Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Monumento do Holocausto

O Memorial dos Judeus Mortos da Europa, mais comumente chamado de Monumento do Holocausto, é formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos, dispostos em uma grande área ao ar livre em homenagem aos seis milhões de judeus assasinados pelo regime nazista na Alemanha.

Como viajar para Berlim também é fazer um mergulho em um passado sombrio, é mais do que recomendado que o visitante passeie pelo monumento e tenha a sensação de estar em um labirinto.

Aliás, esta é a mensagem que o projeto quer passar: "uma atmosfera confusa e intranquila, e toda a escultura visa representar um sistema supostamente ordenado que perdeu o contato com a razão humana', como escreveu o arquiteto americano Peter Eisenman no texto em que defendia o seu projeto.

Monumento do Holocausto

A ideia de dedicar um espaço da cidade às vítimas do nazismo foi aprovada somente em 1999. A obra foi concluída em 2004 e inaugurada em maio de 2005, durante as celebrações dos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Toda essa parte superior, que ocupa uma área de 19 mil metros quadrados, pode ser visitada gratuitamente em qualquer horário do dia, já que não é cercada. É daqueles espaços que levam à reflexão e nos quais cada visitante tem uma experiência e sai com uma sensação diferente. 

Monumento do Holocausto

Faz parte do Memorial dos Judeus Mortos da Europa uma sala subterrânea, chamada de Local da Informação (Ort der Information, em alemão), que abriga uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus durante o nazismo. O local abre de terça a domingo, das 10h às 18h.

Para saber mais sobre a história da comunidade judaica em Berlim, que sofreu altos e baixos desde a antiga Prússia, chegando ao momento mais sombrio de sua história durante o regime nazista, a boa dica é fazer um tour guiado pelo Bairro Judeu. O passeio dura cerca de quatro horas e revela, além de diversas passagens históricas, belíssimos pátios onde hoje se concentram galerias de arte. Leia mais sobre o passeio aqui.

O memorial está localizado no bairro Mitte, ao lado do Parque Tiergarten e não muito distante do Portão de Brandemburgo. São duas as estações de metrô e trens mais próximas: Brandenbuger Tor (U5) e a Potsdamer Platz (U2).

Monumento do Holocausto

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim

Monumento do Holocausto

Cora-Berliner-Straße 1
Mitte
Berlim
10117