Museus de Berlim
Berlim é um paraíso para quem gosta de visitar museus e galerias. A capital alemã reúne dezenas e dezenas de espaços dedicados à história, à arte e às ciências. E o melhor: boa parte dessas atrações estão próximas umas das outra. Além disso, podem ser adquiridos bilhetes que dão desconto para quem deseja acessar várias delas.
Neste post falaremos de alguns dos principais museus de Berlim e dos ingressos combinados, que podem ser uma boa opção para economizar na sua viagem.
Vários museus de Berlim têm entrada grátis no primeiro domingo do mês. Fique de olho!
Ilha dos Museus
No Centro de Berlim, às margens do Rio Spree, está a famosa Ilha dos Museus (Museumsinsel), que reúne nada menos do que cinco importantes atrações: o Museu Pergamon, o Museu Antigo (Altes Museum), a Antiga Galeria Nacional (Alte Nationalgalerie), o Museu Novo (Neues Museum) e o Museu Bode.
O Museu Pergamon é o mais visitado deles e o único que precisa de agendamento para ser visitado. Entre seus destaques estão o Altar de Pergamon, o Portão do Mercado de Mileto e a Porta de Ishtar, relíquias arquitetônicas que foram remontadas em tamanho original. No Museu Antigo estão antiguidades clássicas, objetos em bronze, além de esculturas em pedra e joias em ouro e prata encontradas em escavações na Grécia.
Na Antiga Galeria Nacional, o visitante pode ver de perto importantes coleções de arte do século XIX, entre elas obras de artistas como Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne, Rodin, Edouard Manet. No Museu Novo, o grande destaque vai para as relíquias egípcias; no Museu Bode, amplas coleções de esculturas, sarcófagos, moedas e medalhas.
Patrimônio da Unesco desde 1999, a Ilha dos Museus também abriga a Catedral de Berlim e o extenso gramado à sua frente, o Lustgarten. Se a ideia for conhecer o maior número de atrações da região, reserve um dia inteiro!
A dica para aqueles que não querem enfrentar multidões é evitar o local aos domingos. Para economizar, leia no final do post sobre o Berlin Museum Island — Day Ticket.
Museu Judaico de Berlim
Um dos mais belos e imponentes prédios em termos de arquitetura, o Museu Judaico de Berlim garante aos visitantes uma viagem pela história do judaísmo e sua influência na Alemanha, desde os primórdios até os dias atuais. Veja aqui o passeio guiado pelo bairro judeu com entrada no Museu Judaico de Berlim.
Museu Histórico Alemão
No edifício mais antigo da Avenida Unter den Linden, no Centro de Berlim, está o Museu Histórico Alemão, que reúne um acervo de mais de 8 mil objetos que remontam a alguns do fatos mais importantes da história da Alemanha.
Museu da DDR
O Museu da DDR mostra como viviam os moradores da Deutsche Demokratische Republik (DDR), que era nome oficial da Alemanha Oriental. Por lá, o visitante encontra objetos da época, passeia por temáticas como família, moda e férias, e também tem a oportunidade de entrar na réplica do que seria a casa de uma família residente na parte soviética da Berlim dividida. O ingresso pode ser adquirido aqui.
Mais museus e galerias
Os interessados em artes plásticas encontram diversos espaços em Berlim. Na Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie) está em destaque a arte moderna, do século XX, com obras de Edvard Munch, Pablo Picasso, Francis Bacon, Gerhard Richter e Andy Warhol.
Na Gemäldegalerie ganham vez coleções de famosos pintores europeus do período entre os séculos XIII e XVIII. O Berlinische Galerie traz obras do início da Arte Contemporânea, e o Hamburger Bahnhof apresenta expressões artísticas da década de 50 até os dias atuais. Já o Museu Berggruen (fechado até 2025) abriga clássicos da Arte Moderna, com obras de Pablo Picasso, Paul Klee e Alberto Giacometti.
Passaportes para economizar nos museus em Berlim
Berlin Welcome Card
O Berlin Welcome Card é o passaporte mais comprado pelos turistas que visitam a capital alemã. O cartão garante descontos de 25% a 50% em mais de 180 atrações da cidade, incluindo ou não transporte público. Há ainda opções que dão acesso gratuito a todas as atrações da Ilha dos Museus, bem como outros museus e atividades. Os valores partem de 10 euros (para descontos no período de 72 horas, sem transporte incluso). Veja aqui as opções de passaporte com metrô e trem já incluídos, o que consideramos uma grande vantagem.
Museum Pass Berlin
Dedicado a quem pretende visitar o maior número de museus em uma viagem para a capital alemã, o Museu Pass Berlin oferece entrada para mais de 30 atrações, incluindo a Ilha dos Museus. O passaporte é válido por 3 dias, custa 32 euros (16 euros no valor reduzido) e também garante ingresso no Museu Histórico Alemão, no Museu Judaico de Berlim, na Gemäldegaleria, na Berlinische Galerie e na Nova Galeria Nacional (Neue Nationalgalerie), entre outros. Veja aqui.
Ilhas dos Museus — Ingresso para 1 dia
Quem pretende tirar um dia inteiro para conhecer os cinco museus da Ilha dos Museus pode contar com um ingresso especial. O Berlin Museum Island: Day Ticket custa 19 euros — a entrada de cada um dos museus, separadamente, custa 10 euros. Ou seja: se for visitar pelo menos dois deles, já vale a pena adquirir o ingresso combinado! Veja aqui.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Berlim
- Visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen
- Seguro viagem Civitatis
- Ingresso da Torre TV sem filas
- Excursão a Potsdam e Sachsenhausen
- Tour completo por Berlim
- Free tour por Berlim
- Tour privado por Berlim com guia em português