Berlim
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Quando ir a Berlim

A capital da Alemanha é um destino com estações bem definidas. A melhor época para ir para Berlim, portanto, vai depender de como você espera encontrar a cidade: branquinha de neve, com parques verdes, belas cores de outono ou ruas floridas? Você aguenta as baixas temperaturas ou é mais adepto do verão ameno? Gosta de atividades de Natal ou prefere fazer agradáveis passeios ao ar livre? 

Confira a seguir todas as informações para você decidir quando ir para Berlim!

Melhor época para ir para Berlim

Embora todas as estações tragam programações e belezas diferentes para a cidade, é durante o fim da primavera e ao longo do verão que a cidade fica mais cheia de turistas. Principalmente entre maio e junho, o clima é bastante agradável, os parques estão verdes e floridos, e a capital alemã ainda não estará tão cheia, garantindo acomodações mais em conta e atrações menos movimentadas. 

Mas, como mencionado, é um destino que pode ser visitado durante o ano todo. Então a seguir vamos falar um pouquinho sobre o clima em Berlim e como fica a cidade em cada estação.

Quando ir a Berlim
Clima em Berlim

Berlim tem temperaturas amenas no verão, com máximas dificilmente passando dos 25°C. Os invernos são gelados, com termômetros variando entre -2°C e 4°C e incidência de neve geralmente entre o final de novembro e o início de fevereiro. Na primavera e no outono, as maiores temperaturas oscilam entre 15°C e 20°C. Ou seja, ao menos um casaquinho é sempre bem-vindo em uma viagem a Berlim, independentemente do mês do ano.

Em relação à chuva, não há muito o que fazer: as precipitações podem ocorrer em qualquer época do ano. A boa notícia é que não costuma ter grandes acumulados em um único dia.

Verão em Berlim

Berlim se enche de cor e de vida no verão. É quando o destino está mais agitado, com festivais de música, eventos ao ar livre e muita gente curtindo as ruas, as piscinas públicas e os canais e lagos da cidade. Jovens se reúnem para curtir o final de tarde às margens ou mesmo na água, em botes infláveis e barquinhos improvisados. Tão Berlim!

No verão também os dias são mais longos. Em junho, por exemplo, amanhece antes das 5h e escurece depois das 21h. Em relação à temperatura, a estação mais quente do ano costuma ter clima agradável, com máximas próximas aos 25°C. No entanto, não estão descartadas ondas de calor, que podem elevar os registros para até 35°C.

Quando ir a Berlim

Berlim na primavera

A capital alemã fica belíssima na primavera: seus parques e ruas arborizadas estão verdinhos e há flores espalhadas por todos os cantos. É quando as baixas temperaturas do inverno finalmente dão trégua e os moradores, sedentos por atividades ao ar livre, começam a ocupar novamente as ruas, praças e calçadas de bares e restaurantes.

Para quem viaja, é época de encontrar uma cidade radiante e com belos cenários para fotos. Só não se esqueça de levar roupas adequadas; embora o clima já esteja esquentando, ainda há grande variação térmica e, não raro, será preciso de um casaquinho bem reforçado no início e no final dos dias. Junho é o mês mais chuvoso em Berlim, mas as precipitações costumam ser rápidas e não prejudicar a viagem. 

Por fim, na primavera Berlim ainda não está tão cheia quanto no verão, o que pode significar melhores preços nas hospedagens e atrações mais vazias. 

Quando ir a Berlim

Outono em Berlim

No outono a paisagem local muda, ficando mais bucólica, e os termômetros marcam temperaturas mais baixas, ideais para aqueles que curtem um friozinho — ameno, digamos. Nessa época do ano, os dias têm duração parecida com o que estamos acostumados no Brasil, com sol nascendo por volta das 7h e se pondo perto das 18h.

Além disso, visitar Berlim no outono pode ser a oportunidade de esticar a viagem até Munique, a terra da Oktoberfest, onde cervejarias e festejos estão a todo vapor entre o fim de setembro e o início de outubro.

Quando ir a Berlim

Berlim no inverno

No inverno os dias são mais curtos (com pôr do sol antes das 17h) e as temperaturas facilmente ficam abaixo de 0°C. O Rio Spree, o principal de Berlim, chega a congelar e há grandes chances de neve entre o fim de novembro e o início de fevereiro. Hora de se agasalhar bastante e aproveitar as pistas de patinação no gelo e também as atrações fechadas, como restaurantes, bares e casas noturnas, afinal, Berlim não para!

Quem viaja entre o fim de novembro e o Natal também tem a oportunidade de conhecer as belas feiras de Natal, repletas de barraquinhas com enfeites natalinos, brinquedos de madeira, velas, artigos decorativos e, claro, muita comidinha boa. Em alemão chamados de Weihnachtsmärkte, os mercados natalinos são algumas das atrações mais pitorescas de Berlim.

Quando ir a Berlim

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim