Pequena, aconchegante, charmosa e encantadora. Siena é digna de todos esses adjetivos e muitos outros. Vista de cima, parece um labirinto de ruas estreitas, o que nos faz lembrar de sua essência medieval. Andar pelas ruas de Siena é se sentir em um filme sobre a Idade Média. As ruas, ocupadas por prédios feitos de pedras em estilos romanesco e gótico, além de outros, reservam boas surpresas: museus, lojas, restaurantes e gelaterias fazem da cidade uma mistura do antigo com o novo.

Museus guardam tesouros e encantam pela arquitetura. As igrejas, então, nem se fala. Cada construção mais grandiosa do que a outra. E se você gosta de relaxar, que tal se sentar e tomar um sorvete na famosíssima Piazza del Campo, cenário do Palio di Siena, uma corrida secular de cavalos que lota a cidade todos os anos? Siena é muitas em uma só: tem cultura, arte, parques, feiras, monumentos que fascinam, paisagens que impressionam. E sempre com um toque de delicadeza, como as flores que moradores deixam nas janelas. Uma cortesia dos sienenses para os turistas.

Siena

Siena tem monumentos imperdíveis: a Torre del Mangia, por exemplo, oferece uma vista de tirar o fôlego. O Orto de'Pecci é um oásis para quem quer relaxar: tem um campo verde incrível, uma paisagem linda e até uma horta medieval. Gosta de feiras? O Mercato de Santa Barbara movimenta a cidade todas as quartas-feiras. O Duomo é outro tesouro guardado em Siena: lindo por for fora, maravilhoso por dentro! 

Resumindo, não se pode eleger uma cidade toscana preferida enquanto não conhecer Siena. A cidade é tão preservada que parece ter parado no tempo. Mas os comerciantes, os turistas e a agitação diurna estão lá para nos lembrar que o tempo não parou, apenas foi generoso demais com esse lugar incrível!