Melhores Destinos
Bruna Scirea Jornalista sempre pronta para descobrir novos cantos do Brasil e do mundo, conhecer gentes, culturas, histórias, e provar todas as comidas - e vinhos - possíveis.

Jardim Inglês (Englischer Garten)

O Jardim Inglês de Munique (Englischer Garten) fica localizado bem pertinho do centro histórico da cidade e é um dos maiores parques urbanos do mundo — maior, inclusive, que o Central Park, em Nova York. A dimensão aproximada é a de 375 campos de futebol, uma área repleta de paisagens naturais, gramados verdinhos, canais, construções interessantes e Biergartens (cervejarias ao ar livre), afinal... estamos falando de Munique!

O parque se estende ao longo do Rio Isar, mas as atenções estão voltadas para um grande canal artificial que cruza o Jardim Inglês, chamado Eisbach, onde diariamente surfistas se revezam para surfar em uma onda que se forma próximo à ponte da Prinzregentenstrasse. Dali, aliás, se tem uma vista de camarote para as ondas e os surfistas — só é preciso considerar que sempre há uma grande quantidade de observadores e garantir um espacinho pode não ser tão simples.

Jardim Inglês (Englischer Garten)

Outro ponto imperdível no Englischer Garten é o templo em estilo grego Monopteros, que fica no topo de uma colina, de onde se tem uma bela vista para a cidade e onde muitos moradores e turistas costumam fazer uma pausa para curtir o pôr do sol. 

Jardim Inglês (Englischer Garten)

Entre as construções mais emblemáticas do parque está a Torre Chinesa, um pagode em estilo imperial chinês com 25 metros de altura. O projeto é de 1789, mas a torre teve ser reconstruída diversas vezes — sempre seguindo o original — por conta de incêndios. Junto à Torre Chinesa, ficam ainda um parquinho infantil, com diversos brinquedos esculpidos em madeira, e um Biergaten perfeito para fazer uma pausa, tomar uma cerveja e provar a culinária regional.

Jardim Inglês (Englischer Garten)

Há ainda uma casa de chá japonesa, de 1972, onde regularmente fãs da cultura japonesa se encontram para a cerimônia do chá. A construção fica em uma ilha artificial e tem uma bela vegetação no entorno, com árvores em tons avermelhados no verão.

Em uma viagem a Munique, não deixe de passear por esse enorme e incrível parque, onde é possível observar um pouco do modo de vida dos moradores da capital bávara. No verão, por exemplo, há muitos banhistas nas águas mais tranquilas do parque — alguns deles, inclusive, praticando o nudismo. Só se atente que, no inverno, o parque pode ficar branquinho, coberto por uma camada de gelo. E ainda assim os surfistas do Eisbach estarão lá, desafiando as ondas — e o frio.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Munique

Jardim Inglês (Englischer Garten)

Englischer Garten
Munique