Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Palácio da Residência (Residenz)

O magnífico Palácio da Residência (Residenz), localizado bem ao lado da Odeonplatz, não serviu apenas como sede do governo, mas também como residência de luxo da família Wittelsbach, que governou a Baviera entre até 1918. Ao longo da belíssima construção, que foi aumentando ano a ano, é possível identificar uma série de estilos arquitetônicos, trabalhos bastante danificados pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial.

Apesar da imponente construção — o Residenz é o maior palácio localizado na região central de uma cidade em toda a Alemanha —, é o interior que atrai a atenção dos visitantes. No museu, é possível conhecer os diversos ambientes do palácio, como os apartamentos, as salas de cerimonial, além de objetos como porcelanas, quadros e miniaturas.

Palácio da Residência

Nosso destaque vai para o belíssimo Antiquarium, um ambiente com 66 metros de comprimento, considerado o maior e mais luxuoso salão renascentista ao norte dos Alpes. Inicialmente dedicado à coleção de esculturas do duque Albrecht V, o espaço virou mais tarde um salão de festividades, riquíssimo em detalhes e ainda com um grande número de bustos.

Palácio da Residência

Também vale a pena a visita sem pressa ao Salão de Hércules (Herkulessaal), onde estão mais de quarenta esculturas de bronze do final do século XVI e início do século XVII — uma das mais ricas coleções de arte europeia em bronze do maneirismo e do início do barroco. A Igreja de Todos os Santos (Allerheiligen-Hofkirche) e o Teatro Cuvilliés, todo em estilo rococó, que foi palco para uma performance de Mozart em 1781, também são imperdíveis. 

Palácio da Residência

No Palácio da Residência, está o Schatzkammer (o Tesouro), onde o visitante tem uma boa ideia das riquezas acumuladas pela realeza bávara ao longo dos séculos e poderá ver de perto uma belíssima coleção de joias preciosas, entre elas, a coroa da rainha.

Palácio da Residência

Visite ainda os belos jardins do Hofgarten, área verde anexa ao palácio que tem entrada livre e gratuita. O espaço é arborizado, com muitas flores na primavera, e é palco de diversos artistas de rua. Um bom lugar para descansar do bate perna pela cidade.

Palácio da Residência

O Museu do Palácio da Residência e o Tesouro abrem diariamente das 9h às 18h entre 1º de abril e 15 de outubro. O horário é reduzido até as 17h entre 16 de outubro a 31 de março. Os horários de visitação ao Teatro Cuvilliés podem ser vistos aqui.

Os ingressos devem ser comprados diretamente na bilheteria do palácio. Confira os valores:

  • Palácio da Residência: 9 euros para adultos; 8 euros para idosos e PcD
  • Tesouro: 9 euros para adultos; 8 euros para idosos e PcD
  • Palácio + Tesouro: 14 euros para adultos, 12 euros para idosos e PcD
  • Teatro Cuvilliés: 5 euros para adultos; 4 euros para idosos e PcD
  • Palácio + Tesouro + Teatro: 17 euros para adultos; 14,50 euros para idosos e PcD

Crianças e adolescentes até 18 anos não pagam.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique

Palácio da Residência (Residenz)

Residenzstraße 1, Munchen
Munique
80333
http://www.residenz-muenchen.de/