Onde comer em Munique
Prepare-se para comer muito bem em Munique! Assim como no restante da Alemanha, os moradores da capital bávara apreciam uma mesa farta e substanciosa. E, não raro, fazem das refeições longos encontros, regados a alguns litros de cerveja. Afinal, estamos falando da terra da Oktoberfest, não é?
A cozinha regional da Baviera é feita de pratos generosos, quase sempre à base de carne de porco, preparada de diversas formas: em assados, cozidos, linguiças e outros embutidos. Para acompanhar, é comum encontrar nos cardápios batatas, pães, bolinhos, chucrute e mostarda.
Em Munique, encontra-se exatamente aquilo que nos vem à mente quando pensamos na culinária alemã. Mas é também uma cidade cosmopolita, de população diversa, vinda de vários cantos do mundo. Essa pluralidade se reflete na cozinha, restaurantes turcos, italianos, japoneses, tailandeses, vietnamitas, árabes, mexicanos e muitos outros estão por todos os cantos.
A seguir, vamos falar um pouquinho sobre os principais pratos típicos da região e os melhores restaurantes para comer a tradicional comida bávara. Também sugerimos alguns dos mais movimentados Biergartens (cervejarias ao ar livre) e, claro, lugares para provar culinária internacional.
O que comer em Munique: cozinha típica bávara
Praticamente todas as grandes cervejarias de Munique contam com seus próprios restaurantes. São geralmente salões grandes, bem movimentadas, alguns com música ao vivo, onde o cardápio é recheado das iguarias típicas da região. E, claro, muita cerveja — sempre vendida em duas medidas: canecos de 500 ml ou um litro inteiro (chamado de Maß).
Nesses lugares, você vai encontrar salsichas (Würstchen, em alemão) de todos os tipos, tamanhos e acompanhamentos, sendo os mais tradicionais pão, molho de mostarda picante ou doce, chucrute e salada de batata.
A bratwurst é preparada com carne de porco, vaca ou vitela. Esse é o tipo mais comum, vendido também nas barraquinhas de rua, onde você pode saborear a iguaria em pé mesmo, apreciando o vaivém da cidade. Já a weisswurt (salsicha branca) é preparada com carne de vitela e miúdos, mas, em vez de grelhada, é cozida. Tem também a bockwurst, a leberwurst (de fígado)... E o menu segue.
Uma das grandes estrelas dos cardápios bávaros é o eisbein ou schweinshaxe, o joelho de porco assado ou frito. São pedaços imensos de carne, com uma pele crocante, que caem muito bem com sauerkraut (chucrute), bolinhos ou salada de batata.
Mais conhecido dos brasileiros, também se encontra muito em Munique o schnitzel, a carne bem fininha, empanada e frita. Nos cardápios, há sempre opções de porco, gado ou peru. E o acompanhamento mais tradicional é a salada de batatas.
Outra iguaria típica da culinária alemã, e que você provavelmente terá o prazer de saborear em diversos pratos, é o knödel — um bolinho que pode ser feito com batatas, fígado ou pão. Macio e saboroso, forma um par perfeito com a carne de porco.
Não deixe ainda de experimentar o tradicional pretzel alemão, pão de sal em formato de nó que é vendido em praticamente todas as esquinas da cidade (também é servido como entrada em vários restaurantes). Aliás, esse pãozinho fica ainda mais delicioso se estiver acompanhado das famosas salsichas e do molho de mostarda.
Para dar um tempo nas carnes, a grande pedida é o käsespätzle, uma massinha com queijo, muito parecida com o prato americano mac and cheese. A iguaria pode ser servida de várias formas, mas é muito comum vir finalizada com uma cebolinha frita, bem crocante, por cima. Uma combinação perfeita!
Munique é ainda famosa pelos seus cafés, repletos de bolos, e por sobremesas como o kaiserschmarrn, uma espécie de omelete doce, servido quase sempre com geleia de frutas vermelhas. Simples e muito saboroso.
Restaurantes tradicionais em Munique
Os melhores restaurantes para comer comida típica em Munique estão concentrados na região central. O mais famoso deles é certamente o Hofbräuhaus am Platzl. O salão é enorme, cheio de mesas longas e largas, que não raramente são divididas por diferentes grupos. As paredes são cheias de decorações e muitos dos visitantes estão vestidos a caráter, honrando a tradição. Uma banda toca marchinhas alemãs, deixando o clima ainda mais animado. E também há um espaço externo, com mesinhas instaladas sob as árvores. É cervejaria, restaurante e um dos principais pontos turísticos de Munique.
A Augustiner é uma das mais antigas cervejarias em funcionamento e conta com mais de um restaurante na cidade. No centro, são duas boas opções: Augustiner am Dom e Augustiner Klosterwirt. Próximo à Estação Central, tem ainda o Augustiner Keller, com seu famoso porão, além de um enorme Biergarten, repleto de mesas dispostas sobre as árvores — ambiente perfeito para os dias mais quentes do ano.
O Der Pschorr está em frente ao Viktualienmarkt e conta com um amplo ambiente interno, mas quem escolher se sentar na área exterior pode contemplar o vaivém de moradores e turistas na feira, repleta de bancas de flores, verduras, embutidos e produtos regionais.
São ainda boas opções para provar as comidas típicas da Baviera o Donisl, o Spatenhaus an der Opera e o Ratskeller. Além dessas recomendações, você certamente irá encontrar diversos outros restaurantes típicos em Munique, todos com cardápios muito semelhantes e de boa qualidade.
Os melhores Biergartens de Munique
Os típicos Biergartens são imperdíveis. Nesses jardins instalados em parques, feiras e estabelecimentos comerciais, é possível degustar a cerveja e diversas delícias da culinária alemã em meio a um cenário natural. Não deixe Munique sem fazer pelo menos uma refeição num desses lugares. Peça o seu caneco de 500 ml ou de um litro, escolha um prato saboroso e acompanhe a movimentação de atendentes, turistas e locais. É um programa perfeito para os dias ensolarados!
Alguns dos mais tradicionais Biergartens de Munique são o Augustiner Keller — que tem capacidade para 5 mil pessoas! O Biergarten do Viktualienmarkt é outra atração, localizada bem no meio do mercado de rua, em uma área verde, cheia de sombra. A famosa cervejaria Hofbräuhaus também possui uma área externa, não muito ampla, mas aconchegante e bem movimentada. E no Englisher Garten, o parque central de Munique, também há boas opções de jardins para curtir uma boa cerveja, como o Biergarten am Chinesischen Turm, o SEEHAUS e o Hirschau.
Culinária internacional em Munique
Não é só de comida bávara, no entanto, que se fazem os restaurantes de Munique. Como em toda boa cidade cosmopolita, são diversas as opções para provar os temperos e preparos de outros países e regiões do mundo.
Para uma boa pizza em clima descontraído, vá para a Pizzeria Grano. Gastronomia italiana em geral: Eataly. No Preysinggarten, você encontrará um belo ambiente e cardápio bastante variado, que certamente agradará todos os gostos. Para comida mexicana em um espaço todo decorado, vá ao Blitz. Frutos do mar? Tem o clássico Nordsee junto ao Viktualienmarkt e a Pescheria. E não deixe de provar ainda os saborosos pratos dos restaurantes tailandeses, vietnamitas, japoneses, gregos, turcos, indianos e árabes! Eles estão por todos os cantos.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS