Dedo de Deus
O Dedo de Deus é o pico mais famoso da serra do Rio de Janeiro, visível especialmente dos municípios de Guapimirim e Teresópolis. Ele tem 1.692 metros de altitude e seu formato lembra uma mão apontando o dedo indicador para o céu — daí seu nome. É considerado o marco inicial da escalada no Brasil e um dos cartões-postais mais importantes do RJ, tanto que foi representado na bandeira do Estado.
Oportunidade! Seguro-viagem com até 75% de desconto!
Perrengues e imprevistos podem acontecer em qualquer viagem, até mesmo com os viajantes mais experientes. Seja um acidente, um problema de saúde inesperado, uma bagagem extraviada ou uma conexão perdida… Nessas ocasiões ter um bom seguro viagem é fundamental! Ele te oferece atendimento imediato e todo o amparo necessário para enfrentar momentos de tensão e dificuldade em outro país. E o melhor: o seguro viagem custa tão pouco perto da proteção que ele oferece, que não vale a pena arriscar! Mesmo onde o seguro não é obrigatório, nós fazemos e recomendamos que você também faça. Quer um seguro de qualidade com um descontão? Aproveite essa oportunidade e faça sua cotação na Allianz Travel com até 75% de desconto usando o cupom MELHORESDESTINOS!
O pico fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação federal de proteção integral com 10,6 hectares, o equivalente a 5,9 mil campos de futebol. É cercado por outros picos bem conhecidos, como o Escalavrado, o Dedo de Nossa Senhora, a Cabeça de Peixe, o Capucho e o Nariz do Frade.
A pedra Dedo de Deus é considerada Patrimônio Natural Nacional pelo Iphan desde 2002. Pode ser vista da BR-116, estrada Rio–Teresópolis, de vários pontos do Centro da cidade de Teresópolis e de alguns mirantes (veja os dois principais abaixo). Mas é importante alertar que a vista não é garantida. É muito comum a neblina avançar sobre morros dessa região, ocorre de uma hora para outra.
Em dias bem abertos, dá até para ver o Dedo de Deus da cidade do Rio. Imaginem minha surpresa ao ver o contorno, lá longe, pequenininho, ao embarcar no meu voo no Aeroporto Santos Dumont. Foi um abençoado "até logo".
Escalada do Dedo do Deus
Para além da beleza dessa paisagem, o Dedo de Deus também tem grande importância para a prática do montanhismo no Brasil, que teve seu início atrelado à conquista do pico em 9 de abril de 1912.
Foram cinco teresopolitanos que fizeram a subida: o ferreiro Alferes José Teixeira Guimarães; os irmãos e bombeiros José Américo de Oliveira Júnior, Alexandre José Américo de Oliveira Júnior e Acácio Américo de Oliveira; e o caçador Raul Carneiro. A primeira mulher a conquistar os 1.692 metros do pico foi a jovem de 19 anos Luzia de Freitas Caracciolo, em 1933.
Mesmo que o acesso seja feito pela BR-116, para escalar o pico, é necessário comunicar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assinando Termo de Conhecimento de Riscos e Normas entregue na portaria. Antes de iniciar atividades de montanhismo, é importante ler as Regras de Uso Público do Parnaso, pois há normas específicas para escalada.
Para quem não é escalador experiente, o apoio técnico de um profissional especializado é fundamental. Você pode pedir recomendações de profissionais para a equipe do Parnaso no telefone (61) 2028-9913 ou no e-mail sac.parnaso@icmbio.gov.br.
Mirante Dedo de Deus
Um dos melhores lugares para observar o Dedo de Deus é o Mirante do Soberbo. O acesso é superfácil, fica à margem da BR-116, estrada Rio–Teresópolis, junto à rotatória da entrada de Teresópolis. Do outro lado da rodovia, tem um centro de atendimento ao turista.
Sua vista é toda voltada para Guapimirim. É possível enxergar as montanhas do Complexo Dedo de Deus: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe, além dos fundos da Baía de Guanabara, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. Em dias com o tempo mais aberto, o Pão de Açúcar também pode ser avistado.
Dedo de Deus — Serra dos Órgãos
Outro belo mirante para o Dedo de Deus é acessado pela sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A trilha do Cartão Postal dura aproximadamente duas horas, somando ida e volta. É considerada uma caminhada de dificuldade média.
O caminho é bem demarcado, há degraus improvisados nas áreas mais íngremes, mas cansa porque é morro acima. Chegar ao mirante foi um momento mágico, porque encontrei o Dedo de Deus acima das nuvens — uns 20 minutos depois, ele já ficaria encoberto pela neblina.
Tem uma placa que ajuda a identificar qual é cada pico e qual altitude que se encontra. O mirante é todo cercado pela Mata Atlântica. Você pode encontrar várias espécies de aves lá em cima, e de borboletas também. Uma bem colorida pousou na minha barriga, foi bem fofo.
Não se esqueça de usar tênis, roupas confortáveis e de levar uma garrafa de água. Se você quiser fazer mais de uma trilha, é importante chegar ao Parque ainda de manhã.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis
- Grande Hotel Petrópolis
- Hotel Casablanca Imperial
- Hotel Vila Bavária Petrópolis
- Kastel Grão Pará
- OYO Hotel Lindoia, Petropolis