Catedral de Milão - Duomo de Milão
A Catedral de Milão, também chamada Duomo de Milão (Duomo di Milano), é a quarta maior igreja da Europa e, não à toa, um dos principais pontos turísticos de Milão! A construção majestosa impressiona por sua riqueza de detalhes, pelo tamanho monumental e pelo trabalho artístico. Impossível não se impressionar ao se deparar com a fachada da construção e com a maravilhosa visita ao seu telhado! Visitar o Duomo de Milão é um passeio imperdível na cidade italiana!
Duomo de Milão — um pouco da história da construção
Em um período no qual cidades italianas e suas famílias competiam pelo poder entre si, a construção do Duomo, ordenada por Gian Galeazzo Visconti em 1386, à época Duque de Milão, não aconteceu apenas por motivos religiosos, mas por interesses políticos. A fim de celebrar a expansão territorial da família Visconti e pensada para causar grande impacto, a Catedral realmente conseguiu esse feito!
Construída onde antes ficavam as Igrejas de Santa Maria Maggiore e Santa Tecla, a Catedral fica no coração de Milão e tem uma arquitetura única, que mescla o estilo da Lombardia com o gótico francês.
O exterior exibe seus característicos pináculos, além de 2.300 estátuas que adornam a fachada de mármore branco-rosa da Candoglia, extraído das margens do Lago Maggiore.
A fim de que a Catedral tivesse mármore suficiente para suprir suas quase cinco décadas de construção, Gian Visconti instituiu a Veneranda Fabbrica del Duomo, com centenas de artistas que teriam o uso do exclusivo mármore da Candoglia para realizar trabalhos para a Catedral.
Já no seu interior, são os vitrais que roubam todos os olhares! Ao todo, são mais de 50 janelas que contornam sua extensão e exibem cenas do Novo e do Velho Testamento. Além disso, a igreja é sustentada por imensas colunas de mármore e decorada com muitas estátuas de santos e mártires, como a impressionante escultura de São Bartolomeu, que segura sua pele como um manto. Apesar da diferença de cor entre o lado de fora e o lado de dentro da Catedral, toda sua obra foi feita utilizando a mesma cor de mármore, e esse grande contraste existe pela recente limpeza na sua fachada. Agora, imagine o impacto do Duomo em suas plenas cores do mármore recém-extraído!
Visita ao Duomo de Milão
O passeio à Catedral de Milão tem tantas atrações interessantes que recomendo tirar um tempo especialmente para ela! Além de conhecer seus espaços principais, suas obras, como a famosa Madonnina (estátua que fica no ponto mais alto da igreja), não deixe de visitar sua área subterrânea, que ainda guarda restos remanescentes das igrejas que ficavam ali antes da construção do Duomo, e os seus telhados (terrazza, em italiano), de onde se tem uma belíssima vista de Milão e da complexa estrutura gótica do lugar!
Ingressos para o Duomo de Milão
O Duomo de Milão oferece, pelo menos, 8 tipos diferentes de ingresso, portanto, vale saber quais são os principais para adquirir o ingresso correto para a sua visita. Eles custam a partir de € 8 euros até € 30, dependendo do que está incluso.
Eu recomendo bastante visitar o Duomo internamente e também os seus telhados (terrazza). Se você gosta de arte sacra, o Museu do Duomo, que fica logo ao lado da Catedral, também pode ser bem interessante. Ele tem uma coleção muito vasta de obras, sobretudo religiosas.
- Ingresso Duomo + Museu — É o ingresso mais barato e permite entrar no Duomo + museu do Duomo e Igreja de San Gottardo.
- Culture Pass — Permite entrar no Duomo + Área arqueológica + Museu do Duomo e Igreja de San Gottardo. A versão mais cara, Culture Pass Plus, tem duração de 3 dias permite entrar ainda na cripta.
- Ingresso para visitar apenas a terrazza (telhado) subindo de elevador ou de escadas (aconselho subir de elevador).
- O que sugiro para conhecer o conjunto arquitetônico é comprar o ingresso que dá direito a visitar o Duomo, o telhado com elevador e o Museu do Duomo — procure pelo ingresso Duomo Terrazze Museo - Ascensore!
Dicas para vistar o Duomo de Milão
- Os ingressos para o Duomo de Milão podem ser comprados através do site oficial do Duomo, e os horários podem variar dependendo da estação do ano.
- Note que o código de vestimenta para entrar na Catedral de Milão impede que as pessoas entrem com roupas curtas ou ombros expostos. Na bilheteria do local, é vendida uma espécie de roupa descartável que pode ser usada para entrar na Catedral.
- Recomendo que você compre o ingresso pela internet, porque assim evitará filas quando visitar o local. Geralmente não é necessário adquirir o ingresso com muita antecedência, mas no verão, quando a quantidade de visitantes é maior, é interessante comprar o ingresso dias antes da sua visita.
Como chegar ao Duomo de Milão
Localizada na Piazza del Duomo, a praça mais visitada de Milão, o trajeto para conhecer a Catedral de Milão pode ser feito facilmente de metrô, bonde ou mesmo a pé. As visitas podem ser guiadas ou realizadas por conta própria, todos os dias.
- O Duomo de Milão também está aberto gratuitamente aos fieis, todos os dias, e os horários podem ser conferidos em seu site.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Milão
- NYX Hotel Milan by Leonardo Hotels
- Grand Visconti Palace
- UNAHOTELS Galles Milano
- 43 Station Hotel
- Spice Hotel Milano
Catedral de Milão - Duomo de Milão
Piazza del DuomoCittà metropolitana di Milano
20122
https://www.duomomilano.it/