Duque de Milão -, não aconteceu apenas por motivos religiosos, mas por interesses políticos. A fim de celebrar a expansão territorial da família Visconti e pensada para causar grande impacto, a catedral realmente conseguiu esse feito!

Construída onde antes ficavam as Igrejas de Santa Maria Maggiore e Santa Tecla, a catedral fica no coração de Milão, e tem uma arquitetura única que mescla o estilo da Lombardia com o gótico francês. 

Seu exterior exibe seus característicos pináculos, além de 2300 estátuas que adornam a fachada de mármore branco-rosa da Candoglia, extraído das margens do Lago Maggiore. 

A fim de que a catedral tivesse mármore suficiente para suprir suas quase cinco décadas em construção, Gian Visconti instituiu a "Veneranda Fabbrica del Duomo", com centenas de artistas que teriam o uso do exclusivo mármore da Candoglia para realizar trabalhos para a catedral.

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Já no seu interior, são os vitrais que roubam todos os olhares! Ao todo são mais de 50 janelas que contornam sua extensão, e exibem cenas do Novo e Velho Testamento. Além disso, a igreja é sustentada por imensas colunas de mármore, e decorada com muitas estátuas de santos e mártires - como a impressionante escultura de São Bartolomeu, que segura sua pele como um manto. Apesar da diferença de cor entre o lado de fora e o lado de dentro da catedral, toda sua obra foi feita utilizando a mesma cor de mármore, e esse grande contraste existe pela recente limpeza na sua fachada. Agora imagine o impacto do Duomo em suas plenas cores do mármore recém-extraído!

Visita ao Duomo de Milão

O passeio à catedral de Milão tem tantas atrações interessantes que recomendo tirar um tempo especialmente para ela! Além de conhecer seus espaços principais, as obras que estão por lá e a famosa "Madonnina" - estátua que fica no ponto mais alto da igreja - não deixe de visitar sua área subterrânea, que ainda guarda restos remanescentes das igrejas que ficavam ali antes da construção do Duomo, e os seus telhados (terrazza, em italiano), de onde é possível ter uma belíssima vista de Milão e conhecer a complexa estrutura gótica do lugar! 

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Ingressos para o Duomo de Milão

O Duomo de Milão tem, pelo menos, 8 tipos diferentes de ingresso e vale saber quais os principais para adquirir o ingresso correto para a sua visita. Os ingressos custam a partir de € 8 euros e custam até € 30, dependendo do que incluem. 

Eu recomendo bastante visitar o duomo internamente e também os seus telhados (terrazza). Se você gosta de arte sagra, o Museu do Duomo, que fica logo ao lado da catedral também pode ser bem interessante e tem uma coleção muito vasta de obras, sobretudo religiosas.

  • Ingresso Duomo + Museu - é o ingresso mais barato e permite entrar no Duomo + museu do Duomo e Igreja de San Gottardo. 
  • Culture Pass: permite entrar no Duomo + Área arqueológica + Museu do Duomo e Igreja de San Gottardo. A versão mais cara, Culture Pass Plus, tem duração de 3 dias permite entrar ainda na cripta
  • Ingresso para visitar apenas a terraço (telhado) subindo de elevador ou de escadas (aconselho subir de elevador). 
  • O que aconselho para conhecer o conjunto arquitetônico é comprar o ingresso que dá direito a visitar o Duomo, o telhado com elevador e o Museu do Duomo - procure pelo ingresso Duomo Terrazze Museo - Ascensore!

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Dicas para vistar o Duomo de Milão

- Os ingressos para o Duomo de Milão podem ser comprados através do site oficial do Duomo e os horários podem ser diferentes dependendo da estação do ano. 

- Note que o código de vestimenta para entrar na catedral de Milão impede que as pessoas entrem com roupas curtas ou ombros expostos. Na bilheteria do local é vendido uma espécie de roupa descartável que pode ser usada para entrar na catedral. 

- Recomendo que você compre o ingresso pela internet, porque assim evitará ficar em filas no dia que quiser visitar o local. Geralmente não é necessário adquirir o ingresso com muita antecedência, mas no verão, quando a quantidade de visitantes é maior, é interessante comprar o ingresso dias antes da sua visita. 

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Como chegar ao Duomo de Milão

Localizada na Piazza del Duomo, a praça mais visitada de Milão, o trajeto para conhecer a catedral de Milão pode ser feito facilmente de metrô, bonde ou mesmo a pé. As visitas podem ser guiadas ou por conta própria, todos os dias. 

- O Duomo de Milão também está aberto gratuitamente aos fieis, todos os dias, e os horários podem ser conferidos em seu site. 

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Milão

Catedral de Milão - Duomo de Milão

Piazza del Duomo
Città metropolitana di Milano
20122
https://www.duomomilano.it/