Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Checkpoint Charlie

“Você está deixando o setor americano”, dizia a placa em vários idiomas, situada ao lado da fronteira mais famosa entre a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental durante a Guerra Fria, período em que a capital alemã permaneceu setorizada. Conhecido como Checkpoint Charlie, o ponto de controle ou de inspeção tornou-se um dos símbolos da divisão da cidade até a queda do muro e, mais tarde, um dos mais importantes pontos turísticos de Berlim.

Checkpoint Charlie

Entre 1961 e 1989, por exemplo, o posto militar passou a ser a entrada principal de diplomatas e outros visitantes que tinham permissão para cruzar a fronteira. No encontro das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, o ponto ligava o setor americano ao soviético. Foi ali, aliás, que ocorreu um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, em 1961: quando tanques americanos e soviéticos ficaram frente a frente, aumentando o risco de uma nova guerra.

Checkpoint Charlie
Para mergulhar ainda mais na história de Berlim, visite também o Museu do Muro (Mauermuseum), localizado ao lado da barraca onde era feita a inspeção. O espaço conta em detalhes toda a história do muro e como as pessoas faziam para tentar escapar de um lado para o outro. Com acervo de fotos, recortes de jornais da época, vídeos e vários outros objetos interessantes, o museu abre todos os dias, das 9h às 22h. A entrada pode ser adquirida antecipadamente pelo site da atração.

Checkpoint Charlie

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - últimos dias com até 70% OFF!

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar.

Aproveite nessa semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para compras realizadas até 22 de julho, em viagens planejadas até julho de 2025.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim

Checkpoint Charlie

Friedrichstraße 43-45
Mitte - Kreuzberg
Berlim
10117