O que fazer em Berlim
Berlim é uma cidade cosmopolita, multicultural e alternativa. Há galerias de artes, baladas que duram noites e dias, restaurantes com sabores de todos os cantos do mundo e um clima jovem e despretensioso. Mas também não faltam atrativos históricos, que revelam seu passado imperial e, mais recentemente, o terror do regime nazista e os reflexos de uma cidade divida por um paredão de concreto de 155 quilômetros, o Muro de Berlim.
Recomendamos uma estada de pelo menos quatro dias inteiros para que seja possível compreender algumas dessas várias facetas em que a capital alemã se revela. E para ajudá-lo a montar um roteiro de acordo com os seus interesses, listamos a seguir nossas dicas de o que fazer em Berlim, bem como passeios próximos e dicas de como economizar e aproveitar melhor a cidade.
Reservar com antecedência um hotel bem localizado
Não importa o destino: buscando a hospedagem com antecedência, são maiores as chances de você encontrar uma acomodação bem localizada e com bom preço. Em Berlim, o ideal é se hospedar próximo a uma estação de trem ou metrô que conecte às principais regiões turísticas da cidade. Costumam ser boas opções os bairros Mitte, Kreuzberg, Prenzlauerberg, Friedrichshain e Tiergarten. Para ajudá-lo na escolha, preparamos um post especial cheio de dicas de onde ficar em Berlim, com sugestões de hotéis.
Confira também nossa lista com algumas ótimas opções de hotéis em Berlim:
Fazer um passeio guiado pelos principais pontos turísticos
Berlim é um cidade cheia de história e monumentos, memoriais e ruínas que relembram suas diferentes fases, desde a época do Império Alemão, passando pelas Primeira e Segunda Guerras Mundiais até o longo período da Guerra Fria. Uma das nossas principais dicas, portanto, é fazer um dos tantos passeios guiados oferecidos na cidade.
Um dos mais básicos deles, bom para o início da viagem, é o Free Tour por Berlim, que traz um bom panorama histórico do destino em uma caminhada de cerca de três horas. Entre os pontos de interesse pelos quais os passeios costumam passar estão o Portão de Brandemburgo, o Monumento do Holocausto e o Checkpoint Charlie.
Descobrir a cidade dividida pelo Muro de Berlim
Berlim tem uma história bastante particular, com grandes e recentes episódios de dimensão internacional. O Muro de Berlim, por exemplo, que dividiu a cidade por 28 anos, é uma das maiores representações da Guerra Fria, que polarizou o mundo entre os Estados Unidos e a União Soviética e seus respectivos aliados.
Com 155 quilômetros de extensão, o muro cercava completamente a antiga República Democrática Alemã (DDR), de domínio soviético. A estrutura foi erguida para impedir que moradores da então chamada Berlim Oriental acessassem (ou melhor, fugissem para) a parte capitalista da cidade. Erguido em 1961, o Muro de Berlim começou a ser derrubado somente em 1989.
Hoje são muitos os elementos espalhados pela cidade que trazem à tona a memória deste período. Além de museus, há memoriais e inclusive trechos conservados do muro, onde é possível observar como funcionava toda a sua estrutura e a famosa Faixa da Morte — um espaço entre os dois muros (sim, eram dois paredões), onde ficavam torres de vigilância e guardas a todo momento.
Alguns dos pontos da cidade, onde se pode compreender melhor essa fase de Berlim, são o Checkpoint Charlie, o Trännenpalast, a estação de metrô Nordbahnhof e o Memorial do Muro de Berlim. Para um passeio mais completo, cheio de detalhes e fatos históricos relevantes, faça o Free Tour do Muro de Berlim. Nós super recomendamos! Não deixe também de visitar o Museu da DDR (ingressos aqui), onde é possível compreender como viviam os alemães do lado oriental da cidade.
Admirar a maior galeria a céu aberto do mundo
Um remanescente trecho de 1,3 quilômetro do Muro de Berlim, às margens do Rio Spree, virou a maior galeria a céu aberto do mundo, a East Side Gallery. O extenso paredão que outrora dividiu a cidade em duas hoje está repleto de pinturas e grafites de artistas de todo mundo. As temáticas são variadas, com desenhos que contam tanto a história alemã e o período em que a capital esteve dividida, quanto outros que trazem mensagens de esperança e liberdade.
Fazer um passeio guiado no Parlamento Alemão
Um dos principais pontos turísticos de Berlim é a cúpula de vidro do prédio do Parlamento Alemão, o Reichstag. A partir de sua passarela, que leva até um mirante no topo, é possível ter uma vista privilegiada da cidade em 360 graus. É possível visitar só essa parte do prédio, mas nossa recomendação é que você aproveite para também fazer um passeio guiado pelo interior do edifício, acessando o plenário e conhecendo mais sobre o sistema político alemão e o projeto arquitetônico do Reichstag. Não importa o tipo da visita escolhida no Parlamento Alemão, é preciso fazer agendamento com antecedência aqui.
Visitar as atrações da Ilha dos Museus
O maior complexo de museus de Berlim está reunido na chamada Ilha dos Museus, nas margens do Rio Spree, região central da cidade. No Museu Pergamon é possível conhecer relíquias arquitetônicas remontadas em tamanho original, como o Altar de Pergamon. No Museu Antigo de Berlim estão objetos da Antiguidade Clássica em ouro, prata e bronze; o Museu Novo tem um amplo acervo de preciosidades egípcias; e a Antiga Galeria Nacional reúne importantes coleções de arte do século XIX, entre elas obras de artistas como Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne, Rodin, Edouard Manet.
Se o plano for visitar todos os museus da Ilha dos Museus, a boa pedida é adquirir o ingresso combinado de um dia, que dá acesso às cinco atrações. Confira aqui.
Conhecer a história judaica em Berlim
A história do povo judeu está intimamente ligada à da Alemanha. Prova disso é o Museu Judaico de Berlim, onde estão reunidas fotografias, exposições, vídeos e áudios que recontam a trajetória do povo no país, passando, inclusive, pelo seu momento mais sombrio sob o nazismo. Para além de toda a documentação, a visita ao museu vale a pena pela arquitetura do edifício, em formato zigue-zague, divido em três eixos que representam as experiências dos judeus na Alemanha: continuidade, Holocausto e exílio.
Não distante, o passeio pode continuar pelo Monumento do Holocausto, formado por 2.711 blocos de concreto de diferentes tamanhos dispostos em uma grande área ao ar livre, uma homenagem aos seis milhões de judeus assassinados pelo regime nazista na Alemanha.
O passeio fica ainda mais completo com uma visita ao Topografia do Terror, que documenta todo o aparato e as organizações que mantiveram os anos de terror na história da Alemanha, bem como os líderes que estiveram por trás delas.
Outra possibilidade é fazer o Passeio Guiado pelo Bairro Judeu, que fica dentro do bairro Mitte e hoje está repleto de pátios internos, com cafés e galerias de arte. O tour também prevê a visita ao Museu Judaico de Berlim, com ingresso pago à parte.
Visitar as galerias de arte
No Centro de Berlim, próximo à Praça Potsdamer Platz, está o destino certo para quem gosta de admirar as artes plásticas. Na Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie), está em destaque a arte moderna, com obras de Edvard Munch, Pablo Picasso, Francis Bacon, Gerhard Richter e Andy Warhol. Não distante, na Gemäldegalerie, foram reunidas coleções de famosos pintores europeus do período entre os séculos XIII e XVIII. Já na Berlinische Galerie, o foco são obras do início da Arte Contemporânea. Saiba mais sobre as galerias e museus de Berlim.
Passar um domingo no Mauerpark
Os domingos de tempo bom em Berlim convidam a um passeio no Mauerpark. É lá que berlinenses e turistas se reúnem para curtir a vida ao ar livre, com churrasquinhos e banho de sol no extenso gramado. Em uma pequena arena, também aberta, acontece religiosamente o já famoso karaokê, em que qualquer um pode apresentar suas habilidades musicais. A feirinha de antiguidades e artesanato também é atrativo do parque aos domingos.
Passear de barco pelo Rio Spree
Passear pela região central e ter outra perspectiva da cidade é o que oferecem os cruzeiros pelo Rio Spree. A atividade acontece nos meses mais quentes do ano em diversos horários. É possível fazer o passeio durante o dia e também à noite, quando a capital alemã fica iluminada. Há ainda opções com jantar incluso.
Provar a famosa Currywurst
Engana-se quem vai a Berlim esperando encontrar gastronomia alemã por todos os cantos. A cidade é tão cosmopolita que o visitante encontrará comidas de diversas nacionalidades, sobretudo do Oriente Médio e do continente asiático. Há, no entanto, uma especialidade tipicamente berlinense, a mais tradicional comida de rua de Berlim (junto com o kebab, herança dos imigrantes turcos): o Currywurst, que é uma salsicha grelhada coberta por um molho de ketchup e curry acompanhada de batatas fritas. Uma vez em Berlim, prove! Confira também nossas sugestões de o que e onde comer em Berlim.
Admirar Berlim vista de cima
Alguns pontos turísticos oferecem vistas panorâmicas de Berlim. A mais famosa delas certamente é a Torre de TV, na Alexanderplatz, que tem uma plataforma e um restaurante giratório (ingressos aqui). Não distante, o palácio Humboldt Forum também tem um amplo terraço — com vista para a Ilha dos Museus, logo à frente, com bons ângulos da Antiga Galeria Nacional e da Catedral de Berlim. O espaço também conta com um café, que pode ser uma ótima pedida para descansar sem perder o foco na cidade.
Uma visita ao prédio do Parlamento Alemão, o Reichstag, também rende a oportunidade de admirar a cidade do alto. Por lá, pode-se não apenas para passear pelo terraço, como ainda subir a passarela da cúpula de vidro com um audioguia, que vai chamando a atenção do visitante para todos os pontos de interesse que aparecem na paisagem. Ainda na região central, a Coluna da Vitória oferece uma vista espetacular sobre o Parque Tiergarten.
Caminhar por Mitte e Kreuzberg
Berlim tem um charme próprio. E é somente caminhando pelas suas ruas, sem pressa, que se revelam pequenos cafés, pátios internos, lojas de arte e design, grafites e expressões artísticas que dão à cidade ora um charme especial, ora um aspecto underground, que também tem o seu valor.
Um dos melhores bairros para se fazer caminhadas agradáveis é o Mitte, a região central, repleta de lojas, restaurantes e com um clima bastante jovem e descontraído. Para um passeio mais alternativo, escolha Kreuzberg, bairro multicultural que acolhe estudantes, artistas e também uma grande comunidade turca.
Fazer um bate e volta para Potsdam e o Campo de Sachsenhausen
Visitantes com estada mais longa em Berlim podem ainda incluir na programação passeios de bate e volta para atrações e destinos próximos. O Campo de Concentração de Sachsenhausen revela todo o horror sofrido por presos políticos, judeus e demais grupos torturados e mortos pelo regime nazista. Não se trata de um passeio agradável, mas essencial para entender essa fase cruel da história alemã. Já em Potsdam, encontram-se palácios e belos jardins da época em que a cidade serviu de residência da Família Real Prussiana.
É possível visitar o Campo de Concentração de Saschsenhausen e Potsdam no mesmo passeio. Com duração de 7 horas, essa é uma das excursões mais procuradas partindo de Berlim. Confira aqui.
Fazer compras
Os viajantes que gostam de comprinhas encontram boas opções em Berlim. Para além dos brechós, espalhados por diversos bairros da cidade, há importantes centros comerciais na Potsdamer Platz, na Alexanderplatz e também na Avenida Kufürstendamm. Leia mais sobre onde fazer compras em Berlim.
Curtir a noite em Berlim
A vida noturna em Berlim é conhecida internacionalmente como uma das melhores do mundo. Em destaque está a cena eletrônica, com baladas que se estendem por dias, realizadas em fábricas abandonadas, usinas desativadas e outros lugares improváveis, que dão todo um clima underground à noite. Mas há ainda diversos bares com diferentes tipos de cervejas, terraços onde a boa pedida é apreciar a vista com um bom drink, e, claro, uma vasta programação cultural que inclui shows e apresentações artísticas de todos os tipos. Saiba mais sobre a vida noturna em Berlim.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Berlim
- Visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen
- Free tour por Berlim
- Tour completo por Berlim
- Excursão a Potsdam e Sachsenhausen
- Tour privado por Berlim com guia em português
- Ônibus turístico de Berlim, Big Bus
- Tour por Berlim de bicicleta
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.