Siena
Redação

Como chegar a Siena

Apesar de ser muito visitada por turistas, Siena não é uma das cidades mais bem conectadas da Toscana e não tem aeroporto. Por isso, chegar até lá pode ser uma tarefa um pouco complicada, a não ser que você já esteja em alguma cidade toscana. Confira abaixo as melhores maneiras de chegar até Siena, dependendo de onde você estiver:

Pesquisar passagens aéreas

Saindo do Brasil

Siena não tem aeroporto e fica a 140 quilômetros de Pisa e a 80 quilômetros de Florença. Portanto, se você estiver no Brasil, a melhor opção é pegar um voo até alguma cidade europeia e, de lá, pegar outro voo até o aeroporto de Florença (Ameriggo Vespucci) ou o aeroporto de Pisa (Galileo Galilei). Outra opção é pegar um voo até Milão ou Roma e, de lá, pegar um trem até Siena. No entanto, a viagem fica muito mais cansativa, já que os trajetos ferroviários duram cerca de 4 a 5 horas. Abaixo, confira as opções para chegar até Siena partindo dessas cidades.

Chegando pelo Aeroporto de Florença

Uma boa opção é alugar um carro no aeroporto e desbravar a Toscana no seu ritmo. As lojas de aluguel de carro ficam na saída do aeroporto, no Palagio degli Spini. O aeroporto oferece vans a cada 20 minutos para levar os passageiros até a área de aluguel de carro. Ao todo, são sete empresas: Auto Europa, Avis, Budget, Europcar, Hertz, Maggiore Nacional e Sixt. Se você preferir transporte público, pode pegar o ônibus que vai até o centro da cidade (a parada fica na saída, perto do desembarque. Os bilhetes, que custam 6 euros, podem ser comprados diretamente com o motorista). O ponto final é a estação de trem Santa Maria Novella. Lá você pode pegar um trem até Siena. Eles saem a cada meia hora, todos os dias. Dá para comprar o bilhete na hora, já que os trens partem praticamente vazios e não há lugar marcado. As passagens custam cerca de 10 euros-variam de acordo com o horário e o tipo de trem. Há trens diretos ou com uma baldeação em Empoli (as viagens duram entre 1h30 e 2h, dependendo da baldeação). Para checar horários, consulte o site www.trenitalia.com. Outra boa opção é pegar um ônibus de Florença até Siena. Eles partem da estação Pullman (via Santa Caterina, ao lado da estação Santa Maria Novella) e chegam até a Piazza Gramsci, no centro de Siena. As passagens custam 7,80 euros em lojas tabacchi, ou 10 euros, se compradas diretamente com o motorista. O trajeto dura 1h15, se o ônibus for direto, ou 1h30, se parar no caminho. Para checar os horários, consulte o site www.tiemmespa.it.

Chegando pelo Aeroporto de Pisa

Uma ótima opção é alugar um carro e desbravar a Toscana. No aeroporto de Pisa, você encontra 10 lojas de aluguel de carro. Entre elas, Avis, Budget e EuRopcar. Se preferir transporte público, é possível pegar um trem no próprio aeroporto até Siena. No entanto, serão necessárias duas baldeações: uma em Pisa Centrale e outra em Empoli (as viagens duram cerca de 2h e custam aproximadamente 10 euros). Outra opção é pegar um ônibus ou táxi até a estação Pisa Centrale e de lá pegar um trem até Siena, com apenas uma baldeação (Empoli). O trajeto dura aproximadamente 1h40 e custa cerca de 8 euros. Os trens partem a cada meia hora. Para consultar horários, acesse o site www.trenitalia.com. Se preferir, pode ainda pegar um ônibus direto do aeroporto de Pisa até Siena. A viagem dura cerca de 2 horas e custa 14 euros. Para checar horários, consulte o site www.tiemmespa.it.

Chegando pelo Aeroporto Fiumicino (Roma)

Do aeroporto Fiumicino, saem trens para Siena. No entanto, são necessárias duas baldeações: em Roma Termini ou Roma Tiburtina e em Chiusi-Chianciano Terme. A viagem dura entre 4h30 e 5h, dependendo das conexões, e custa entre 25 euros e 42 euros. A melhor forma é comprar online, com antecedência. Em viagens mais longas, os assentos são marcados e os trens costumam ser mais cheios do que os regionais da Toscana. Para conferir horários, consulte o site www.trenitalia.com.

Chegando pelo Aeroporto Malpensa (Milão)

O aeroporto conta com estação de trem e, por isso, essa é a forma mais prática e rápida de se chegar a Siena a partir de Milão. No entanto, a viagem é longa: dura cerca de 5 horas, com duas ou três baldeações, dependendo do trajeto escolhido. As trocas acontecem geralmente em Milão (centro), Florença e Empoli. A passagem custa cerca de 40 euros. A melhor forma é comprar o bilhete online, já que os trens têm assentos marcados e costumam sair cheios. Para conferir horários, consulte o site www.trenitalia.com.

Para quem já está na Europa

De carro

As estradas toscanas são muito bem conservadas e, em geral, não costumam ser cheias. Por isso, é tranquilo conhecer a região de carro. O único cuidado que você deve ter é alugar um GPS ou então ter conexão com internet e usar aplicativos como Google Maps. As estradas até têm sinalização, mas alguns trechos deixam a desejar. Apesar de ser uma delícia se perder pelas paisagens toscanas, melhor se prevenir. O estacionamento em Siena é mais complicado, já que poucos carros autorizados podem entrar no centro histórico. O ideal é reservar um hotel com garagem, assim você deixa o carro em um local seguro. Além disso, não é necessário andar de carro em Siena, já que a cidade é pequena. 

De trem

O sistema ferroviário na Itália funciona bem e é muito fácil pegar trens para Siena, apesar de a cidade não ser muito bem conectada e exigir baldeações. Partindo de cidades toscanas, os bilhetes custam cerca de 10 euros. Não é necessário comprar o bilhete com antecedência, já que os trens partem vazios e não há lugar marcado. Você pode comprar nos guichês ou então nas máquinas espalhadas em todas as estações. Não se esqueça de validar o bilhete: caso o fiscal veja que ele não está validado, pode aplicar uma multa. Partindo de Pisa, por exemplo, a viagem dura cerca de 1h40 e tem uma baldeação. Partindo de Florença, a viagem dura cerca de 1h30 (trem direto) ou 1h50 (com baldeação em Empoli). Os trens saem a cada meia hora. Se você estiver em alguma cidade italiana fora da Toscana, é bom comprar o bilhete online. Nesses casos, os trens têm lugar marcado e saem cheios. Para checar horários, visite o site www.trenitalia.com.

De ônibus

O principal ponto de ônibus de Siena é a Piazza Gramsci, que fica bem perto do centro histórico. Lá chegam ônibus vindos de várias cidades toscanas, como Pisa, Florença e San Gimignano, entre outras. Para checar horários de ônibus na Toscana, consulte o site www.tiemmespa.it

Aluguel de carro com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem? Clique aqui e faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos

Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Siena