Portão de Brandemburgo
Principal cartão-postal de Berlim, o Portão de Brandemburgo já serviu como porta de entrada de uma cidade murada, foi símbolo da paz e das conquistas prussianas, passou durante toda a Guerra Fria inacessível e deteriorado e, do início dos anos 1990 para cá, tornou-se o emblema máximo da reunificação alemã.
O monumento está localizado no Centro de Berlim, junto à Pariser Platz, uma praça rodeada por embaixadas, como as da França e dos Estados Unidos, já no finalzinho da famosa Avenida Unter den Linden. É um dos pontos turísticos mais fotografados da cidade e rende boas lembranças de viagem em qualquer momento do dia, inclusive à noite, quando as luzes acesas dão um charme ainda mais especial.
Construído entre 1789 e 1791, o portão tem 26 metros de altura e abriga no seu topo uma quadriga de cobre representando a deusa grega Irene, que simboliza a paz. A estátua é uma cópia feita em 1969, já que a original foi completamente destruída durante os bombardeios da Segunda Guerra.
Um dos fatos mais curiosos é que este lugar, que é a cara da Alemanha, ficou por aproximadamente 30 anos isolado, sem poder ser visitado. Isso ocorreu porque, durante a época da divisão da Alemanha e a construção do Muro de Berlim, o Portão de Brandemburgo acabou ficando em uma "zona de morte", à qual somente soldados da antiga República Democrática Alemã (lado oriental) tinham acesso.
Pertinho do portão, ainda na Pariser Plarz, está o Hotel Adlon, hospedagem cinco estrelas famosa por ter hospedado estrelas como Charlie Chaplin e Greta Garbo, além de presidentes de diversos países. Foi também em uma das janelas deste hotel que o cantor Michael Jackson apareceu segurando um de seus filhos, ainda bebê, de maneira desajeitada — fato que chamou atenção da imprensa pelo risco de queda.
O Portão de Brandemburgo está a uma curta caminhada de pontos turísticos como o Parque Tiergarten, o Reichstag (Prédio do Parlamento) e o Monumento do Holocausto (Memorial dos Judeus Mortos da Europa). A estação de metrô mais próxima do portão é a Brandeburger Tor, por onde passa a linha U5.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim
- Schulz Hotel Berlin Wall at the East Side Gallery
- H2 Hotel Berlin-Alexanderplatz
- Hotel Berlin, Berlin, a member of Radisson Individuals
- Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz
- MEININGER Hotel Berlin Hauptbahnhof
Portão de Brandemburgo
Pariser platzMitte
Berlim
10117