Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Museu da DDR

Ao longo dos 28 anos em que permaneceram separadas, no período após a Segunda Guerra Mundial, estilos de vida completamente diferentes se desenvolveram na Alemanha Ocidental e na Alemanha Oriental. Enquanto a primeira estava em pleno crescimento econômico, com sistema político democrático e fartura de produtos, a parte oriental era fechada, e sua população enfrentava escassez até mesmo de itens básicos e tinha a vida em geral fortemente influenciada pelo Partido Comunista.

É justamente para mostrar como viviam os alemães da então Berlim Oriental que surgiu em 2016 o Museu da DDR (que vem de Deutsche Demokratische Republik, nome oficial da Alemanha Oriental em alemão). O espaço fica na margem do Rio Spree, bem pertinho da Catedral de Berlim e da Ilha dos Museus.

Museu da DDR

Durante a visita, é possível conhecer diversas facetas da vida cotidiana na Alemanha Oriental, que abrangem várias temáticas, como moradia, férias, família, moda e produtos e marcas locais. Um exemplo é o famoso Trabant, também chamado de Trabi, o único carro que circulava na DDR. Mas não pense que era fácil adquiri-lo. Era necessário fazer o pedido ao governo e, em muitos casos, esperar mais de 10 anos para recebê-lo.

Museu da DDR

Um dos espaços mais legais do museu (que não é assim tão grande) é a réplica de como eram as casas no lado soviético. Você pode acessar o quarto das crianças, assistir canais de TV da época na sala de estar e passear pela cozinha. E o mais legal: é possível interagir com os objetos e cenários. Dá para abrir as gavetas, tocar nas roupas, sentar-se no sofá e assistir televisão...

O Museu da DDR abre diariamente das 9h às 21h. Os ingressos custam 13,50 euros ou 8 euros o valor reduzido. Crianças de até seis anos não pagam. Os ingressos podem ser comprados aqui.

Museu da DDR

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos 

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Berlim

Museu da DDR

Karl-Liebknecht-Str. 1
Mitte
Berlim
10178
https://www.ddr-museum.de/en