Catedral de Berlim (Berliner Dom)
Encontra-se no centro de Berlim essa bela catedral, construída durante o reinado do kaiser Wilhelm II. Planejada pelo arquiteto Julius Raschdorff, inspirado na alta renascença italiana, a catedral guarda riquezas de valor inestimável, além de sua imponente cúpula - danificada junto ao restante do prédio durante a Segunda Guerra -, que pode ser vista de vários pontos da cidade.
Três igrejas integram o suntuoso prédio, situado na Ilha dos Museus, no centro de Berlim: a igreja principal (Predigtkirche), a capela dos batizados e casamentos, e o chamado memorial - onde está a cripta da tradicional família Hohenzollern, um belo cemitério com caixões ornamentados datados dos séculos XII a XVII. Com certeza, um dos pontos altos da visita ao templo religioso.
Não deixe de conferir de perto, abaixo da galeria do órgão, os túmulos do príncipe Friedrich Wilhelm e de Dorothea, sua segunda esposa, além do túmulo - em mármore - do Kaiser Friedrich III. Na parte sul estão os túmulos - em ouro - do rei Friedrich I e de Sophie Charlotte. O visitante também pode desfrutar de uma das mais belas vistas de Berlim do alto da cúpula da catedral, porém é preciso ter fôlego para encarar os 270 degraus.
A Berliner Dom está aberta diariamente, das 9h às 19h, de segunda-feira a sábado, e das 12h às 19h, aos domingos. Não é permitida a entrada de visitantes durante os serviços religiosos. A entrada custa 7€ (adultos) e 4€ (estudantes).