Berlim
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Compras em Berlim

Depois da queda do muro, o turismo em Berlim tomou um rumo diferente, e a cidade, uma das maiores da Europa, passou a ser uma das mais visitadas. Assim como Londres e Paris, duas reconhecidas capitais mundiais da moda, Berlim também passou a chamar a atenção pela grande variedade de lojas, shoppings, feiras e por oferecer boas oportunidades de compras aos visitantes.

Em geral, as lojas da capital abrem das 10h às 20h, de segunda a sábado. No entanto, estabelecimentos maiores podem funcionar até mais tarde aos sábados, enquanto os menores costumam fechar mais cedo (exceto nas semanas que antecedem o Natal). As promoções acontecem nos meses de janeiro e julho.

Confira a seguir as principais regiões para se fazer compras em Berlim:

Compras no Centro de Berlim — Mitte

Para comprar lembrancinhas de viagem, nada como caminhar pelas regiões próximas a alguns dos mais importantes pontos turísticos da cidade, como a Avenida Unter den Linden, a Potsdamerplatz e o entorno do Checkpoint Charlie. Nas redondezas da Alexanderplatz, também na região central de Berlim, está a Galeria Kaufhof, reconhecida loja de departamentos alemã, além da Saturn e da Primark, que têm como foco artigos eletrônicos e vestuário, respectivamente.

Compras em Berlim

Caminhar pelo Mitte, o Centro de Berlim, também é garantia de encontrar diversas lojinhas pelo caminho. Além de marcas tradicionais, como Adidas e Mango, você encontrará estabelecimentos menores, muitos de produção mais artesanal, com ótimas opções tanto de roupas como de artigos de design. Uma das áreas mais descoladas para compras na cidade fica nas imediações do Hackescher Markt, da Rosenthaler Platz e da Oranienburger Tor.

Avenida Kurfürstendamm

Quando o assunto é compras em Berlim, todos os caminhos levam à Avenida Kurfürstendamm. A grande estrela por lá é a loja de departamentos KaDeWe, que tem uma infinidade de produtos de diversas marcas. Bom local para comprar maquiagem, perfumes, roupas, calçados, artigos decorativos para casa e muito mais.

Na região da Ku'damm, como os berlinenses chamam a avenida, também estão lojas da Diesel, Swatch, United Colors of Benetton, Apple, além de marcas de luxo, como Gucci, Versace e Prada.

Compras em Berlim

Friedrichstrasse

Uma das principais ruas da parte que antes ficava na Berlim Oriental, a Friedrichstrasse se tornou um dos principais centros de compras da capital alemã. Ao longo de sua extensão estão muitas lojas de roupas, como Zara e Massimo Dutti, de calçados, como Birkenstock e Geox, além de estabelecimentos que vendem jóias, maquiagem, perfumes, artigos para casa, entre outros. Por ali também estão algumas lojas de grife e uma filial da Galeries Lafayette.

Potsdamerplatz

Na moderna região da Potsdamerplatz, vale a pena visitar o LP12 Mall of Berlin, que tem quatro andares e mais de 250 lojas. É o maior shopping de Berlim.

Tax Free em Berlim

O Tax Free é um benefício que você pode aproveitar ao fazer compras durante suas viagens internacionais. Ele é oferecido em estabelecimentos de toda a União Europeia e consiste basicamente no reembolso de parte do valor pago em um determinado produto — mais especificamente, o referente ao IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado).

Este imposto é devolvido apenas quando as compras são feitas em estabelecimentos que fazem parte do sistema Tax Free (geralmente sinalizados com adesivos nas vitrines e caixas). Também vale lembrar que a devolução do IVA somente ocorre na compra de produtos. Ou seja, não há devolução em pagamentos de serviços, como alimentação e hospedagem. 

Na Alemanha, o reembolso do IVA pode ser solicitado em compras acima de 50 euros. A taxa de imposto cobrada é de 19%, sendo que até 13% podem ser recuperados pelo consumidor. 

Como solicitar o Tax Free em Berlim

Se a loja tiver Tax Free, você terá de preencher um formulário, e para isso, é preciso estar com o passaporte em mãos. O imposto não será devolvido imediatamente na loja, mas por depósito no cartão de crédito ou então no aeroporto. Nesta última opção, você deverá reunir todos os comprovantes e formulários de compras e apresentar na alfândega do aeroporto no momento em que deixar a Europa. Leia mais sobre o Tax Free na Europa.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim