Embora mundialmente conhecida pelo Oktoberfest, festival de cervejas anual realizado desde 1810, Munique oferece uma série de atrações que fazem deste um dos destinos turísticos mais procurados da Alemanha. Repleta de belezas e riquezas incalculáveis, a capital da região da Baviera também chama a atenção por ser um lugar onde história e tradição convivem com a modernidade de uma cidade potencialmente industrial. Prova disso é que uma das maiores fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo, a BMW, foi fundada na metrópole e lá mantém sua sede até os dias atuais.

Apesar do charme e da sofisticação presentes em cada esquina, Munique ainda mantém um certo provincianismo. Essa característica fica bastante perceptível no dia a dia, na deliciosa e substanciosa culinária, nos costumes e na maneira de celebrar a vida. Aliás, a capital da Baviera é conhecida por ser um lugar de vários festejos, todos regados a muitos litros de cerveja. Nos meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, acontece o Fasching, o Carnaval da cidade, com desfiles multicoloridos, bailes de gala, festas à fantasia, alegria e animação para dar e vender.

De meados de setembro até o início de outubro, as atenções do mundo se voltam para a famosa festa da cerveja, a Oktoberfest (em alemão, "Oktober" significa outubro, e "Fest", festa ou festival). Nesse período, milhões de pessoas de todas as idades e das mais diversas nacionalidades se reúnem para celebrar uma das maiores comemorações populares do mundo.

Então, por que a festa tem esse nome, se começa no mês de setembro? Bem, a primeira Oktoberfest celebrou o enlace do príncipe Ludwig I com a princesa Teresa da Saxônia em 12 de outubro de 1810, porém as festividades do casamento só terminaram cinco dias mais tarde, com uma corrida de cavalos. Os anos foram passando e a comemoração tomou uma dimensão cada vez maior, até se tornar o que é hoje. A antecipação do início da festa para setembro, entretanto, se deu por conta das temperaturas mais amenas.

Idioma

Em Munique você vai encontrar um povo muito acolhedor, solícito, que tem prazer em receber e mostrar as belezas de sua terra. Embora a língua oficial do país seja o alemão, dificilmente o visitante encontrará dificuldades de comunicação, pois assim como em outras partes da Europa, a língua inglesa está bastante difundida. Embarque com a equipe do Melhores Destinos nessa deliciosa viagem pela capital da Baviera e surpreenda-se com uma cidade extremamente vibrante!