Berlim
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Passeios em Berlim

Reunimos neste post os passeios em Berlim mais interessantes para a sua viagem. Existem opções para se conhecer os pontos turísticos da cidade caminhando ou pedalando, além de atividades que levam a bunkers subterrâneos ou permitem ter outras perspectivas da cidade, como o passeio de barco. Veja também possíveis bate e voltas que podem ser feitos partindo da capital alemã.

Free walking tour em Berlim

Berlim é daquelas cidades cheias de história, detalhes e curiosidades. É um desperdício ir até a capital alemã sem fazer ao menos um passeio guiado pelas principais ruas e pontos turísticos da cidade. A nossa recomendação é que esse seja um dos primeiros passeios a serem feitos na sua viagem! Há caminhadas guiadas com diversas temáticas. Para começar, sugerimos o Free Tour por Berlim, que começa no Portão de Brandemburgo e faz um percurso pela região central abordando fatos da Segunda Guerra Mundial, da Guerra Fria e do Muro de Berlim. 

Passeios em Berlim

Visita guiada no Parlamento Alemão

Uma visita ao prédio do Parlamento Alemão, com sua cúpula de vidro e terraço com vista para a cidade, é um dos programas mais clássicos em Berlim. Nossa sugestão, no entanto, é que você agende um passeio guiado pelas dependências do edifício, com direito a entrar no plenário e conhecer com mais detalhes a história e os bastidores do parlamento. 

Vale lembrar que todas as visitas ao Reichstag devem ser agendadas previamente. São três as opções disponíveis no site: palestra sobre o funcionamento do Parlamento com vista para o plenário; visita guiada por todos o prédio do Parlamento; ou então somente a entrada para a cúpula de vidro. Nossa sugestão é fazer a segunda opção, que no site inglês está como "Guided tours followed by a visit to the dome". O tour pode ser feito em inglês, espanhol, italiano e outros idiomas (infelizmente, não em português).

Passeio guiado sobre o Muro de Berlim

Caminhar por conta própria pela cidade e visitar diversos pontos turísticos e museus que remetem à época do Muro de Berlim é super possível. No entanto, não é assim tão fácil assimilar tanta informação, juntar as pecinhas do quebra-cabeça e formar uma ideia real de como foram os 28 anos em que Berlim esteve dividida. E é justamente essa a experiência que o Free Tour do Muro e da Guerra Fria proporciona; na nossa opinião, o passeio em Berlim mais imperdível de todos. 

O passeio começa no Tränenpalast (Palácio das Lágrimas), edifício construído em 1962 próximo à estação de trem Friedrichstraße, que serviu como terminal de partida para pessoas que deixavam a RDA (República Democrática Alemã, lado soviético) com destino a Berlim Ocidental. Muitas pessoas foram forçadas a dizer adeus a amigos e parentes neste lugar, onde também os alemães do lado oriental foram dolorosamente, e repetidas vezes, lembrados de que a fronteira estava fechada para eles. 

Passeios em Berlim
O tour segue pela estação fantasma de Nordbahnhof, o limite das "duas Berlins", e vai até o Memorial do Muro de Berlim, onde é contada toda a cronologia da construção do paredão de concreto, bem como histórias de "fugitivos" que arriscaram (e, em muitos casos, perderam) suas vidas na tentativa de reencontrar seus entes queridos. 

O tour guiado pode ser reservado aqui.

Passeios de barco pelo Rio Spree

Para conhecer a cidade a partir da perspectiva de seu rio e canais, a boa pedida é fazer um passeio de barco com opção de audioguia em português. Há diferentes tours, com distintos tempos de duração, horários e serviços oferecidos. Veja os principais:

Passeios em Berlim

Tour de bicicleta por Berlim

Para fazer um pouquinho de exercício físico enquanto passeia por Berlim, a sugestão é reservar o passeio guiado de bicicleta, que inclui não somente a bike, mas um guia em inglês. São três diferentes itinerários: Centro de Berlim, Berlim da Guerra Fria e Berlim Alternativa. Todos eles têm duração aproximada de 3 horas e meia. Veja aqui

Passeios em Berlim
Campo de Concentração de Sachsenhausen

Para conhecer mais de perto o terrível passado recente do país — e, principalmente, o de populações inteiras que foram perseguidas, como a judaica — é imprescindível visitar um campo de concentração. A cerca de 30 quilômetros do Centro de Berlim está o Campo de Concentração de Sachsenhausen, por onde passaram mais de 200 mil pessoas entre 1935 e 1945. Inicialmente, foram levados para o local prisioneiros políticos adversários ao regime nazista. Mais tarde, as vítimas foram pessoas que nazistas consideravam inferiores tanto racial quanto biologicamente. Está longe de ser um passeio agradável; é, contudo, necessário.

Saschsenhausen pode ser visitado por conta própria. Mas ir até o local na companhia de um guia (em inglês) faz toda a diferença, pois são muitas as histórias e detalhes desse período histórico. Veja aqui.

Passeios em Berlim

Bate e volta guiado a Potsdam

A apenas 20 quilômetros de Berlim está uma das cidades mais bonitas da Alemanha, que reúne história, arte e natureza. Potsdam serviu de residência da Família Real Prussiana e, por isso, até hoje conserva um bom número de palácios e jardins que lhe conferiram o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

O passeio guiado para Potsdam inclui uma visita ao Palácio Sanssouci, considerado por muitos o “Versalhes Alemão”, e segue por pontos turísticos da cidade como a Igreja da Paz, o Portão de Brandemburgo de Potsdam, a Igreja de São Pedro e São Paulo, o Cemitério Memorial Soviético e o Mercado Antigo. Todo o percurso tem duração de seis horas e pode ser reservado aqui.

Uma boa oportunidade para quem pretende economizar tempo é visitar o Campo de Concentração de Saschsenhausen e Potsdam no mesmo passeio. A excursão é feita em ônibus, com guia em espanhol e realizada em cerca de sete horas. Veja aqui.

Passeios em Berlim

Visita aos bunkers de Berlim

Vestígios do passado de Berlim podem ser visitados no seu subsolo: são os bunkers, abrigos de proteção construídos durante a Segunda Guerra Mundial para proteger os alemães dos bombardeios inimigos. Desde 1999, a empresa sem fins lucrativos Berliner Unterwelten oferece passeios por esses espaços desativados, que contam com diferentes temáticas e podem ser feitos em inglês, espanhol e outros idiomas (infelizmente, não em português).

Nós fizemos o tour chamado "Mundo das Trevas" e pudemos conhecer um dos poucos bunkers da Segunda Guerra Mundial que se manteve intacto após os bombardeios que destruíram cerca de 80% de Berlim. Leia mais sobre os passeios no site da Berliner Unterwelten

Passeios em Berlim

Ilha dos Museus

A chamada Ilha dos Museus, no Centro de Berlim, rende um passeio de um dia inteiro por pelo menos cinco atrações: Museu Pergamon, Museu Antigo, Antiga Galeria Nacional, Museu Novo e Museu Bode (saiba mais sobre os museus de Berlim). É claro que você pode ler os posts que escrevemos sobre cada uma dessas atrações e escolher aquelas que deseja visitar, mas se a ideia for não perder nada, vale comprar o ingresso combinado que dá direito a todas as atividades da Ilha dos Museus em um único dia. O valor vale muito a pena! Veja aqui.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim