Munique
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Quando ir a Munique

A capital da Baviera é um destino com estações muito bem definidas: temperaturas altas no verão, flores e muito verde na primavera, vegetação em tons terrosos no outono e neve no inverno. Quando ir a Munique, portanto, vai depender do que você espera em sua estadia na cidade.

Só não se esqueça de levar roupas para frio (de verdade!) entre dezembro e março e fazer reservas de hotéis e passeios com antecedência entre o fim de setembro e o início de outubro, quando ocorre a festa da cerveja em Munique, a famosa Oktoberfest.

Quanto tempo ficar em Munique

Nossa sugestão é que você fique pelo menos três dias inteiros em Munique. Assim você terá tempo para passear pelo Centro Histórico, visitar alguns museus e palácios, passear pelos parques e ainda provar as cervejas bávaras nos animados Biergartens. Com mais tempo, você pode ainda incluir mais atividades no itinerário, além de bate e volta a destinos próximos, como o Campo de Concentração de Dachau e o Castelo Neuschwanstein.

Quando ir a Munique

Melhor época para ir a Munique

Munique é uma cidade para se visitar durante todo o ano. A diferença é que você encontrará cenários bem diferentes dependendo da época escolhida. Confira a seguir o clima em Munique em cada época do ano.

Munique no inverno

Em geral, a região da Bavária é bastante fria durante o inverno. Em janeiro, o mês mais frio do ano, as temperaturas médias em Munique oscilam entre 4°C e -4°C. Portanto, se a intenção é visitá-la de meados de dezembro a março, tenha em mente a necessidade de roupas adequadas para enfrentar as baixas temperaturas — e a neve. 

Quando ir a Munique

É o período perfeito para curtir os mercados de Natal (que já começam no fim de novembro), aproveitar a ótima gastronomia regional e até mesmo patinar em áreas públicas de Munique.

Os praticantes de esqui também podem aproveitar a temporada do esporte nos Alpes. A cidade de Mittenwald, por exemplo, é considerada um paraíso de inverno e fica a pouco mais de 100 km de Munique. Pertinho dali também está o Zugspitze, o ponto mais alto da Alemanha, conhecido pelo resort de esqui e o teleférico, que leva os visitantes até pontos com vistas panorâmicas para os picos alpinos de quatro países: Alemanha, Áustria, Suíça e Itália.

Eventos: as feiras de Natal são realizadas a partir do fim de novembro até 25 de dezembro e, em fevereiro, ocorre o Carnaval de Munique, chamado de Fasching.

Munique na primavera

Durante a primavera, que começa oficialmente em 21 de março, os dias ficam mais longos, as ruas tornam-se mais floridas e os termômetros marcam temperaturas mais amenas — com dias mais quente e noites ainda frescas. As máximas ficam perto dos 20°C durante o dia, podendo subir até 25°C em dias mais quentes. Já a média das mínimas fica na casa dos 10°C.

Quando ir a Munique

É quando os jardins de cerveja, os Biergartens, começam a ficar mais movimentados, as árvores estão verdinhas e a cidade ganha um clima diferente, com muita gente nos parques e curtindo o sol nas ruas. Além das temperaturas favoráveis, é também um bom período para viajar por conta dos bons preços nas hospedagens. Ainda não é altíssima temporada no destino alemão e há maior disponibilidade nos hotéis, além de as atrações e restaurantes não estarem tão cheios.

Eventos: em abril ocorre a Festa da Primavera (Fruhlingsfest), com muitas atividades ao ar livre.

Munique no verão

Conforme as temperaturas vão subindo no sul da Alemanha, as ruas, hotéis, atrações e restaurantes ficam mais lotados. É época de férias escolares na Europa e quando muitos visitantes chegam à cidade. Se a ideia for viajar neste período, faça as reservas com antecedência.

O verão é quente e ideal para quem gosta de programas ao ar livre. As máximas ficam próximas aos 25°C, podendo ocorrer alguns picos, com temperaturas se aproximando dos 30°C. E aí, já sabe: os Biergartens estão operando na capacidade máxima! 

Quando ir a Munique

Apesar do calor, no verão, as chuvas podem ocorrer a qualquer momento, especialmente no fim do dia. Mas nada que deva atrapalhar a sua viagem. Além disso, os parques estão supermovimentados, com muita gente tomando banho de sol e também de rio: o Isar tem águas limpinhas e refrescantes! E há ainda diversos lagos, canais e piscinas públicas na cidade e redondezas.

Eventos: a cidade está tomada por cinemas ao ar livre e festivais de música e artes.

Munique no Outono

No outono, os dias ficam mais curtos e os tons da cidade começam a mudar, indo do verde intenso para as cores mais terrosas. As temperaturas ficam mais amenas e a cidade, menos agitada do que na estação anterior (com exceção do período da Oktoberfest).

A média das temperaturas máximas fica próxima aos 20°C no início da estação. E, conforme os dias se aproximam do inverno, as temperaturas mais elevadas podem não passar dos 7°C. Friozinho daqueles!

Eventos: é nesse período que também acontece uma das maiores celebrações mundiais, a Oktoberfest, o festival de cervejas de Munique.

Quando ir a Munique

Oktoberfest em Munique

A Oktoberfest em Munique geralmente começa na segunda metade de setembro e vai até o primeiro fim de semana de outubro. A dica para aqueles que pretendem visitar a capital bávara nessa época é se planejar meses antes, principalmente em relação à hospedagem, já que a cidade recebe um número altíssimo de turistas todos os anos.

Vale lembrar que a entrada na Oktoberfest é totalmente gratuita, você pagará somente o que consumir nas tendas de cerveja e atrações. Para garantir que conseguirá um lugar para se sentar, reserve uma mesa com antecedência junto a um dos estabelecimentos divulgados pelo evento. Se for sem reserva, tente fugir dos horários de pico, quando dificilmente encontrará lugares disponíveis.

Quando ir a Munique

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!

Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique