Praias de Búzios
Impossível resistir a uma cidade que oferece mais de vinte opções de praias em uma península de apenas 8 km de extensão. Búzios presenteia os turistas com um dos mais encantadores litorais do país e recebe todos eles para muitos dias de sol. Prepare-se para se perder entre maravilhosas porções de areia, algumas cercadas de belas formações rochosas e mata virgem, outras pelo colorido dos guarda-sóis que tomam conta da cidade.
Escolha entre as agitadas Geribá e Ferradura; a elegante Praia Brava; as pequeninas Azeda, Azedinha e Ferradurinha; as disputadas João Fernandes e João Fernandinho; as quase desconhecidas Praia da Foca, Olho de Boi, Praia do Forno, Praia do Canto e Praia dos Amores; as prediletas entre os amantes do pôr do sol Tartaruga e Manguinhos; as super centrais Praia da Armação e Praia das Ossos; ou as mais afastadas Praia Rasa, Praia de Tucuns, Caravelas e José Gonçalves. Em meio a enseadas quase desertas e ondas de mar aberto, você certamente encontrará o seu lugar no sol buziano.
O ponto alto de Búzios, e o que diferencia a cidade de outros destinos de praia famosos no país, é a facilidade de acesso à maioria das praias. Em Búzios, não será necessário fazer longas trilhas, pegar um barco ou mesmo percorrer longas estradas para curtir uma praia espetacular. Elas estão todas bem ali, facinhas e disponíveis a todos os turistas. Com um carro, bike ou mesmo a pé, você poderá explorar quase todas as praias locais. E o melhor de tudo é saber que as praias são realmente lindas, por isso, prepare-se para conhecer cada uma delas e escolher a sua predileta.
As praias de Búzios, apesar de serem muito próximas umas às outras, oferecem características muito diferentes. Este é um dos pontos fortes da cidade. Em Búzios, há praias para quem gosta de ambiente deserto e totalmente conectado à natureza; praias para quem curte a calmaria, mas não abre mão de conforto; praias para quem não vive sem o agito da areia lotada; algumas com mar de piscina e outras com grandes ondas e até praia para a prática de naturismo. O ideal é você dedicar um tempinho a cada uma delas para então selecionar a sua lista de prediletas e curtir o resto da viagem.
A melhor maneira de percorrer as praias de Búzios é de carro, mas você poderá também fazer pequenos trajetos de bicicleta, a pé ou em táxi marítimo (veja mais em Como se locomover em Búzios). Para quem deseja ter uma ideia geral da cidade, boas opções para descobrir as praias são os passeios de escuna, traineira, lancha e até mesmo o percurso de trolley, que oferece um tour por vários destinos (veja mais em Passeios em Búzios). O importante é saber que, seja qual for o seu meio de transporte, ele sempre te levará a um pedaço do paraíso. Veja quais são as principais praias de Búzios e clique em cada uma delas para mais detalhes sobre onde comer, opções de hospedagem, localização e como chegar.
Praia de Geribá - Praia mais popular e agitada da cidade. Entretanto, por ter uma larga faixa de areia e ser bem grande, dificilmente fica lotada. Boa opção para quem gosta de movimento, infraestrutura e espaço. O mar costuma ser batido e venta bastante na praia. As ondas são propícias para prática de surf e windsurf. O canto direito da praia é mais vazio, enquanto o centro é mais agitado e o canto esquerdo tem o mar mais calmo. Boa para quem deseja se hospedar à beira-mar. A Praia de Geribá dá acesso à Praia da Ferradurinha.
Praia da Azeda e Azedinha - Queridinhas de Búzios, as praias da Azeda e Azedinhas são lindas, com mar calmo e ambiente rústico. As duas são pequeninas e com faixa de areia bem curta, mas a Azeda é um pouco maior e com mais infaestrutura que a Azedinha. Como as duas são separadas apenas por um curto caminho de pedras, será fácil transitar entre elas. Boas para prática de SUP, caiaque e snorkeling. Azeda e Azedinha estão entre as poucas que exigem algum esforço para chegar. O acesso é a pé, em pista a partir do canto direito da Praia dos Ossos. No final do trajeto, uma escadaria de madeira leva às praias.
Praia de João Fernandes e João Fernandinho - As duas vizinhas têm visual parecido ao das Azeda e Azedinha, porém são maiores e com faixa de areia mais longa. O mar é bastante calmo tanto na irmã maior, a João Fernandes (com boa infraestrutura), quanto na irmã menor, João Fernandinho (mais rústica). Ótimas para crianças e também para a prática de SUP, caiaque e snorkeling. João Fernandes pode ser acessada de carro, enquanto João Fernandinho tem acesso por uma escadaria. Antes de ir para a praia, aproveite o mirante que oferece lindo visual. Bons lugares para quem busca uma pousada com bela vista para o mar.
Praia da Ferradura - Com faixa de areia disputada, especialmente no canto esquerdo, a Praia da Ferradura atrai muito os grupos com crianças devido ao mar calmo e raso. A praia, apesar de constantemente cheia, não está entre as mais bonitas de Búzios, mas oferece várias atrações para a garotada, até mesmo alguns clássicos pedalinhos. A região tem várias opções de hospedagem.
Praia da Ferradurinha - Pequenina e de paisagem belíssima, a Praia da Ferradurinha é uma pequena enseada em meio a dois paredões de pedras. O mar é extremamente calmo, mas basta subir na rocha para ver a violência das ondas em mar aberto. Realmente lindíssimo! Por ter faixa de areia bem pequena, ela costuma ficar cheia nos finais de semanas. O acesso é a pé, a partir do canto esquerdo de Geribá. Ótima pedida para crianças. Também é recomendada para SUP e caiaque.
Praia Brava - Uma das mais lindas praias de Búzios, a Praia Brava tem faixa de areia longa e é dividida em duas por uma formação rochosa de fácil acesso. O canto esquerdo é marcado por dois clubes chiques, onde é possível curtir a praia com todo o glamour. É a praia mais chique da cidade. O canto direito é mais rústico, apenas com alguns vendedores de bebidas e aluguel de cadeiras. O mar é agitado, mas sempre belo. A partir da Praia Brava, é possível acessar a trilha para a Praia Olho de Boi, destinada à prática de naturismo.
Praia da Foca - Praticamente desconhecida e deserta, a Praia da Foca tem paisagem única em Búzios. É muito pequena, quase imperceptível para quem passa na estrada; a curta faixa de areia está localizada entre dois altos paredões de pedra. Dependendo da maré, há belas formações de piscinas naturais. Ótima para fugir do agito nos finais de semana.
Praia do Forno - Apesar de estar localizada à beira da pista, a Praia do Forno é pouco frequentada entre os turistas. Com mar calmo e fundo, é ótima para a prática de snorkeling. A praia tem uma curta faixa de areia cor-de-rosa e uma pequena gruta escondida no canto direito. Também boa opção para dias de cidade cheia, o lugar nunca está lotado.
Praia Olho de Boi - Existe uma razão para que esta praia seja a mais difícil de ser acessada em Búzios, ela é destina à prática do naturismo. Só quem chega até ela é o público cativo, que conhece onde a trilha a partir da Praia Brava levará. A Olho de Boi é pequena e escondida entre duas rochas, mas quem chega pela trilha, do alto consegue ter uma bela visão geral da praia. Vale até dar uma espiadinha antes para decidir ficar ou não na praia.
Praia dos Ossos - Central de partida de táxis marítimos, a Praia dos Ossos não está entre as prediletas para banho. Entretanto, é um bom ponto de apoio para quem deseja se hospedar próximo ao centro, mas não quer ficar em meio à confusão.
Praia da Armação - Apesar de não ser uma praia boa para banho, a Praia da Armação está sempre cheia. Isso porque ela oferece a charmosa Orla Bardot e a movimentada Rua das Pedras, além de ser ponto de partida dos passeios de escuna, táxis marítimos e barcos que percorrem outras praias de Búzios. É um bom ponto para passeio, especialmente ao pôr do sol. Há grande oferta de hospedagem na região.
Praia do Canto e Praia dos Amores - Localizada no final da Praia da Armação, a Praia do Canto oferece mar calmo e boa faixa de areia. A depender da maré, ela forma piscinas naturais para banho. A partir das rochas no canto esquerdo, é possível chegar à deserta Praia dos Amores. O caminho não é dos mais fáceis, por isso a praia está sempre muito tranquila. Boa para quem deseja privacidade.
Praia da Tartaruga - Com boa infraestrutura de restaurantes, mar calmo e faixa de areia razoável, a Praia da Tartaruga figura entre as prediletas dos turistas, que aproveitam para praticar SUP, caiaque e até mergulho com snorkel. A praia é procurada especialmente no entardecer, quando o pôr do sol acontece no mar.
Praia de Manguinhos e Praia Rasa - Preferida entre os praticantes de esportes que dependem de vento, a Praia de Manguinhos é point do windsurf, kitesurf e vela. A praia é também ponto de um dos melhores complexos de restaurantes da cidade, o Porto da Barra. O lugar oferece um maravilhoso pôr do sol; perfeito para o final de tarde. A Praia Rasa é continuação da Praia de Manguinhos, lá estão algumas pousadas que oferecem hospedagem à beira-mar.
Praia de Tucuns - Quase deserta, a longa faixa de areia da Praia de Tucuns é um presente para quem gosta de praia vazia e boas ondas. Lugar ideal para prática de esportes que dependem de vento ou de espaço. É possível até fazer saltos de parapente na praia. O canto esquerdo oferece alguns hotéis e casas, enquanto o direito é absolutamente virgem e preservado. Um espetáculo para quem gosta de grandes praias.
Praia de Caravelas e Praia de José Gonçalves - As duas são as praias mais afastadas do Centro de Búzios. Localizadas na estrada de acesso a Cabo Frio, Caravelas e José Gonçalves são formadas por faixas de areia pequenas, mas com grandes ondas e mar propício para a prática de surf. O quiosque que vende uma famosa casquinha de mariscos está em José Gonçalves, enquanto em Caravelas há um restaurante à beira-mar. As duas são boas escapadas para finais de semana lotados, mas não são aconselháveis para crianças.