Dicas de Siena
- Brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália, podendo ficar até três meses como turistas. No entanto, a zona Schengen (que inclui França e Itália, por exemplo) cobra seguro-saúde no valor de 30 mil euros durante a temporada no local. Por isso, não se esqueça de levar um comprovante do seguro-saúde-de preferência, em inglês. O passaporte precisa ter validade mínima de seis meses. Outra dica é ter uma cópia das passagens de volta e dos hotéis reservados durante a estadia no país. Em geral, esses itens não são cobrados pelas autoridades, mas é melhor se prevenir. Em alguns casos, eles podem pedir ainda para o turista mostrar a quantidade de euros que estão levando consigo.
- A moeda na Itália é o euro. Lá o uso de moedas é muito grande, já que existem moedas de até 2 euros. Portanto, é prático levar um porta-níqueis para não ficar com moedas soltas na bolsa ou no bolso. Apesar de a maioria dos estabelecimentos aceitar cartão, o ideal é partir do Brasil com uma reserva em espécie. Outra dica que pode ser interessante é fazer um Travel Money Card, um cartão pré-pago no qual você coloca os euros e fica livre da flutuação do câmbio (você paga o câmbio apenas no dia em que carrega o cartão, e não no momento da compra, como acontece com cartões de crédito). Além disso, é possível sacar o dinheiro em terminais espalhados pela cidade por uma taxa de 2,50 euros. Alguns bancos que fazem Travel Money Card: Banco Rendimento, Banco do Brasil e Banco Paulista.
- Bagagem: a maioria das companhias aéreas permite duas malas de até 23kg para pessoas saindo do Brasil com destino à Itália, além da bagagem de mão. O recomendável é sempre levar itens valiosos consigo, como joias, máquinas fotográficas e laptops, além dos carregadores, já que sempre existe o risco de a mala ficar perdida em algum aeroporto. Por isso, também não custa nada levar uma troca de roupa. Outra dica importante é levar uma doleira (aqueles bolsinhos com um elástico que você amarra na cintura e coloca por debaixo da roupa) para guardar passaporte e dinheiro em um local seguro.
- O horário do comércio, em geral, é de 9h30 às 19h. No verão, no entanto, o horário pode ser esticado um pouquinho. Algumas lojas fecham durante o almoço e só reabrem após 15h.
- Para quem quiser alugar carro, a carteira de motorista brasileira é válida em território italiano, desde que tenha uma tradução juramentada e vigente pelo período de um ano após a entrada na Itália. Uma opção mais simples e prática é tirar a carteira de motorista internacional-ela é válida pelo mesmo período da sua carteira de motorista; assim você pode aproveitar a carteira internacional não apenas na Itália, mas em outros países. Para tirar a carteira de motorista internacional, consulte o site www.denatran.gov.br. O aluguel de carro na Toscana é uma forma excelente de conhecer a região com calma e no seu ritmo. As estradas, apesar de estreitas, são bem cuidadas e, em geral, vazias. A sinalização pode deixar um pouco a desejar. Por isso, alugue um GPS também, ele pode evitar algumas horas perdidas em estradas, o que não necessariamente será ruim, já que as paisagens são incríveis.
- Quando fizer compras, peça o reembolso das taxas aplicadas aos produtos. Dessa forma, você pode economizar até 13%. Leia mais na seção Compras.
- O fuso horário da Itália em relação ao Brasil é de 4 horas a mais. No nosso horário de verão, a diferença cai para 3 horas. No horário de verão deles, que na verdade começa na primavera, a diferença aumenta para 5 horas.
- Cheque sempre como está o tempo antes de viajar. Apesar de as estações serem bem marcadas em Siena, pode acontecer de o tempo virar. Por isso, mesmo durante o verão, leve alguns casaquinhos para garantir.
- O principal evento da cidade é o Palio di Siena, uma corrida entre 10 cavaleiros que representam alguns dos 17 bairros seneses. As corridas acontecem em 2 de julho e 16 de agosto na Piazza del Campo. Para assistir à batalha secular (ela acontece desde a Idade Média), é preciso chegar cedo à cidade, caso você esteja hospedado fora de Siena, ou então reservar hotel com muita antecedência. Siena fica lotada nesses dias!
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.