Búzios

Quando ir a Búzios

A cidade de Búzios se mantém charmosa durante todo o ano, mas claro que a variação de temperatura e alta temporada influenciam bastante no clima do lugar. E, nesse caso, não estamos falando necessariamente da previsão do tempo, mas sim do número de turistas que vão até lá para curtir dias de praia. 

Búzios está localizada muito próxima ao Rio de Janeiro, exatamente por isso é um dos destinos prediletos entre os cariocas para escapadinhas de final de semana. Sendo assim, se a previsão do tempo for de sol, dificilmente você encontrará Búzios tranquila nos dias de sábado e domingo. Ela é o típico destino de praia que sempre enche quando há folga no calendário. E a proximidade com a capital carioca ajuda muito na escolha dos viajantes de última hora.  

O mesmo acontece com todos os feriados prolongados e períodos de férias escolares. Especialmente em datas comemorativas — como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo —, Búzios recebe um número bem maior de turistas do que consegue comportar. A alta temporada na cidade vai de dezembro até o final do carnaval. Caso deseje um destino mais tranquilo, é recomendável evitar os períodos que atraem mais turistas. O desconforto pode ser realmente grande e o excesso de pessoas gera alguns problemas. É comum que a cidade sofra com a falta de água, engarrafamentos constantes, pouco espaço sobrando nas praias e até filas para jantar. Ah! E as hospedagens também ficam mais caras e mais disputadas. Se você está preparado para enfrentar a alta temporada, seja bem-vindo a dias de muito calor e boa praia! Caso contrário, prefira datas mais tranquilas. 

As temperaturas em Búzios não variam muito ao longo do ano. Os meses mais quentes coincidem com o verão, quando a máxima chega a 29°C (janeiro a março). Esses também são alguns dos meses mais chuvosos. A boa notícia é que Búzios tem um dos menores índices pluviométricos do Rio de Janeiro e você sempre encontrará uma pontinha de sol. O período de chuva começa em outubro e tem auge nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Um autêntico verão de clima tropical.  

Logo após o verão, a temperatura começa a cair um pouco e as chuvas se tornam menos constantes. É hora de aproveitar o início da baixa temporada (que vai de abril a novembro) para conseguir preços melhores nas pousadas e curtir o clima mais tranquilo nas praias. Os meses de abril e maio são o meio termo quando se trata de temperaturas e chuvas. É um dos melhores períodos para visitar a cidade, especialmente porque os preços de hospedagem já começaram a cair.  

A chegada do inverno traz as temperaturas mais baixas. Há a grande vantagem, entretanto, da estiagem. Esse é o período que menos chove em Búzios. Por mais que a temperatura não esteja muito alta, você terá belos dias de sol à beira da praia. O período mais seco do ano vai de junho a setembro, quando também acontece o auge do frio. Nos meses de inverno, as hospedagens ficam mais baratas e a cidade bem mais vazia. A desvantagem é que alguns estabelecimentos fecham as portas na baixa temporada, mas nada que atrapalhe a viagem. 

Os meses de outubro e novembro marcam a passagem para o verão, quando as temperaturas começam a subir e as chuvas se intensificam. Ainda em baixa temporada, é um bom período para quem deseja a cidade tranquila, com bons preços, mas um pouquinho mais de calor. Esta é a porta de entrada para a alta temporada de verão, que começa em dezembro.  

Veja as médias anuais* na ordem de temperatura mínima, temperatura máxima e índice pluviométrico:  

  • Janeiro - 22°C / 29°C / 97 mm 
  • Fevereiro - 23°C / 29°C / 76 mm 
  • Março - 23°C / 29°C / 84 mm 
  • Abril - 22°C / 28°C / 91 mm 
  • Maio - 20°C / 26°C / 72 mm 
  • Junho - 19°C / 25°C / 43 mm 
  • Julho - 19°C / 25°C / 42 mm 
  • Agosto - 19°C /24°C / 39 mm 
  • Setembro - 19°C / 24°C / 58 mm 
  • Outubro - 20°C / 25°C / 83 mm 
  • Novembro - 21°C / 27°C / 106 mm 
  • Dezembro - 22°C / 28°C / 123 mm 

Meses mais chuvosos: novembro e dezembro; 

Meses mais secos: junho, julho e agosto; 

Alta temporada: dezembro até a Semana Santa. 

*Com dados do Climate Data Org e do Weather Channel 

 

Tudo que você precisa saber sobre Búzios!

Esse texto sobre Quando ir a Búzios faz parte do guia de Búzios no Melhores Destinos

Comentários para Quando ir a Búzios

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.