Búzios

Praias de Búzios

Impossível resistir a uma cidade que oferece mais de vinte opções de praias em uma península de apenas 8 km de extensão. Búzios presenteia os turistas com um dos mais encantadores litorais do país e recebe todos eles para muitos dias de sol. Prepare-se para se perder entre maravilhosas porções de areia, algumas cercadas de belas formações rochosas e mata virgem, outras pelo colorido dos guarda-sóis que tomam conta da cidade.

Escolha entre as agitadas Geribá e Ferradura; a elegante Praia Brava; as pequeninas Azeda, Azedinha e Ferradurinha; as disputadas João Fernandes e João Fernandinho; as quase desconhecidas Praia da Foca, Olho de BoiPraia do FornoPraia do Canto e Praia dos Amores; as prediletas entre os amantes do pôr do sol Tartaruga e Manguinhos; as super centrais Praia da Armação e Praia das Ossos; ou as mais afastadas Praia Rasa, Praia de Tucuns, Caravelas e José Gonçalves. Em meio a enseadas quase desertas e ondas de mar aberto, você certamente encontrará o seu lugar no sol buziano.  

O ponto alto de Búzios, e o que diferencia a cidade de outros destinos de praia famosos no país, é a facilidade de acesso à maioria das praias. Em Búzios, não será necessário fazer longas trilhas, pegar um barco ou mesmo percorrer longas estradas para curtir uma praia espetacular. Elas estão todas bem ali, facinhas e disponíveis a todos os turistas. Com um carro, bike ou mesmo a pé, você poderá explorar quase todas as praias locais. E o melhor de tudo é saber que as praias são realmente lindas, por isso, prepare-se para conhecer cada uma delas e escolher a sua predileta. 

As praias de Búzios, apesar de serem muito próximas umas às outras, oferecem características muito diferentes. Este é um dos pontos fortes da cidade. Em Búzios, há praias para quem gosta de ambiente deserto e totalmente conectado à natureza; praias para quem curte a calmaria, mas não abre mão de conforto; praias para quem não vive sem o agito da areia lotada; algumas com mar de piscina e outras com grandes ondas e até praia para a prática de naturismo. O ideal é você dedicar um tempinho a cada uma delas para então selecionar a sua lista de prediletas e curtir o resto da viagem. 

A melhor maneira de percorrer as praias de Búzios é de carro, mas você poderá também fazer pequenos trajetos de bicicleta, a pé ou em táxi marítimo (veja mais em Como se locomover em Búzios). Para quem deseja ter uma ideia geral da cidade, boas opções para descobrir as praias são os passeios de escuna, traineira, lancha e até mesmo o percurso de trolley, que oferece um tour por vários destinos (veja mais em Passeios em Búzios). O importante é saber que, seja qual for o seu meio de transporte, ele sempre te levará a um pedaço do paraíso. Veja quais são as principais praias de Búzios e clique em cada uma delas para mais detalhes sobre onde comer, opções de hospedagem, localização e como chegar.

 

Praia de Geribá - Praia mais popular e agitada da cidade. Entretanto, por ter uma larga faixa de areia e ser bem grande, dificilmente fica lotada. Boa opção para quem gosta de movimento, infraestrutura e espaço. O mar costuma ser batido e venta bastante na praia. As ondas são propícias para prática de surf e windsurf. O canto direito da praia é mais vazio, enquanto o centro é mais agitado e o canto esquerdo tem o mar mais calmo. Boa para quem deseja se hospedar à beira-mar. A Praia de Geribá dá acesso à Praia da Ferradurinha.  

Praia da Azeda e Azedinha - Queridinhas de Búzios, as praias da Azeda e Azedinhas são lindas, com mar calmo e ambiente rústico. As duas são pequeninas e com faixa de areia bem curta, mas a Azeda é um pouco maior e com mais infaestrutura que a Azedinha. Como as duas são separadas apenas por um curto caminho de pedras, será fácil transitar entre elas. Boas para prática de SUP, caiaque e snorkeling. Azeda e Azedinha estão entre as poucas que exigem algum esforço para chegar. O acesso é a pé, em pista a partir do canto direito da Praia dos Ossos. No final do trajeto, uma escadaria de madeira leva às praias.  

Praia de João Fernandes e João Fernandinho - As duas vizinhas têm visual parecido ao das Azeda e Azedinha, porém são maiores e com faixa de areia mais longa. O mar é bastante calmo tanto na irmã maior, a João Fernandes (com boa infraestrutura), quanto na irmã menor, João Fernandinho (mais rústica). Ótimas para crianças e também para a prática de SUP, caiaque e snorkeling. João Fernandes pode ser acessada de carro, enquanto João Fernandinho tem acesso por uma escadaria. Antes de ir para a praia, aproveite o mirante que oferece lindo visual. Bons lugares para quem busca uma pousada com bela vista para o mar.

Praia da Ferradura - Com faixa de areia disputada, especialmente no canto esquerdo, a Praia da Ferradura atrai muito os grupos com crianças devido ao mar calmo e raso. A praia, apesar de constantemente cheia, não está entre as mais bonitas de Búzios, mas oferece várias atrações para a garotada, até mesmo alguns clássicos pedalinhos. A região tem várias opções de hospedagem. 

Praia da Ferradurinha - Pequenina e de paisagem belíssima, a Praia da Ferradurinha é uma pequena enseada em meio a dois paredões de pedras. O mar é extremamente calmo, mas basta subir na rocha para ver a violência das ondas em mar aberto. Realmente lindíssimo! Por ter faixa de areia bem pequena, ela costuma ficar cheia nos finais de semanas. O acesso é a pé, a partir do canto esquerdo de Geribá. Ótima pedida para crianças. Também é recomendada para SUP e caiaque.  

Praia Brava - Uma das mais lindas praias de Búzios, a Praia Brava tem faixa de areia longa e é dividida em duas por uma formação rochosa de fácil acesso. O canto esquerdo é marcado por dois clubes chiques, onde é possível curtir a praia com todo o glamour. É a praia mais chique da cidade. O canto direito é mais rústico, apenas com alguns vendedores de bebidas e aluguel de cadeiras. O mar é agitado, mas sempre belo. A partir da Praia Brava, é possível acessar a trilha para a Praia Olho de Boi, destinada à prática de naturismo. 

Praia da Foca - Praticamente desconhecida e deserta, a Praia da Foca tem paisagem única em Búzios. É muito pequena, quase imperceptível para quem passa na estrada; a curta faixa de areia está localizada entre dois altos paredões de pedra. Dependendo da maré, há belas formações de piscinas naturais. Ótima para fugir do agito nos finais de semana.  

Praia do Forno - Apesar de estar localizada à beira da pista, a Praia do Forno é pouco frequentada entre os turistas. Com mar calmo e fundo, é ótima para a prática de snorkeling. A praia tem uma curta faixa de areia cor-de-rosa e uma pequena gruta escondida no canto direito. Também boa opção para dias de cidade cheia, o lugar nunca está lotado.  

Praia Olho de Boi - Existe uma razão para que esta praia seja a mais difícil de ser acessada em Búzios, ela é destina à prática do naturismo. Só quem chega até ela é o público cativo, que conhece onde a trilha a partir da Praia Brava levará. A Olho de Boi é pequena e escondida entre duas rochas, mas quem chega pela trilha, do alto consegue ter uma bela visão geral da praia. Vale até dar uma espiadinha antes para decidir ficar ou não na praia. 

Praia dos Ossos - Central de partida de táxis marítimos, a Praia dos Ossos não está entre as prediletas para banho. Entretanto, é um bom ponto de apoio para quem deseja se hospedar próximo ao centro, mas não quer ficar em meio à confusão. 

Praia da Armação - Apesar de não ser uma praia boa para banho, a Praia da Armação está sempre cheia. Isso porque ela oferece a charmosa Orla Bardot e a movimentada Rua das Pedras, além de ser ponto de partida dos passeios de escuna, táxis marítimos e barcos que percorrem outras praias de Búzios. É um bom ponto para passeio, especialmente ao pôr do sol. Há grande oferta de hospedagem na região. 

Praia do Canto e Praia dos Amores - Localizada no final da Praia da Armação, a Praia do Canto oferece mar calmo e boa faixa de areia. A depender da maré, ela forma piscinas naturais para banho. A partir das rochas no canto esquerdo, é possível chegar à deserta Praia dos Amores. O caminho não é dos mais fáceis, por isso a praia está sempre muito tranquila. Boa para quem deseja privacidade. 

Praia da Tartaruga - Com boa infraestrutura de restaurantes, mar calmo e faixa de areia razoável, a Praia da Tartaruga figura entre as prediletas dos turistas, que aproveitam para praticar SUP, caiaque e até mergulho com snorkel. A praia é procurada especialmente no entardecer, quando o pôr do sol acontece no mar. 

Praia de Manguinhos e Praia Rasa - Preferida entre os praticantes de esportes que dependem de vento, a Praia de Manguinhos é point do windsurf, kitesurf e vela. A praia é também ponto de um dos melhores complexos de restaurantes da cidade, o Porto da Barra. O lugar oferece um maravilhoso pôr do sol; perfeito para o final de tarde. A Praia Rasa é continuação da Praia de Manguinhos, lá estão algumas pousadas que oferecem hospedagem à beira-mar. 

Praia de Tucuns - Quase deserta, a longa faixa de areia da Praia de Tucuns é um presente para quem gosta de praia vazia e boas ondas. Lugar ideal para prática de esportes que dependem de vento ou de espaço. É possível até fazer saltos de parapente na praia. O canto esquerdo oferece alguns hotéis e casas, enquanto o direito é absolutamente virgem e preservado. Um espetáculo para quem gosta de grandes praias. 

Praia de Caravelas e Praia de José Gonçalves - As duas são as praias mais afastadas do Centro de Búzios. Localizadas na estrada de acesso a Cabo Frio, Caravelas e José Gonçalves são formadas por faixas de areia pequenas, mas com grandes ondas e mar propício para a prática de surf. O quiosque que vende uma famosa casquinha de mariscos está em José Gonçalves, enquanto em Caravelas há um restaurante à beira-mar. As duas são boas escapadas para finais de semana lotados, mas não são aconselháveis para crianças. 

 

  • Praia-brava

    Praia Brava

    Nota:  de 10 (0)

    Não se deixe levar pelo nome. A Praia Brava em nada lembra um ambiente pouco acolhedor. Muito pelo contrário! É provável que ela seja uma das mais convidativas porções de areia de Búzios. A distância do Centro e da grande parte das pousadas faz com...

  • Praia-da-armacao

    Praia da Armação

    Nota:  de 10 (0)

    Principal ponto turístico de Búzios, a Praia da Armação é um dos lugares mais agitados da cidade. A praia não é a melhor opção para banho (na verdade, nem se vê banhistas por lá), porém ela reúne boas atrações. A Praia da Armação...

  • Praia-da-azeda

    Praia da Azeda

    Nota:  de 10 (0)

    A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. A Praia é pequena, charmosa e com mar calmo e colorido. A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas. Como a faixa de areia é muito estreita, ela acaba se tornando uma das mais cheias...

  • Praia-da-azedinha

    Praia da Azedinha

    Nota:  de 10 (0)

    Se a Praia da Azeda já é lindíssima, o que dizer da Praia da Azedinha? A pequena praia é vizinha à Azeda e apresenta faixa de areia mais curta e ambiente mais integrado com a natureza. As duas são separadas por um caminho de Pedra que serve de passagem para os visitantes que ficam em dúvida entre as duas. 

    ...

  • Praia-da-ferradura

    Praia da Ferradura

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia da Ferradura oferece mar calmo e raso, pedalinhos, SUP, caiaque, cadeiras, guarda-sóis e várias opções para refeição. Ou seja, tudo o que os pais precisam para ir à praia com os pequenos. Sem contar que não será difícil conseguir um banheiro nas...

  • Praia-da-ferradurinha

    Praia da Ferradurinha

    Nota:  de 10 (0)

    Diferente das praias da Azeda e Azedinha e de João Fernandes e João Fernandinho, a Praia da Ferradurinha não está ao lado da Praia da Ferradura. Isso pode ser um pouco confuso para quem chega a Búzios pela primeira vez, mas nada que uma visita a cada uma delas não resolva.  

    A Praia da Ferradurinha...

  • Praia-da-foca

    Praia da Foca

    Nota:  de 10 (0)

    A pequena Praia da Foca, pouco conhecida pelos turistas, é um dos mais lindos cantinhos de Búzios e merece várias visitas. Falamos em várias porque a praia sofre um bocado a variação da maré e a cada hora do dia ela apresenta características bem diferentes.  

    A Praia da Foca...

  • Praia-da-tartaruga

    Praia da Tartaruga

    Nota:  de 10 (0)

    Formada por duas porções de areia separadas por um belo caminho de pedras, a Praia da Tartaruga alia beleza à boa infraestrutura. A praia consegue manter o ar rústico, com quiosques feitos de madeira (depois que alguns de alvenaria foram demolidos) e cardápios típicos de frutos do mar. O lugar é...

  • Praia-de-caravelas

    Praia de Caravelas

    Nota:  de 10 (0)

    Quase na saída de Búzios e bastante escondida dos olhos dos turistas, a Praia de Caravelas é praticamente desconhecida dos forasteiros. Seria totalmente verdade se ali não houvesse a presença de um resort (não necessariamente de luxo), que transforma a Praia de Caravelas em ambiente...

  • Praia-de-geriba

    Praia de Geribá

    Nota:  de 10 (0)

    Ela está entre as mais populares e visitadas praias de Búzios. Geribá é queridinha entre os turistas e moradores, especialmente por aqueles que gostam de praia grande (são quase 2 km), muita areia, movimento e infraestrutura. Geribá marca um dos principais pontos de hospedagem da cidade. Só...

  • Praia-de-joao-fernandes

    Praia de João Fernandes

    Nota:  de 10 (0)

    O espetáculo começa ainda no topo do mirante que mostra o belo mar da Praia de João Fernandes. Difícil não se encantar e descer até a areia. As praias de João Fernandes e João Fernadinho são vizinhas e não há ligação terrestre entre as...

  • Praia-de-joao-fernandinho

    Praia de João Fernandinho

    Nota:  de 10 (0)

    Há quem não chegue a este pequeno pedaço de paraíso por simplesmente ser fisgado pela vizinha, e mais agitada, Praia de João Fernando. É em João Fernandinho, entretanto, que a beleza da região se mostra ainda mais intensa. A praia é realmente pequenina, cercada pela mata...

  • Praia-de-jose-goncalves

    Praia de José Gonçalves

    Nota:  de 10 (0)

    O quiosque presente na Praia José Gonçalves talvez seja mais famoso do que ela mesma. Não há um buziano que, ao falar sobre as praias, não diga que os quitutes do Quiosque Raniere são imperdíveis. O destaque é a casquinha de mariscos, premiada em...

  • Praia-de-manguinhos

    Praia de Manguinhos

    Nota:  de 10 (0)

    A Praia de Manguinhos não é tão famosa pela combinação de areia e mar, mas sim pelo belo espetáculo de pôr do sol. A partir do cais do Porto da Barra, você poderá apreciar um lindo entardecer, regado a boa comida, cerveja gelada ou um drink digno do momento. O Porto da Barra é um complexo de...

  • Praia-de-tucuns

    Praia de Tucuns

    Nota:  de 10 (0)

    De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. Um pouco esquecida pelos turistas, que muitas vezes não se afastam do centro, a Praia de Tucuns acaba se tornando um reduto para poucos felizardos. A enorme faixa de areia ajuda a manter o local sempre tranquilo e...

  • Praia-do-canto

    Praia do Canto

    Nota:  de 10 (0)

    Continuação da Praia da Armação, a Praia do Canto é o local mais apropriado para banho nesta faixa de areia. Localizado no canto esquerdo da praia, próximo ao paredão rochoso, a Praia do Canto é ótima pedida para quem não quer se afastar do centro, mas deseja um belo mar transparente...

  • Praia-do-forno

    Praia do Forno

    Nota:  de 10 (0)

    Ela não está entre as mais procuradas pelos turistas, exatamente por isso é uma excelente pedida para dias de final de semana, quando Búzios está lotada. A Praia do Forno tem mar extremamente tranquilo e transparente, mas a grande estrela do local é a areia cor-de-rosa, que dá charme...

  • Praia-dos-amores

    Praia dos Amores

    Nota:  de 10 (0)

    Uma das mais escondidas praias de Búzios, a Praia dos Amores é destino certo para quem deseja sossego, tranquilidade e exclusividade. O acesso difícil — a partir de uma trilha de pedras na Praia do Canto — ajuda a manter o local quase deserto.  

    A Praia dos Amores está localizada em meio a um grande...

  • Praia-dos-ossos

    Praia dos Ossos

    Nota:  de 10 (0)

    Vizinha à Praia da Armação, a Praia dos Ossos é quase um ponto de passagem entre os turistas. Devido ao grande fluxo de embarcações, a praia não oferece um mar tão bom para banho, mas ela é um ótimo ponto de apoio para quem deseja pegar um táxi marítimo até...

  • Praia-olho-de-boi

    Praia Olho de Boi

    Nota:  de 10 (0)

    Destinada ao público naturista, a Praia Olho de Boi é reduto escondido em Búzios. A trilha que leva ao local tem início no canto direito da Praia Brava. Essa é a única maneira de chegar por terra. A faixa de areia é estreita e o mar se mantém calmo entre...

  • Praia-rasa

    Praia Rasa

    Nota:  de 10 (0)

    Sequência da Praia de Manguinhos, a Praia Rasa oferece uma longa faixa de areia para os visitantes. A praia tem muito vento e mar relativamente tranquilo, o que atrai famílias e praticantes de esportes como kitesurf e windsurf. Escondida atrás de uma grande faixa de casas, a Praia Rasa não é popular entre...

Tudo que você precisa saber sobre Búzios!

Esse texto sobre Praias de Búzios faz parte do guia de Búzios no Melhores Destinos

Comentários para Praias de Búzios

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.