Pirenópolis

Como se locomover em Pirenópolis

A cidade histórica de Pirenópolis é cercada por belas cachoeiras e fazendas. E para percorrer cada uma delas será necessário, muitas vezes, um deslocamento de carro — quase sempre por estradas de terra — e também algumas trilhas a pé. Na região, não há transporte público eficiente que leve os visitantes às atrações, sendo assim, um carro é fundamental para circular por Pirenópolis e arredores. Para quem não quer viajar de carro, a solução é contratar uma das agências de turismo que fazem passeios pelas cachoeiras. Há diversas empresas na cidade, mas é bom estar atento aos preços, que podem estar acima de orçamentos mais econômicos.

Quem vai a Pirenópolis de carro tem muito mais liberdade para escolher o itinerário e o tempo para curtir cada uma das atrações. É, sem dúvida, a maneira mais eficiente de percorrer a cidade. Ainda que o carro seja altamente recomendável, é importante estar atento para o fato de que as estradas, muitas vezes, são de péssima qualidade. Os trajetos em pista asfaltada são muito bons, mas basta entrar nas estradas de terra para começar o sofrimento. E é bem difícil chegar a uma cachoeira em Pirenópolis sem pegar ao menos uma estradinha de terra, por mais curta que seja. Fique atento ao dirigir para não danificar o carro. Caso tenha muito apego ao seu automóvel, sugerimos fazer a viagem em carro alugado.

Uma das piores estradas entre as principais vias de acesso às cachoeiras de Pirenópolis é a Rodovia Parque dos Pireneus, que leva a locais como a Cachoeira do Abade; Cachoeira Santa Maria; Cachoeira do Lázaro; Cachoeira Meia Lua; Cachoeira da Usina; Cachoeira do Coqueiro e Cachoeira Garganta, além do Pico dos Pireneus. Totalmente de terra e com vários trechos de areia fofa, a Rodovia Parque dos Pireneus é bem complicada em dias de grande movimento, especialmente no período da seca, quando a poeira toma conta do ar e a visibilidade fica afetada.

Outra estrada que leva a muitas atrações é a GO-338, que conta com bom asfalto. A partir dela, há diversas entradas para estradas de terra que levam à Cachoeira das Araras, à Cachoeira Paraíso, à Cachoeira do Rosário, à Cachoeira Encantada, à Cachoeira do Lobo e às Cachoeiras dos Dragões, essas com estrada de terra bem difícil. 

Ainda que as condições das vias muitas vezes não sejam boas, quase sempre os locais são acessíveis a carros sem tração. Para evitar problemas maiores, prefira carros altos e dirija com atenção redobrada, assim você reduzirá o risco de acidentes.

O carro ajudará a chegar às sedes de todas as propriedades onde há cachoeiras, entretanto, para alcançar as quedas d’água de Pirenópolis, será necessário percorrer também alguns metros de trilhas a pé. Pirenópolis conta com a vantagem de ter muitas cachoeiras facilmente acessíveis e com trilhas bem curtas, ideal para toda a família. Algumas oferecem até mesmo trajetos pavimentados. São raras as cachoeiras que exigem mais de dois quilômetros de caminhada. Para percursos longos e sem pavimentação, o ideal é usar um calçado adequado para trilhas. Evite fazer as caminhadas de chinelo ou calçados soltos no pé. Eles aumentam o risco de quedas e podem acarretar em acidentes.

Para circular pelo Centro Histórico de Pirenópolis, não será necessário o uso de carro, salvo se a pousada estiver mais afastada. A área com lojas e restaurantes é pequena e pode ser facilmente percorrida a pé. Vale dizer que o calçamento de Pirenópolis é em pé de moleque, com pedras bem irregulares. Prefira calçados de salto baixo para andar pela cidade. Em dias de grande movimento, como finais de semana e feriados, o mais recomendado é deixar o automóvel fora do centro, onde o movimento é muito grande e será difícil conseguir vagas para estacionar. De resto, caminhar entre as casas coloniais coloridas é um passeio delicioso!

Tudo que você precisa saber sobre Pirenópolis!

Esse texto sobre Como se locomover em Pirenópolis faz parte do guia de Pirenópolis no Melhores Destinos

Comentários para Como se locomover em Pirenópolis

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.