Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Odeonsplatz

Essa belíssima e movimentada praça para pedestres, repleta de restaurantes e cafés em seus arredores, abriga alguns dos principais pontos turísticos de Munique e marca o início da Ludwigstrasse, uma das mais importantes vias da capital bávara.

Um dos edifícios que se destaca na Odeonplatz é neoclássico Feldherrnhalle, o Hall dos Heróis, uma imponente construção com três arcos em homenagem ao exército da Baviera. O edifício é uma réplica da Loggia dei Lanzi, em Florença.

Odeonsplatz

Estátuas de bronze representando os generais mais importantes da época estão expostas no local, além das esculturas de dois leões rosnando, um de cada lado da escada central. Conta a história que um deles rosna em direção ao Palácio da Monarquia, enquanto o outro o faz na direção da Igreja dos Teatinos e São Caetano. Vale a pena subir os degraus e, lá de cima, apreciar a vista da Odeonplatz e da Ludwigstrasse.

Odeonsplatz

Em 9 de novembro de 1923, golpistas de direita, incluindo Adolf Hitler, marcharam em direção a Feldherrnhalle e foram parados pela polícia bávara. O confronto terminou em tiroteio com feridos e mortos de ambos os lados. Após os nazistas tomarem o poder, em 1933, um memorial foi erguido no lado leste do Hall dos Heróis com os nomes dos nacional-socialistas mortos. Um guarda da SS, a Polícia do Estado nazista, permanecia junto ao memorial dia e noite, verificando se cada pessoa que por ali passasse expressava gratidão na forma de saudação a Hitler. Detalhes históricos sobre os pontos turísticos, como esse aqui relatado, são contados em passeios guiados pelo centro histórico da cidade. Reserve aqui gratuitamente o seu free tour em Munique.

Outro destaque na praça é a fachada amarelada da Theatinerkirche (Igreja dos Teatinos), que pode ser vista de longe. Diretamente na Odeonsplatz está também o maior palácio do centro da cidade da Alemanha: a Residência de Munique.

Odeonsplatz

Já na parte leste da praça está o Hofgarten (foto abaixo), um jardim renascentista que foi erguido durante o reinado do duque Maximiliano I. Passeie sem pressa por ali, descanse em algum banco e deixe o tempo passar. Com sorte, você ainda encontrará algum artista fazendo um som no local.

Odeonsplatz

Se viajar para Munique em julho, atente-se para o fato de que alguns concertos musicais a céu aberto costumam ser realizados na Odeonplatz nesta época.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique

Odeonsplatz

Odeonsplatz
Munique