Checkpoint Charlie
“Você está deixando o setor americano”, dizia a placa em vários idiomas, situada ao lado da fronteira mais famosa entre a Berlim Oriental e a Berlim Ocidental durante a Guerra Fria, período em que a capital alemã permaneceu setorizada. Conhecido como Checkpoint Charlie, o ponto de controle ou de inspeção tornou-se um dos símbolos da divisão da cidade até a queda do muro e, mais tarde, um dos mais importantes pontos turísticos de Berlim.
Entre 1961 e 1989, por exemplo, o posto militar passou a ser a entrada principal de diplomatas e outros visitantes que tinham permissão para cruzar a fronteira. No encontro das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, o ponto ligava o setor americano ao soviético. Foi ali, aliás, que ocorreu um dos momentos mais tensos da Guerra Fria, em 1961: quando tanques americanos e soviéticos ficaram frente a frente, aumentando o risco de uma nova guerra.
Para mergulhar ainda mais na história de Berlim, visite também o Museu do Muro (Mauermuseum), localizado ao lado da barraca onde era feita a inspeção. O espaço conta em detalhes toda a história do muro e como as pessoas faziam para tentar escapar de um lado para o outro. Com acervo de fotos, recortes de jornais da época, vídeos e vários outros objetos interessantes, o museu abre todos os dias, das 9h às 22h. A entrada pode ser adquirida antecipadamente pelo site da atração.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim
- Schulz Hotel Berlin Wall at the East Side Gallery
- H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz
- Hotel Berlin, Berlin, a member of Radisson Individuals
- Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz
- MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof
Checkpoint Charlie
Friedrichstraße 43-45Mitte - Kreuzberg
Berlim
10117