Búzios

Como se locomover em Búzios

A cidade de Búzios, com apenas 69 km² de área, é bastante pequena e de fácil locomoção. A maioria das praias estão próximas e você poderá tranquilamente ir a várias delas no mesmo dia. Não há semáforos na cidade, apenas faixas de pedestres. As pistas são quase todas de mão dupla e há muitos radares eletrônicos ao longo das vias, que muitas vezes têm velocidade limite de 40km/h. Esse esquema de trânsito costuma gerar grandes engarrafamentos nos períodos de alta temporada, especialmente na via principal, a Avenida José Bento Ribeiro Dantas. Por isso, se estiver por lá em um dia movimentado, procure circular entre as praias mais próximas e evite atravessar a cidade. 

De carro 

A maneira mais prática e rápida para circular em Búzios é de carro. Com um aplicativo simples de locomoção, como o Google Maps, você estará pronto para encontrar qualquer uma das praias da cidade. Depois de alguns dias, será fácil dirigir sem mapa, especialmente porque as praias são muito bem sinalizadas. É possível parar na estrada para ver os mirantes e chegar à beira-mar se estiver de carro, coisa que não acontece no transporte público.  

Búzios tem um esquema complexo de estacionamento, no qual quase todas as vagas funcionam em sistema rotativo com cartão, chamado de Zona Azul (operado pela Summer Parking). O sistema, porém, vive em disputa judicial e nem sempre está em funcionamento (quando visitamos a cidade não estava funcionando). O custo médio é de 3 reais a hora e o cartão deve ser adquirido com os fiscais uniformizados de colete azul. Confirme com a pousada se o sistema está valendo. Caso esteja, não deixe de adquirir os cartões de estacionamento antes de parar em uma vaga.  

O estacionamento rotativo de Armação dos Búzios funciona de segunda a domingo, a partir das 10h da manhã: 

  • Área Centro: Diurno - das 10h da manhã até às 20h - máximo de 2 horas consecutivas.  
  • Área Centro: Noturno - a partir das 20h - máximo de 6 horas consecutivas. 
  • Área Praias: a partir das 10hs da manhã - máximo de 6 horas consecutivas. 
  • Tarifa: 1 hora - R$ 3,00 

Há também muitos guardadores de carros na cidade. Eles costumam sugerir preços fixos para o dia na vaga (quando o sistema rotativo não está operante). Não caia nessa! Esses guardadores não são cadastrados e você não tem nenhuma obrigação de pagar a eles para usar a vaga. Outra prática comum são as vagas em lotes particulares. Muitas têm vínculos com quiosques nas praias. Caso você consuma alguma coisa no local, estará isento do estacionamento. Pode ser uma boa solução, especialmente em dias de praia lotada e quando a cobrança é obrigatória no Zona Azul.    

Caso deseje alugar um carro, o ideal é alugar ainda no Rio de Janeiro. Há pouca oferta de aluguel em Búzios e você corre o risco de não conseguir um automóvel (caso deseje, faça a reserva com antecedência). A empresa com maior oferta de carros em Búzios é a Localiza. Outra solução é alugar um buggy. O veículo, que tanto combina com as praias, pode ser alugado por 120 reais o dia. Para aluguel de buggy, procure a Venturini Turismo.   

Atenção! Ao escolher uma pousada, verifique se ela oferece estacionamento privativo. Isso evitará o pagamento das noites do carro estacionado. Uma economia e tanto diante do alto valor do Zona Azul em Búzios.  

Transporte público 

A oferta de transporte público em Búzios não é tão boa. A melhor opção para quem não deseja andar de carro é pegar uma das vans disponíveis na cidade. Elas costumam fazer o trajeto pela avenida principal, de ponta a ponta, e levam os visitantes a locais próximos às praias, mas quase nunca até elas. Uma caminhada sempre será necessária para completar o percurso. 

A pé e de bike 

Os trajetos entre praias mais próximas podem tranquilamente ser percorridos a pé ou de bicicleta. Vale alertar para o sobe e desce comum à geografia da cidade. Alguns caminhos, como para a Praia Brava, podem ser bem cansativos, mas a vista é deliciosa e você nem vai perceber o esforço físico. Algumas praias têm pequenas trilhas, então será quase inevitável fazer caminhadas. Sempre que possível, priorize o trajeto a pé, especialmente em alta temporada, quando o trânsito e a falta de vagas atrapalham o dia e esgotam a paciência. 

A Rua das Pedras, famosa pelas lojas e restaurantes, é destinada apenas a pedestres. Caso queira economizar em transporte, procure pousadas próximas ao Centro. Desse modo, você não precisará de carro ao anoitecer para percorrer a badalada rua de Búzios.  

De barco 

Quase todas as praias de Búzios têm mar bastante calmo, o que facilita bastante o trajeto de barco, ou táxi marítimo, como é conhecido entre os moradores. Eles são eficientes especialmente para percorrer curtas distâncias entre as praias de mar fechado e assim evitar o transtorno do trânsito e dos estacionamentos. Os trajetos custam entre 5 e 30 reais por pessoa e variam de acordo com a distância e o número de passageiros no barco. Bons pontos de partida são a Praia dos Ossos e o Cais do Mangue, na Praia da Amação, onde há grande oferta de barcos para Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Manguinhos e Tartaruga. Pergunte ao barqueiro sobre o limite de horário de barcos disponíveis para o retorno.   

 

Tudo que você precisa saber sobre Búzios!

Esse texto sobre Como se locomover em Búzios faz parte do guia de Búzios no Melhores Destinos

Comentários para Como se locomover em Búzios

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.