Pontos turísticos de Munique
Os principais pontos turísticos de Munique estão localizados no centro histórico da cidade, a curtas e agradáveis caminhadas entre um e outro. Fazem parte dos atrativos da capital bávara os museus de arte clássica, moderna e contemporânea, os palácios e castelos da época do Reino da Baviera e também exposições que documentam as perversidades do regime nazista — que, poucos sabem, teve seus primeiros passos em Munique.
O destino ainda conta com belíssimos jardins e parques, com lagos e ótimos cantos para descansar ou apreciar uma cerveja (os Biergartens estão espalhados por todos os cantos) nos intervalos do bate perna pela cidade. Também não podem ficar de fora de um roteiro por Munique as movimentadas praças, onde estão alguns dos principais cartões-postais da cidade, além dos mercados de rua e museus dedicados a "filhos célebres" da capital bávara, como a fabricante de automóveis BMW e o Bayern de Munique.
Escolha os pontos turísticos de Munique que mais despertam o seu interesse e monte itinerários combinando muita história, natureza, comida típica e, claro, cerveja. Não importa a época do ano em que você visitar a capital da Baviera — se no verão, primavera, Oktoberfest ou inverno, quando tudo está branquinho —, há sempre muito o que fazer!
Principais pontos turísticos de Munique
Uma boa forma de começar a conhecer Munique é tendo a principal praça da cidade, a Marienplatz, como ponto de partida. Alguns dos edifícios mais icônicos do destino estão ali, como é o caso da antiga e da nova prefeitura. Na fachada desta última, está o famoso relógio mecânico (Glockenspiel) com sinos e figuras que em alguns horários do dia pode ser visto em pleno funcionamento, com movimento e música.
Próximo a praça central de Munique — em uma região repleta de calçadões com lojas, cafés e restaurantes — estão duas das mais importantes igrejas da cidade: a Frauenkirche e a Peterskirche, que tem a torre aberta à visitação e oferece incríveis vistas para o centro da cidade. Em dias de céu claro, é possível ver até os Alpes no horizonte. Os entusiastas de visitas a igrejas podem ainda ingressar gratuitamente na superdecorada Asamkirche e na Theatinerkirche, localizada na Odeonplatz, outra importante praça de Munique.
No centro histórico da capital bávara, estão ainda o Viktualienmarkt, um tradicional e enorme mercado ao ar livre, onde os visitantes encontrar os produtos mais típicos da região: salsichas, embutidos, queijos, vinhos, frutas e verduras frescas, além de outras iguarias clássicas no sul da Alemanha. Ali também estão concentrados um bom número de restaurantes de especialidades variadas, além de um jardim de cerveja (Biergarten) que ocupa toda a parte central, em uma área sombreada por árvores.
Falando em cerveja, faz parte de qualquer roteiro turístico em Munique visitar pelo menos uma cervejaria. Uma das mais famosas é a Hofbräuhaus, com sede no movimentado centro histórico. Um bom lugar para almoçar, fazer uma pausa para apreciar uma cerveja e ouvir música regional ao vivo.
Todos os pontos turísticos de Munique citados até agora ficam a curtas caminhadas uns dos outros. E tem mais: nesta mesma área da cidade, a Altstadt, está ainda o Palácio da Residência, antiga moradia e sede da realeza bávara, que governou até 1918. Um jardim incrível está ao lado do chamado Residenz, o Hofgarten, que tem entrada gratuita. É um excelente local para descansar, prestigiar artistas independentes e tomar um ar fresco em meio às andanças pela cidade.
Outra importante área verde é o Jardim Inglês de Munique (Englischer Garten), que conta com cervejarias, lagos e gramados onde jovens e famílias aproveitam os dias mais quentes do ano. É também nesse parque que está o ponto de surfe da cidade. Isso mesmo! O jardim é cortado por um canal artificial que forma um onda frequentada por sufistas em qualquer estação do ano.
Os amantes das artes encontram muitas opções de passeios no bairro Maxvorstadt. Ali estão a Pinacoteca Moderna, a Antiga Pinacoteca, o Museu Brandhorst, entre outros. No entorno da praça Königplatz, estão ainda a Gliptoteca, dedicada à preservação de esculturas, e as Coleções Estatais de Antiguidades.
Interessados no cruel passado recente alemão encontram documentos, fotos, filmes e objetos no Centro de Documentação do Nacional-Socialismo. A entrada é gratuita e a exposição fixa, além das temporárias, oferece um aprofundado panorama dos terrores vividos pelos perseguidos do regime nazista. Para uma visão ainda mais completa, visite o memorial do Campo de Concentração de Dachau, pra onde foram levados mais de 200 mil prisioneiros — dos quais mais de 40 mil foram mortos pelas atrocidades cometidas pelos nazistas.
Um pouco mais afastadas do centro de Munique, mas ainda facilmente acessíveis com transporte público, estão atrações como o Palácio Nymphenburg, antiga casa de veraneio da família real bávara, local onde nasceu o rei Ludwig II, conhecido como o Rei Louco.
Interessados por automóveis não podem perder o Museu da BMW, localizado bem pertinho do Parque Olímpico de Munique. E os amantes do futebol encontram na cidade um espaço dedicado à história de um dos principais times de futebol da Alemanha e do mundo: o Museu do Bayern, localizado na Allianz Arena, estádio que pode ser visitado em tours guiados.
CityTourCard e Munich City Pass
Se a ideia for visitar um grande número de pontos turísticos e participar de diversas atividades em Munique, pode ser interessante e vantajoso adquirir um dos passes turísticos da cidade. São dois: o Munich Card oferece transporte público gratuito e descontos em mais de 80 atrações. Já o Munich City Pass, além do transporte, permite entrada grátis em mais de 40 atrações. Os bilhetes podem ser adquiridos para períodos de 24 horas ou até cinco dias. Confira as vantagens de cada um e decida qual é o melhor para o seu perfil de viajante.
As 7 atividades preferidas dos turistas em Munique
- Excursão ao castelo de Neuschwanstein e ao Palácio de Linderhof
- Excursão ao castelo de Neuschwanstein
- Free tour por Munique
- Tour pela Munique do Terceiro Reich
- Excursão a Salzburgo de trem
- Excursão ao campo de concentração de Dachau
- Excursão a Salzburgo
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos - apenas esta semana com 70% OFF!
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. A boa notícia é que ele também é válido para viagens dentro do Brasil e pode te socorrer em caso de necessidade!
Aproveite nesta semana incríveis 70% de desconto no seguro viagem Allianz Travel, válido para todos os destinos e planos internacionais, inclusive o anual multidestinos. É só acessar o site da promoção e fazer sua cotação que o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS será aplicado automaticamente, reduzindo o valor da apólice. A oferta vale somente para apólices contratadas de 16 a 23 de setembro, em viagens planejadas até setembro de 2025