Museus em Munique
Munique reúne uma grande quantidade de museus onde estão expostos importantes acervos de arte, história, ciência, design e tecnologia. Boa parte deles está localizada na região central da cidade, muito próximos uns dos outros. E mesmo os museus mais afastados do centro estão perto de outras atrações turísticas, sendo muito fácil montar roteiros que contemplem aqueles que você escolher visitar.
Melhores museus de Munique
Neste post, vamos falar um pouquinho sobre os mais importantes museus de Munique. Para saber mais informações sobre cada um deles, basta acessar os links que colocamos ao longo do texto. No fim desta página, leia ainda formas de economizar na visita aos museus!
Para os amantes das artes plásticas, a Antiga Pinacoteca (Alte Pinakothek) é parada obrigatória. Localizada no bairro Marxvorstadt, a uma caminhada de 15 minutos do centro histórico de Munique, o enorme museu tem um vasto acervo que vai desde a Idade Média, passando pelo Renascimento, pelo Barroco, até o Rococó. Por lá você pode ver importantes obras como o a "Sagrada Família Canigiani", de Rafael Sanzio, e a "A Virgem do Cravo", de Leonardo da Vinci.
Na mesma região, está a Pinacoteca Moderna, uma das maiores galerias de obras de arte da Europa. O acervo é distribuído em quatro diferentes focos: arte moderna e contemporânea, design, arquitetura e arte gráfica. Na Coleção de Arte Moderna, por exemplo, estão mais de 20 mil obras de arte, com destaque para grandes nomes do modernismo clássico como Max Beckmann, August Macke, Paul Klee e Pablo Picasso. A parte do museu dedicada ao design é também muito interessante, repleta de automóveis, bicicletas, móveis e objetos que levam os visitantes a uma viagem no tempo.
E na mesma quadra da Pinacoteca Moderna, os amantes das artes encontram ainda o Museu Brandhorst, uma construção curiosa e colorida que abriga exposições de arte contemporânea, com obras de 1960 até os dias de hoje. A Pop Art é um dos movimentos artísticos mais bem representados na galeria, que conta com o maior conjunto de obras de Andy Warhol em toda a Europa.
Para os viajantes que buscam conhecer mais da história alemã, mais especificamente sobre o Reino da Baviera, a boa pedida é visitar o Palácio da Residência, no centrão de Munique. O chamado Residenz serviu como sede do governo e também como residência de luxo da família Wittelsbach, que governou a Baviera até 1918. Salões com decoração renascentista, coleção de esculturas e um teatro em estilo rococó estão entre alguns dos pontos altos da visita.
Seguindo a mesma temática, o Palácio Nymphenburg também reconta parte da história da realeza bávara. Localizado em uma belíssima área verde, com lagos e um amplo jardim, o palácio funcionou como residência de verão da família Wittelsbach. Foi lá que nasceu o famoso e polêmico rei Ludwig II (o mesmo do Castelo Neuschwanstein). Visitantes podem passear por diversos cômodos do palácio, além de caminhar pelos jardins. Com um ingresso comprado à parte, é ainda possível acessar o Museu das Carruagens.
A história mais recente da Alemanha, marcada por um repugnante período de atrocidades cometidas pelo regime nazista, está registrada no Centro de Documentação do Nacional-Socialismo. Espalhada em cinco andares, a exposição permanente traz um longo panorama histórico, desde o contexto de ascensão do nacional-socialismo até a queda de Hitler. São muitos os documentos, vídeos, fotos que retratam temas como a guerra e genocídio, o racismo e o antissemitismo, a exclusão e também a fuga. Se você se interessa pela temática, a visita vale mais do que a pena!
Estão ainda entre os museus mais visitados de Munique o Museu da BMW e o Museu do Bayern — ambos em regiões mais afastadas do centro da cidade, mas facilmente acessíveis com transporte público. No museu da famosa marca de carros alemã, estão diversos modelos de automóveis, motocicletas e motores e uma ampla exposição que reconta a trajetória da montadora. Já no museu do Bayern, um dos mais importantes times de futebol da Alemanha, os visitantes encontram troféus, uniformes, painéis com todos os jogadores, muitos vídeos e instalações interativas que rendem um bom tempo de visita.
CityTourCard e Munich City Pass
Se a ideia for visitar um grande número de pontos turísticos e participar de diversas atividades em Munique, pode ser interessante e vantajoso adquirir um dos passes turísticos da cidade. São dois: o Munich Card oferece transporte público gratuito e descontos em mais de 80 atrações. Já o Munich City Pass, além do transporte, permite entrada grátis em mais de 40 atrações. Os bilhetes podem ser adquiridos para períodos de 24 horas ou até cinco dias. Confira as vantagens de cada um e decida qual é o melhor para o seu perfil de viajante.
Dias gratuitos nos museus de Munique
A maioria dos museus de Munique fecha nas segundas-feiras e tem ingresso com valor reduzido aos domingos, cobrando apenas 1 euro pela entrada. Em alguns museus existe ainda a possibilidade de comprar um combo que inclui ingressos para outras atrações por um custo mais acessível, como é o caso das pinacotecas e do Museu Brandhorst.