Checkpoint Charlie
“Você está deixando o setor americano”, dizia a placa em vários idiomas, situada ao lado da fronteira mais famosa entre a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental durante a Guerra Fria, período em que a capital alemã permaneceu setorizada. Conhecido como Checkpoint Charlie, o ponto de controle ou de inspeção tornou-se um dos símbolos da divisão da cidade até a queda do muro e, mais tarde, um dos mais importantes pontos turísticos de Berlim.
Oportunidade incrível! Seguro-viagem com 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
Entre 1961 e 1989, por exemplo, o posto militar passou a ser a entrada principal de diplomatas e outros visitantes que tinham permissão para cruzar a fronteira. No encontro das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, o ponto ligava o setor americano ao soviético. Foi ali, aliás, que ocorreu um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, em 1961: quando tanques americanos e soviéticos ficaram frente a frente, aumentando o risco de uma nova guerra.
Para mergulhar ainda mais na história de Berlim, visite também o Museu do Muro (Mauermuseum), localizado ao lado da barraca onde era feita a inspeção. O espaço conta em detalhes toda a história do muro e como as pessoas faziam para tentar escapar de um lado para o outro. Com acervo de fotos, recortes de jornais da época, vídeos e vários outros objetos interessantes, o museu abre todos os dias, das 9h às 22h. A entrada pode ser adquirida antecipadamente pelo site da atração.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim
- Schulz Hotel Berlin Wall at the East Side Gallery
- H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz
- Hotel Berlin, Berlin, a member of Radisson Individuals
- Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz
- MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof
Checkpoint Charlie
Friedrichstraße 43-45Mitte - Kreuzberg
Berlim
10117