Melhores Destinos
Munique
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

O que fazer em Munique

Prepare-se para se movimentar bastante, pois Munique é uma cidade que oferece uma enorme quantidade de atrações turísticas. São praças, monumentos, museus de arte, de história e temáticos, teatros, além de uma grande concentração de igrejas. 

Vários pontos turísticos ficam localizados na região central da cidade, nas mediações da Marienplatz — a famosa praça para pedestres no coração do bairro de Altstadt. Porém não quer dizer que o visitante não deva explorar outras regiões. Muito pelo contrário. Além de perfeita para caminhadas, a capital da Baviera oferece transporte público de qualidade.

Confira a seguir nossas dicas sobre o que fazer em Munique!

Fazer um passeio guiado pela Altstadt

Para conhecer a história de Munique e detalhes de seus prédios mais emblemáticos, não há nada melhor do que fazer um passeio guiado pela cidade. O tour a pé tem cerca de duas horas e meia de duração e pode ser feito em espanhol (basta clicar aqui para reservar gratuitamente). O passeio começa na praça Marienplatz e percorre as principais igrejas e edifícios da Altstadt, além de importantes ruas do entorno. Fizemos esta atividade e recomendamos muito para todos que tem interesse de aprender mais sobre a época da realeza bávara, lendas da cidade e também compreender como Munique se tornou o berço do Nacional-Socialismo na Alemanha.

Há ainda outro passeio guiado dedicado exclusivamente ao período do Terceiro Reich, ou seja, o da Alemanha Nazista. Ele também tem pouco mais de duas horas de duração e pode ser feito em espanhol (veja aqui).

O que fazer em Munique

Escolher um hotel bem localizado

Ficar em um hotel bem localizado em Munique é garantia de muitos passeios a pé, economia de tempo nos deslocamentos e também um mergulho maior no dia a dia da cidade. As melhores regiões para se hospedar na capital bávara são próximas ao Centro Histórico (Altstadt) e também no bairro Maxvorstadt. Para hotéis mais baratos em Munique, busque áreas mais afastadas, porém perto de estações de metrô ou Tram. 

Vale lembrar que o destino é um dos principais da Europa e recebe um grande número de visitantes, principalmente no verão e durante a Oktoberfest. Portanto, vale a pena reservar a hospedagem com a maior antecedência possível. Leia mais sobre onde ficar em Munique e confira abaixo algumas boas opções de hotéis que selecionamos:

Munique — as melhores opções de hospedagem!


HOTEL NOTA LINK
gambino hotel CINCINNATI 8.5 Ver preços
NH Collection München Bavaria 8.4 Ver preços
NYX Hotel Munich by Leonardo Hotels 8.3 Ver preços
Holiday Inn Express Munich City West, an IHG Hotel 8.2 Ver preços
Novotel München City 8.2 Ver preços
Arthotel Munich 8.2 Ver preços
H2 Hotel München Olympiapark 8.2 Ver preços
Leonardo Hotel & Residenz Muenchen 8.0 Ver preços
Ramada Encore by Wyndham Munich Messe 7.7 Ver preços
Hampton By Hilton Munich City West 7.6 Ver preços

Subir na torre da Igreja de São Pedro

No topo da torre da Igreja de São Pedro (Peterskirche), que tem 56 metros de altura, está um dos melhores mirantes de Munique. Ao vencer os cerca de 300 degraus, você será contemplado com uma visão panorâmica da cidade, com destaque para a Marienplatz, Nova Prefeitura, Antiga Prefeitura, Frauenkirche e o Viktualienmarkt. Em dias mais claros, é possível ainda enxergar os Alpes no horizonte. Vale muito a pena!

O que fazer em Munique

Provar iguarias bávaras no Viktualienmarkt

O Viktualienmarkt é o lugar para conhecer os aromas e sabores de Munique e da Baviera. No mercado a céu aberto, instalado bem pertinho da Marienplatz, estão diversas bancas com produtos como linguiças, queijos, vinhos, frutas e verduras frescas, flores e também restaurantes com delícias típicas da região. No centro do mercado, em um espaço bastante arborizado, funciona um movimentado Biergarten — ótimo local para fazer uma pausa e beber uma cerveja.

O que fazer em Munique

Ir a uma cervejaria de Munique

É impensável passar por Munique sem conhecer um dos tantos Biergartens (jardins de cerveja) da cidade. Mesmo que você não goste ou não beba cerveja, os jardins e restaurantes das marcas de cerveja são ambientes tipicamente bávaros: animados e movimentados, onde não faltam comidas tradicionais. É o local ideal para ter um gostinho de Oktoberfest em qualquer época do ano — com direito, inclusive, a música ao vivo em alguns deles, como é o caso da Hofbräuhaus. Outras excelentes opções de Biergartens em Munique são o Augustiner-Keller (excelente!), o Chinesischer Turm (dentro do Jardim Inglês) e o Königlicher Hirschgarten (próximo ao Palácio Nymphenburg).

O que fazer em Munique

Visitar os museus de arte

Munique conta com alguns dos mais importantes museus de arte da Alemanha e da Europa. Visite a Antiga Pinacoteca para ver obras clássicas da Idade Média, Renascimento, Barroco e Rococó. Entre os quadros mais famosos, está "A Virgem do Cravo", de Leonardo da Vinci. Na Pinacoteca Moderna, há diferentes áreas dedicadas às artes moderna e contemporânea, design, arquitetura e arte gráfica. No acervo, estão grandes nomes do modernismo clássico, como Paul Klee e Pablo Picasso. Ainda no bairro Maxvorstadt, está o Museu Brandhorst, com obras de 1960 até hoje; entre elas, o maior acervo de Andy Warhol em toda a Europa.

O que fazer em Munique

Conhecer os palácios de Munique

Em Munique, estão dois importantes palácios do Reino da Baviera, o estado germânico que existiu entre 1805 e 1918. O primeiro deles serviu como residência e, posteriormente, sede do governo da família Wittelsbach: é o Residenz, um dos maiores palácios urbanos da Europa, onde os visitantes podem ver um belíssimo teatro em rococó, grandes acervos de esculturas, um museu de joias e diversos aposentos reais. O outro é o Palácio Nymphenburg, que servia como residência de verão e onde nasceu o Rei Luís II, também conhecido como o Rei Louco. No Nymphenburg, os destaques são o Grande Salão de Festas, a Galeria das Belezas e os jardins no entorno.

O que fazer em Munique

Ver os surfistas no Jardim Inglês

Todos os dias, não importa a estação do ano, surfistas se reúnem no canal artificial que corta o Jardim Inglês. Isso mesmo: pode estar nevando na capital bávara, mas certamente haverá esportistas se revezando nas ondas do riacho Eisbach. Acompanhar os surfistas se aventurando nas estreitas ondas já virou uma atividade turística em Munique. E o melhor: é de graça! Para ver o curioso local de surfe, basta ir até a ponte Eisbachbrücke, na rua Prinzregentenstraße.

O que fazer em Munique

Passear pelos parques de Munique

Munique é uma cidade bastante verde e passear pelos seus parques, principalmente nos meses mais quentes do ano, é garantia de ter momentos de descanso em meio a belos cenários. No Jardim Inglês (Englisher Garten), há trilhas sombreadas, lagos, árvores imensas e coloridas, gramados cheios de jovens e famílias, além de espaços para tomar uma boa cerveja! Ainda na região central, ao lado do Palácio da Residência, está o Hofgarten, um jardim muito bem cuidado onde se reúnem turistas, moradores e artistas locais. Mais afastado do centro de Munique, mas também belíssimo, está o Parque Olímpico, com diversas estruturas esportivas, além de outras atrações como o aquário (ingressos aqui) e a torre de televisão.

O que fazer em Munique

Visitar o estádio do Bayern de Munique

Sede da Copa do Mundo em 2006 e um dos mais modernos estádios da Alemanha, a Allianz Arena é casa do famoso Bayern de Munique, um dos grandes times europeus. Além de assistir jogos no local, é possível fazer um tour guiado em alemão ou inglês pelo interior do estádio. O passeio dura aproximadamente uma hora e passa pelos vestiários, chega ao gramado e outras salas, como a de imprensa. Na Allianz Arena, também está o Museu do Bayern, que reúne uniformes, troféus, documentos, fotografias e vídeos que recontam a história do clube.

O que fazer em Munique

Conhecer o complexo BMW

Munique é a cidade onde foi criada a BMW, uma das mais famosas fabricantes de carro do mundo. No BMW World, com entrada gratuita, os visitantes podem conferir os lançamentos da marca em um showroom futurístico — é possível, inclusive, sentar-se e conhecer os automóveis por dentro. Para saber mais do passado e modelos clássicos da montadora, vale a pena atravessar a rua e visitar o Museu da BMW. As duas atrações estão bem pertinho do Parque Olímpico de Munique. Vale a pena combinar os passeios.

O que fazer em Munique

Fazer bate e volta para destinos próximos

Munique está próxima a importantes atrações e destinos do sul da Alemanha. Em uma visita a capital bávara, encaixe passeios de bate-volta para o Castelo Neuschwanstein, que teria inspirado Walt Disney na idealização do Castelo da Bela Adormecida. Para além da construção digna de um conto de fadas, o destino ainda está cercado por belos cenários e lagos esverdeados com os Alpes ao fundo.

Outro ponto de interesse próximo a Munique é o Campo de Concentração de Dachau, onde foram aprisionadas mais de 200 mil vítimas do nazismo, das quais 40 mil foram mortas ali. O campo hoje é um memorial que reúne fotos, documentos, filmes e objetos do prisioneiros — um espaço para manter a memória viva e não deixar que esse triste período do passado alemão se repita.

O que fazer em Munique