Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Castelo Neuschwanstein

A paisagem parece uma obra de arte: um castelo com ares medievais instalado em uma região montanhosa, com floresta no entorno e muito próximo a uma cascata. Não à toa o Castelo Neuschwanstein é um dos principais cartões-postais de Alemanha e inspirou, inclusive, Walt Disney na construção do castelo da Bela Adormecida. Um cenário de conto de fadas na vida real que, no verão, está verdinho; no outono, em tons alaranjados e, no inverno, tomado de neve — surpreendente em qualquer estação do ano.

A atração está localizada no pequeno vilarejo de Schwangau, a cerca de duas horas de Munique. É um dos bate e volta mais legais para fazer em uma viagem à capital bávara. Além do Neuschwanstein, há outros castelos nas redondezas e o belíssimo Lago dos Alpes, com águas transparentes e esverdeadas, onde é possível passear de caiaque ou pedalinho. O destino ainda conta com diversos restaurantes de comida típica e lojinhas de souvenir. Ou seja, dá para aproveitar várias horas por lá.

Visita ao Castelo Neuschwanstein

O ambicioso projeto do Ludwig II da Baviera, conhecido como o Rei Louco, começou a ganhar forma em 1869. A ideia era erguer um castelo cenográfico, com 200 cômodos e pinturas inspiradas nas óperas de Richard Wagner, de quem o rei era um grande admirador. Tudo isso envolto por uma paisagem idílica, onde o regente bávaro pudesse se refugiar e sonhar.

Castelo Neuschwanstein

Em 1866, a Baviera, aliada da Áustria, havia perdido uma guerra contra a expansão da Prússia, sendo obrigada a aceitar uma aliança que removia o direito do rei de dispôr o seu exército em caso de guerra. A essa altura, portanto, Ludwig II já não era mais um governante soberano.

Conta a história que a limitação de seus poderes foi uma grande desgraça na vida do rei, que reagiu planejando um reino próprio, com castelos e palácios onde pudesse se sentir absoluto — entre eles, o Castelo Neuschwanstein. Ludwig II, no entanto, mal pode usufruir de sua estonteante obra: faleceu antes mesmo de o castelo estar completamente decorado e mobiliado.

Na visita ao interior do Neuschwanstein, que leva 35 minutos, estão em destaque cômodos como a Sala do Trono, a Sala dos Cantores, o dormitório do rei e a capela. Pelas janelas da construção, também é possível admirar a belíssima paisagem da região, com suas florestas e lagos. Como não é possível tirar fotos no interior do castelo, você terá que imaginar — ou fazer uma visitinha para ver com os próprios olhos!

Castelo Neuschwanstein

Antes ou depois de visitar o castelo, vá até a Marienbrücke, a ponte de onde se tem a melhor vista para o Neuschwanstein. Na alta temporada o número de visitantes se espremendo para garantir a foto mais emblemática do passeio é grande, mas vale a pena. A ponte fica a 15 minutos de caminhada desde o castelo, já na parte superior da montanha, e o acesso é gratuito.

Castelo Neuschwanstein

Além de visitar o castelo, reserve um tempo para caminhar nas proximidades do belíssimo Lago dos Alpes (Alpensee). As águas cristalinas e esverdeadas com montanhas ao fundo formam um cenário de tirar o fôlego. Dá uma olhada:

Castelo Neuschwanstein

Para uma experiência ainda mais fantástica, alugue um pedalinho ou caiaque (15 euros para 20 minutos) e faça um passeio pelo lago e admire o Neuschwanstein de outra perspectiva.

Castelo Neuschwanstein

Para aproveitar tudo o que o destino tem a oferecer, e ainda fazer uma bela refeição em algum dos restaurantes típicos de Schwangau, a nossa recomendação é que você parta no primeiro horário possível de Munique, chegando no vilarejo do castelo ainda pela manhã. Assim dará tempo de curtir o lago, escolher um lugar para uma boa refeição, admirar o Neuschwanstein desde a Marienbrücke, além de, claro, fazer a visita no interior castelo. Se sobrar tempo, há ainda outros dois pontos turísticos ali pertinho: o Castelo Hohenschwangau e o Museu dos Reis da Baviera.

Castelo Neuschwanstein

Ingresso para o Castelo Neuschwanstein

No vilarejo onde está situado o Castelo de Neuschwanstein, há uma loja onde podem ser adquiridos os ingressos, que custam 17,50 euros. No entanto, principalmente na alta temporada, é recomendado comprar os bilhetes com antecedência pelo site da atração, já que as visitas têm horário marcado e o número de visitantes é limitado.

No momento da compra, é possível escolher entre a visita guiada, em inglês e em alemão, ou audioguiada, disponível também em português — seja qual for a opção, a duração do passeio é de aproximadamente meia hora.

Garanta estar na entrada do castelo pelo menos 15 minutos antes do horário agendado, com o QR Code recebido por e-mail. As visitas começam pontualmente e, em caso de atraso, não há choro brasileiro que comova um alemão. 😂

Como chegar ao Castelo Neuschwanstein

O famoso castelo está localizado no pequeno município de Schwangau, no fim da Rota Romântica, no sul da Baviera. O deslocamento desde Munique pode ser feito com trem regional até a cidade de Füssen e, depois, mais um ônibus que deixa os passageiros nos pés da montanha onde fica o castelo — o percurso total leva pouco mais de duas horas.

Também é possível chegar à atração em uma viagem de 1h30 de carro ou então com excursões partindo do centro de Munique. Seja qual for a forma escolhida, será preciso desembarcar ou estacionar na vila aos pés do castelo. O restante do percurso, montanha acima, pode ser feito a pé (cerca de 20 minutos), de ônibus ou com carruagem.

Castelo NeuschwansteinSubida para o Neuschwanstein reserva paisagens belíssimas

Como chegar ao Castelo Neuschwanstein de trem

O primeiro passo é pegar o trem na Estação Central de Munique e ir até o município de Füssen. A viagem dura cerca de duas horas e há trechos diretos, sem necessidade de baldeação. O bilhete pode ser comprado diretamente nas máquinas disponibilizadas na estação ou então no site da Deutsche Bahn, a empresa de transporte alemã.

A dica é comprar o Bayern-Ticket, o passe diário regional da Baviera. Com ele é possível viajar pelo estado durante um dia inteiro, com número ilimitado de trechos. O valor é de 27 euros — o que costuma ser mais barato do que o bilhete só de ida ou de volta. Além disso, o passageiro que adquiriu o Bayern-Ticket pode levar até cinco passageiros adicionais, pagando apenas 9 euros a mais por cada um deles. Crianças até cinco anos não pagam. De segunda a sexta, o bilhete permite viagens entre as 9h e as 3h do dia seguinte. Nos sábados, domingos e feriados, as viagens podem ser feitas em qualquer horário do dia.

Ao chegar na estação de Füssen, basta embarcar nos ônibus que levam até os pés do castelo, com desembarque na parada de Hohenschwangau. As linhas que fazem esse trajeto são a 73 e a 78, e o percurso leva apenas 10 minutos. O valor da passagem é de 2,70 euros o trecho ou 5,40 ida e volta — passageiros com o Bayern-Ticket já têm as viagens de ônibus inclusas.

Chegando no vilarejo, é preciso escolher entre subir até o Neuschwanstein a pé (cerca de 20 minutos), pegar carona com uma carruagem (8 euros a subida e 4 euros a descida) ou então utilizar o serviço de ônibus que parte do estacionamento P4 (3 euros a subida e 2 euros a descida).

Castelo Neuschwanstein

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique

Castelo Neuschwanstein

Neuschwansteinstraße 20
Schwangau
http://www.neuschwanstein.de/