Melhores Destinos
Alemanha

Munique

Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Munique é conhecida mundo afora pela Oktoberfest, a festa da cerveja que agita a cidade desde 1810. Seria injusto, no entanto, creditar todo o sucesso do destino alemão aos poucos dias em que sedia o evento. A capital da Baviera é repleta de belezas e riquezas incalculáveis, um lugar que chama atenção por combinar a tradição com a modernidade e que pode ser visitado em qualquer época do ano.

A cidade mais próspera da Alemanha esbanja charme e sofisticação em cada esquina, mas mantém um certo provincianismo. Bastam poucos dias em Munique para tal característica se tornar evidente, seja nas roupas típicas bávaras, na deliciosa e substanciosa culinária regional, nos costumes, no sotaque, nas músicas ou na maneira de celebrar a vida — sempre regada a bons e grandes canecos de cerveja!

Seu centro histórico tem uma arquitetura belíssima, reconstruída após a Segunda Guerra. Não faltam museus, jardins detalhadamente projetados e cuidados e palácios onde se pode ver aposentos e joias do tempo da realeza bávara. Há muita natureza, excelentes opções para compras e Biergartens por todos os lados, chamando para longas pausas... e litros de chope.

MuniqueMarienplatz

Munique, no entanto, também não esconde o seu passado: já foi chamada de a capital do movimento Nacional-Socialista e o berço do Partido Nazista. Em Dachau, cidade vizinha, inclusive, estava um dos maiores campos de concentração em toda a Europa. Para que tais atrocidades jamais se repitam, há diversos passeios com a temática Terceiro Reich, além de museus repletos de documentos que relatam essa lamentável passagem da história alemã (e mundial).

Neste guia, compartilhamos com você todas as dicas que reunimos em nossa viagem a Munique. Embarque com a equipe do Melhores Destinos nesse delicioso roteiro pela capital da Baviera e surpreenda-se com uma cidade extremamente vibrante!

MuniquePalácio Nymphenburg

Onde ficar em Munique

Escolher um bom hotel em Munique é garantia de agradáveis passeios a pé e economia de tempo! As melhores regiões para se hospedar na cidade estão próximas ao Centro Histórico, onde se concentram várias atrações turísticas, acessíveis em curtas caminhadas. É o caso dos bairros Altstadt, Maxvorstadt e Ludwigsvorstadt. Quem busca economia pode ainda encontrar acomodações com bom custo-benefício em regiões um pouco mais afastadas do centro. Nesse caso, não abra mão de ter uma estação de metrô ou Tram perto do hotel. Leia mais no nosso post sobre onde ficar em Munique.

HOTEL NOTA LINK
gambino hotel CINCINNATI 8.5 Ver preços
NH Collection München Bavaria 8.4 Ver preços
NYX Hotel Munich by Leonardo Hotels 8.3 Ver preços
Holiday Inn Express Munich City West, an IHG Hotel 8.2 Ver preços
Novotel München City 8.2 Ver preços
Arthotel Munich 8.2 Ver preços
H2 Hotel München Olympiapark 8.2 Ver preços
Leonardo Hotel & Residenz Muenchen 8.0 Ver preços
Ramada Encore by Wyndham Munich Messe 7.7 Ver preços
Hampton By Hilton Munich City West 7.6 Ver preços

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer o seguro viagem é uma boa ideia para viajar com segurança. Sempre que viajamos para fora do Brasil procuramos fazê-lo, mesmo que o país não exija o seguro, porque caso haja uma emergência médica ou seja necessário assistência durante a viagem, o seguro pode te amparar e cobrir gastos em várias situações, como despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, por exemplo Faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS!

Quando ir a Munique

Munique é daqueles destinos que podem ser visitados em qualquer época do ano, já que oferece paisagens e atividades diferentes em cada estação. Na nossa opinião, a melhor época para viajar para a capital bávara é na primavera, especialmente entre maio e junho, quando as temperaturas já estão mais altas e a cidade, ainda não tão cheia de turistas.

MuniqueMunique na primavera

No inverno, Munique fica branquinha de neve, as acomodações estão um pouco mais baratas e as ruas ficam ainda mais charmosas com as feiras de natal. No outono, os parques da cidade ganham tons avermelhados e, conforme o friozinho avança, dá ainda mais vontade de provar as substanciosas iguarias do sul da Alemanha. Já no verão, as ruas estão mais movimentadas, com Biergartens, parques e ruas centrais repletas de visitantes. Boa época para curtir um banho no Rio Isar e amenizar o calor com canecos de cerveja.

Por fim, quem pretende visitar Munique durante o seu maior evento deve ficar de olho nas datas da Oktoberfest, que geralmente acontece da última quinzena de setembro até o primeiro fim de semana de outubro. Confira nosso especial com todos os detalhes de quando ir a Munique.

MuniqueChancelaria do Estado, junto ao Hofgarten

Como chegar

Brasileiros chegam a Munique em voos diretos partindo do Rio de Janeiro ou com conexão saindo de outras capitais. Visitantes que já estão na Europa podem chegar à capital bávara utilizando serviços de trem e também de ônibus, que oferecem um bom custo-benefício. Aliás, se a ideia é economizar, fique por dentro das promoções de passagens aéreas para a Alemanha e baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber alertas das tarifas mais baratas! Veja tudo sobre como chegar a Munique.

Se você pretende fazer um tour pela Alemanha ou quer ter liberdade para fazer passeios nos arredores de Munique por conta própria, pode valer a pena alugar um carro. Utilize o código MDGUIA5 e reserve aqui seu carro com desconto!

O que fazer em Munique

Munique é uma das cidades mais visitadas da Alemanha e oferece pontos turísticos e atividades para todos os tipos de público. Em uma viagem para a capital bávara, não deixe de fazer um passeio guiado pela Altstadt (Centro Histórico), passando por famosos cartões-postais da cidade, como as praças Marienplatz e Odeonplatz e as igrejas Frauenkirche, Igreja de São Pedro e Igreja dos Teatinos e São Caetano.

MuniqueMarienplatz

Visite os museus de Munique cujos acervos representam diversas fases das artes plásticas da Europa e do mundo. No bairro Maxvorstadt estão vários deles, como a Antiga Pinacoteca, a Pinacoteca Moderna e o Museu Brandhorst. Nas proximidades, vá também ao Centro de Documentação do Nacional-Socialismo e tenha acesso a documentos, fotos e muita informação desde o período do surgimento do Partido Nazista em Munique, passando pela ascensão e queda de Hitler.

MuniqueHofgarten

Percorra os aposentos e tesouros da realeza bávara no Palácio da Residência e no Palácio Nymphenburg. Passeie pelas belas áreas verdes da cidade, como o Parque Olímpico de Munique, o Hofgarten e o Jardim Inglês, onde em qualquer época do ano se reúnem surfistas para pegar onda no canal Eisbach — mesmo no inverno, com neve e temperaturas negativas!

MuniqueVista da torre da Igreja de São Pedro

Pessoas interessadas em carros e amantes do futebol podem ainda visitar o Museu da BMW e fazer um tour na Allianz Arena, onde está o supercompleto Museu do Bayern de Munique. Com mais tempo, vale também planejar passeios bate e volta ao encantador Castelo Neuschwanstein e ao memorial do Campo de Concentração de Dachau.

Conheça os aromas e sabores bávaros no mercado aberto Viktualienmarkt. E, claro, muito importante: frequente o maior número de Biergartens possível — um dos mais famosos deles está no centro da cidade, o da cervejaria Hofbräuhaus. Nesses jardins de cerveja, prove diferentes estilos da bebida, saboreie os pratos regionais e mergulhe na animada e tradicional cultura bávara!

Leia nosso post completo com todas as dicas sobre o que fazer em Munique.

MuniqueCervejaria Augustiner-Keller

Quanto tempo ficar em Munique

Nossa sugestão é que você fique pelo menos três dias inteiros em Munique. Assim você terá tempo para passear pelo Centro Histórico, visitar alguns museus e palácios, passear pelos parques e ainda provar as cervejas bávaras nos animados Biergartens. Com mais tempo, você pode ainda incluir mais atividades no itinerário, além de bate e volta a destinos próximos, como o Campo de Concentração de Dachau e o Castelo Neuschwanstein.

MuniqueCastelo Neuschwanstein

Confira no menu abaixo os nossos posts com todas as dicas para planejar uma superviagem para Munique!