Dedo de Deus
O Dedo de Deus é o pico mais famoso da serra do Rio de Janeiro, visível especialmente dos municípios de Guapimirim e Teresópolis. Ele tem 1.692 metros de altitude e seu formato lembra uma mão apontando o dedo indicador para o céu — daí seu nome. É considerado o marco inicial da escalada no Brasil e um dos cartões-postais mais importantes do RJ, tanto que foi representado na bandeira do Estado.
O pico fica dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma unidade de conservação federal de proteção integral com 10,6 hectares, o equivalente a 5,9 mil campos de futebol. É cercado por outros picos bem conhecidos, como o Escalavrado, o Dedo de Nossa Senhora, a Cabeça de Peixe, o Capucho e o Nariz do Frade.
A pedra Dedo de Deus é considerada Patrimônio Natural Nacional pelo Iphan desde 2002. Pode ser vista da BR-116, estrada Rio–Teresópolis, de vários pontos do Centro da cidade de Teresópolis e de alguns mirantes (veja os dois principais abaixo). Mas é importante alertar que a vista não é garantida. É muito comum a neblina avançar sobre morros dessa região, ocorre de uma hora para outra.
Em dias bem abertos, dá até para ver o Dedo de Deus da cidade do Rio. Imaginem minha surpresa ao ver o contorno, lá longe, pequenininho, ao embarcar no meu voo no Aeroporto Santos Dumont. Foi um abençoado "até logo".
Escalada do Dedo do Deus
Para além da beleza dessa paisagem, o Dedo de Deus também tem grande importância para a prática do montanhismo no Brasil, que teve seu início atrelado à conquista do pico em 9 de abril de 1912.
Foram cinco teresopolitanos que fizeram a subida: o ferreiro Alferes José Teixeira Guimarães; os irmãos e bombeiros José Américo de Oliveira Júnior, Alexandre José Américo de Oliveira Júnior e Acácio Américo de Oliveira; e o caçador Raul Carneiro. A primeira mulher a conquistar os 1.692 metros do pico foi a jovem de 19 anos Luzia de Freitas Caracciolo, em 1933.
Mesmo que o acesso seja feito pela BR-116, para escalar o pico, é necessário comunicar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, assinando Termo de Conhecimento de Riscos e Normas entregue na portaria. Antes de iniciar atividades de montanhismo, é importante ler as Regras de Uso Público do Parnaso, pois há normas específicas para escalada.
Para quem não é escalador experiente, o apoio técnico de um profissional especializado é fundamental. Você pode pedir recomendações de profissionais para a equipe do Parnaso no telefone (61) 2028-9913 ou no e-mail sac.parnaso@icmbio.gov.br.
Mirante Dedo de Deus
Um dos melhores lugares para observar o Dedo de Deus é o Mirante do Soberbo. O acesso é superfácil, fica à margem da BR-116, estrada Rio–Teresópolis, junto à rotatória da entrada de Teresópolis. Do outro lado da rodovia, tem um centro de atendimento ao turista.
Sua vista é toda voltada para Guapimirim. É possível enxergar as montanhas do Complexo Dedo de Deus: Escalavrado, Dedo de Nossa Senhora, Dedo de Deus e Cabeça de Peixe, além dos fundos da Baía de Guanabara, na região da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guapimirim. Em dias com o tempo mais aberto, o Pão de Açúcar também pode ser avistado.
Dedo de Deus — Serra dos Órgãos
Outro belo mirante para o Dedo de Deus é acessado pela sede de Teresópolis do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A trilha do Cartão Postal dura aproximadamente duas horas, somando ida e volta. É considerada uma caminhada de dificuldade média.
O caminho é bem demarcado, há degraus improvisados nas áreas mais íngremes, mas cansa porque é morro acima. Chegar ao mirante foi um momento mágico, porque encontrei o Dedo de Deus acima das nuvens — uns 20 minutos depois, ele já ficaria encoberto pela neblina.
Tem uma placa que ajuda a identificar qual é cada pico e qual altitude que se encontra. O mirante é todo cercado pela Mata Atlântica. Você pode encontrar várias espécies de aves lá em cima, e de borboletas também. Uma bem colorida pousou na minha barriga, foi bem fofo.
Não se esqueça de usar tênis, roupas confortáveis e de levar uma garrafa de água. Se você quiser fazer mais de uma trilha, é importante chegar ao Parque ainda de manhã.
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos
Fazer um seguro de viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis
- Kastel Pedra Bonita
- Hotel Casablanca Imperial
- Kastel Grão Pará
- Hotel Vila Bavária Petrópolis
- OYO Hotel Lindoia, Petropolis