Transportes em Berlim
Em Berlim é possível conhecer praticamente tudo utilizando o transporte público. A capital alemã conta com uma rede de metrôs bem estruturada, trens de superfície, ônibus e bondes elétricos que levam a todos os cantos da cidade e fazem percursos durante boa parte do dia e da noite. Veja a seguir todas as informações sobre como se locomover em Berlim!
Transporte público em Berlim
Em Berlim, o visitante vai encontrar um excelente sistema de transporte público. Todos os dias da semana, nos mais diversos horários, trens regionais (S-Bahn), metrô (U-Bahn), ônibus e bondes elétricos fazem o transporte de passageiros pela cidade de forma eficiente, barata e segura. Os serviços são operados pela empresa BVG (Berliner Verkehrsbetriebe) e pela Deutsche Bahn (no caso do S-Bahn).
Zonas tarifárias
Berlim está dividida em três zonas tarifárias: A, B e C, sendo que os bilhetes podem ser comprados para zonas combinadas. Turistas geralmente fazem seus percursos dentro da Zona A, que corresponde ao Centro da cidade. Para aqueles que se hospedarem em bairros um pouco mais afastados ou pretendem conhecer atrações mais distantes, poderá ser necessário também utilizar o S-Bahn, modalidade de transporte que cobre toda a Zona B.
Fique atento ao local de sua hospedagem e aos pontos que deseja visitar antes de comprar os bilhetes.
Vamos aos valores:
- Bilhete único (Einzelfahrschein): 3,20 euros.
- Bilhete para trechos curtos (Kurzstrecke): 2,20 euros. Boa alternativa para se deslocar por até três estações do U-Bahn ou do S-Bahn e até seis estações de bonde ou ônibus.
- Bilhete 24 horas (válido por um dia após a ativação para viagens ilimitadas): 9,50 euros.
- Bilhete 24 horas para grupos (válido por um dia, para viagens ilimitadas para grupos de até 5 pessoas): 29 euros.
- Bilhete para 4 viagens: 10 euros.
- Bilhete semanal: 39 euros.
Viajantes que vão ficar mais tempo em Berlim podem considerar adquirir o Berlin Welcome Card, que dá acesso ilimitado a todos os tipos de transporte público, além de descontos em alguns dos principais pontos turísticos. O valor do passe parte de 25 euros para uso de 48 horas nas zonas AB. Saiba mais sobre o Berlin Welcome Card aqui.
Onde comprar bilhetes
As passagens podem ser adquiridas nas estações de trem e metrô ou pelo aplicativo FahrInfo. Nos terminais maiores há guichês onde é possível comprar com um atendente, mas na grande maioria o que se vê são máquinas de venda, também fáceis de serem usadas. No caso dos ônibus, é possível adquirir o bilhete com o motorista.
Não se esqueça de validar a passagem!
Não se esqueça de validar o bilhete na plataforma antes de entrar no meio de transporte escolhido. Em Berlim não há catracas, mas é comum encontrar agentes da BVG fazendo o controle nos metrôs e ônibus. Caso você não mostre o ticket válido, será convidado a se retirar do veículo e terá de pagar uma multa.
Horário de funcionamento
As linhas de transporte operam em diferentes períodos. O U-Bahn, por exemplo, que é o metrô subterrâneo, começa a circular às 4h e vai até meia-noite e meia. Durante a madrugada são disponibilizadas linhas de ônibus que atendem a praticamente toda a cidade, permitindo maior facilidade nos deslocamentos noturnos durante a semana. De sexta até domingo, o U-Bahn e o S-Bahn funcionam 24h.
Táxi e Uber em Berlim
Os táxis e os transportes por aplicativo, como o Uber, funcionam perfeitamente em Berlim, e nem sempre são a opção mais cara. Ao longo da nossa estada na capital alemã, fizemos alguns percursos noturnos utilizando esses serviços, que garantiram conforto, comodidade e segurança.
Deslocamentos a pé
É uma das maneiras mais agradáveis de explorar a parte turística da cidade, que, apesar de grande, é apropriada para passeios a pé (com sinalização adequada, calçadas etc). Sapatos e roupas confortáveis são essenciais para aqueles que pretendem optar por esse meio de locomoção. Se puder, não economize pernas! Há sempre cantinhos especiais, grafites diferentes, lojas interessantes e detalhes curiosos pelos caminhos.
Alguns dos melhores passeios pela cidade, aliás, são as caminhadas guiadas, que têm diferentes temáticas. Entre as mais interessantes estão o Free Tour por Berlim e o Free Tour do Muro de Berlim e da Guerra Fria.
Berlim de bicicleta
Bicicletas estão por toda parte na capital da Alemanha, uma maneira mais saudável e ecologicamente correta encontrada pelos berlinenses para fugir do trânsito da cidade. O meio de transporte também é muito usado por turistas que optam por passeios guiados, como o oferecido pela Berlin on Bike.
Precisa de carro em Berlim?
O carro, definitivamente, não é a melhor opção para se deslocar por Berlim. Além de o trânsito ser intenso, característico de qualquer cidade grande, o custo dos estacionamentos não costuma ser muito baixo.
No entanto, esse pode ser um meio útil para se deslocar de Berlim para outras cidades e regiões da Alemanha. Se for o seu caso, utilize nosso cupom exclusivo MDGUIA5 e garanta desconto na sua reserva pela Rentcars.