Curaçao

Dicas de Curaçao

- Brasileiros que viajam a Curaçao não necessitam de visto; precisam apenas de um passaporte válido, fundos para a viagem e passagem aérea de ida e volta. Caso faça conexão em outro país antes de chegar a Curaçao, será preciso observar as exigências de visto do país de conexão.

- Para facilitar a entrada em Curaçao, os visitantes têm a opção de preencher o ED Card, um cartão de imigração preenchido online. É mais rápido e mais prático! Para mais informações, consulte a página oficial de Curaçao.

- Na saída de Curação pode ser preciso pagar uma taxa aeroportuária de US$ 39, que é paga quando o imposto não está vinculado ao bilhete aéreo. 

- A moeda que circula em Curaçao são os Florins das Antilhas Holandesas, também conhecido como guilders, ou floro. Apesar de a moeda local ser a principal, os dólares americanos são amplamente aceitos no comércio. Geralmente as lojas aceitam pagamento em dólares e dão o troco também em dólar. 

- O florim de Aruba não é o mesmo florim de Curaçao. As notas são diferentes, apesar de os nomes serem os mesmos. 

- Em Curaçao, grande parte da população fala quatro idiomas: holandês, papiamento, espanhol e inglês. Quem não fala nenhuma desses línguas pode apostar num portunhol e os locais tentarão entender. O papiamento, dialeto local, se parece com o português, e várias palavras do nosso vocabulário são usadas no país. 

- Curaçao é um lugar bastante tranquilo e seguro, não tenha medo de caminhar por suas ruas. Se estiver com um carro (alugado), evite deixar o veículo estacionado com pertences no banco da frente, procure deixá-los mais escondidos. 

- Grande parte dos turistas que vão ao país são europeus, principalmente holandeses. Será fácil encontrar no país produtos importados da Holanda. 

- Ventar é um fato constante na ilha, por isso tome um cuidado extra com o sol. Como o vento alivia o calor, você pode ter a falsa sensação de que o sol não está queimando sua pele.

- Toda a água de Curação vem do mar e passa por um processo de dessalinização. A água das torneiras é potável e os restaurantes sempre servem um copo d'água gratuitamente. 

 

  • Consulado Honorário do Brasil em Curaçao

    Nota:  de 10 (0)

    Para turistas em viagem que precisem de suporte em Curaçao, há um consulado honorário próximo ao centro da cidade. Por ser um consulado honorário, no entanto, não será possível emitir um novo passaporte ou visto no lugar; é possível, apenas, obter informações e assistência perante...

Tudo que você precisa saber sobre Curaçao!

Esse texto sobre Dicas de Curaçao faz parte do guia de Curaçao no Melhores Destinos

Comentários para Dicas de Curaçao

  • 4y96p Rafael Fernandes há mais de 5 anos

    Questão de valores para passar 7 dias lá, sabem dizer quanto +- é o ideal de se levar para um casal para poder ficar tranquilo sem se preocupar?

  • Wz327 Matheus Brito há mais de 4 anos

    responda por favor a pergunta, estou interessado também em saber o valor +-

  • 264mw Camille Panzera há mais de 4 anos

    Essa é uma pergunta que, para mim, não tem resposta. Depende do tipo de hotel que a pessoa vai ficar, depende do tipo de programa que pretende fazer, se vai fazer compras ou não... etc

  • Wz327 Matheus Brito há mais de 4 anos

    sim entendo, mais é você quando viajou pra curaçao, quando levou, e quais programas você vez se fez compras qual hotel, ficarei grato se responder

  • Missing VIAJANTE há 4 anos

    também gostaria de saber quanto se gasta em Curaçao com passeios, aluguel de carro, gastos na praia....

  • Missing VIAJANTE há 4 anos

    sem hotel e compras

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Olá Camille tudo bem?
    Mais um destino que irei com as suas dicas, pois sempre que quero viajar venho primeiro aqui no MD pegar as suas dicas, enfim desta vez o destino é Curação, mais uma viagem para o sensacional CARIBE. Enfim, gostaria de saber se pra ficar uns 10 ou 12 dias eu preciso de muito dinheiro, se as comidas são caras no geral se os passeios são caros, enfim se preciso levar muito dinheiro para ficar lá. Obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Willian! Tudo certo aqui e por aí?
    Fico muito contente que você curta minhas dicas, muito obrigada pelo comentário! :)
    Eu fui pra Curaçao já tem um tempinho, mas lembro que não achei um destino barato. Tem restaurantes de preços variados, mas como nossa moeda se desvalorizou bastante frente ao dólar nos últimos meses, a situação não é das melhores para nós. Alguns restaurantes mais famosos achei o valor puxado, mas é aquilo... tem pra todos os bolsos. Talvez uma solução seja almoçar em lugares mais baratos e jantar em lugares mais caros.
    Para conhecer as praias da ilha eu sugiro que você alugue um carro... assim não precisa fazer passeios em grupo e pode ficar em cada lugar o quanto você desejar.
    Você vai para Aruba também?
    abs!

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Por aqui tudo certo. :)
    Exatamente isso que pensei, nossa moeda está muito desvalorizada, pensei exatamente em fazer isso, almoçar em lugar barato e jantar em um lugar melhor, vou alugar carro é a melhor opção para conhecer tudo e eu odeio depender de transporte publico ou de ter hora pra voltar, gosto de não ter hora para fazer as coisas, sempre que viajo quero aproveitar e conhecer o máximo do lugar.
    Não pretendo ir a Aruba não, é do lado mas não fiz cotação e nem programação para conhecer, acha que vale a pena?

    Aproveitando... você também já foi a Noronha, acha que vale mais apena ir para Noronha ou Curação, ambas são caras com relação a permanência na ilha?!

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Willian. Bom dia!
    Acho que vale a pena conhecer Aruba sim... você já vai estar ali do lado. Eu preferi muito mais Curaçao, mas Aruba tem coisas legais também e vive um ritmo bem diferente.

    Escolher entre Noronha e Curaçao não é fácil... depende muito do tipo de experiência que você procura. Curaçao tem uma estrutura melhor e Noronha é mais rústica. Noronha é muito menos "cidade", é um lugar pra você descansar, fazer trilhas etc... é menor em tamanho também, então as praias ficam mais próximas. Curaçao se diferencia pela cultura, pela arquitetura... sabe? Uma ilha com pessoas falando holandês no meio do Caribe... eu acho isso super divertido.
    Se você gosta de fazer amizades e conhecer outras pessoas, acho que Noronha seria mais legal porque a ilha tem um clima mais intimista e você acaba conhecendo quem está por lá no mesmo período.

    Do ponto de vista financeiro eu acredito que uma viagem para Noronha sairia ligeiramente mais barata.

    Minha sugestão pra você é a seguinte... dá uma olhada nos preços das passagens no período em que você pretende viajar. Depois olha no Booking as opções de hospedagem... Dê uma sondada no que te parece mais viável. Não existe "escolha"errada, os dois destinos são maravilhosos.

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Bom dia Camille.
    Obrigado pela resposta.
    Pois é, Estou em uma sinuca de bico boa, pois qualquer um dos destinos é sensacional.
    Já sondei as passagens e hospedagens, já fiz toda uma estimativa de gasto e os valores são bem parecido para o período que quero ir, porém em Noronha cotei 5 dias a menos que Curação, por que em Noronha tem a taxa diária para a preservação da ilha, ficou parecido os valores, as hospedagens em Noronha são caras no geral, em Curação a dificuldade é achar um lugar bom para ficar no centro, mas é isso, vou continuar pesquisando e fazendo cotação até achar um lugar bom. Acho Noronha mais viável no atual momento do dólar, mas as vezes pinta uma promoção de passagem que muda tudo. =D
    Vou continuar acompanhando o MD e continuar minhas pesquisas.
    Muito obrigado pelas dicas Camille.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Imagina... precisando de algo mais, é só mandar uma mensagem.
    Realmente a taxa de Noronha pesa um pouco no bolso, mas em 5 dias inteiros você consegue fazer bastante coisa por lá. Para chegar a Noronha a logística é bem menos complicada do que ir para Curaçao...
    Boa escolha e boas viagens! :)

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Pois é as ilhas tem seu prós e contras...
    Muito obrigado. Boas viagens para você também! =D

  • 9p4kq Anne Caroline há 3 anos

    willian to querendo ir para curaçao tbm, estou cm muitas duvidas nunca viajei pra fora do Brasil. acpr_anne@hotmail.com

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Olá Anne, diga quais as suas dúvidas que vejo no que posso ajudar.

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Camille, tudo bem?

    Não consegui achar nada sobre cambio em curação, tem casa de cambio por la, acha válido levar dólares e trocar pela moeda local (só uma parte para gastos em restaurantes, gasolina e afins, pois em todos os lugares que vou eu sempre prefiro usar a moeda local para esses tipos de gastos.)?

    Obrigado.

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Willian. Tudo bem? Eu levei dólares e também saquei dinheiro direto na moeda local. Acho que algumas vezes os preços dos lugares estavam dispostos em dólares também... Não usei casa de câmbio, mas não acredito que você terá problemas pra trocar dinheiro.

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Tudo tranquilo Camille.
    Blz, vou levar dólares e trocar um pouco pela moeda local. Segui sua dica! coloquei Aruba no roteiro! Muito obrigado. =D

  • Missing Leonardo há 3 anos

    Boa noite,
    Estou indo para Curaçao e Aruba e gostaria de saber se é necessário o certificado de vacinação contra febre amarela. Obrigado

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Bom dia.

    Em Aruba e Curação, não é necessário, mas pode ser que o pais que você faça conexão necessite, por exemplo, se tiver conexão em Bogotá, talvez seja necessário.

  • Wk9k9 Sabrina Baldez Reis há 3 anos

    Camille, boa noite!
    Vou para Curaçao em Setembro, irei ficar 4 dias, verifiquei que meu passaporte vence em Dezembro, você sabe me dizer se tem algum problema quanto isso, no caso, estar "próximo" ao vencimento.
    No mais, adoro as suas dicas, estou acompanhando por aqui.
    Obrigada!

  • 264mw Camille Panzera há 3 anos

    Oi, Sabrina. Tudo bem?
    A validade do seu passaporte precisa cobrir os dias da sua viagem + 3 meses após sua data de retorno.
    Aqui tem mais informações: http://brasil.nlembaixada.org/servicos/visto-passaporte-e-outros-servicos-consulares/viajar-para-os-paises-baixos/visto-caribe
    Boa viagem!

  • Gq32x Ronan de Sousa Jr. há 3 anos

    Boa tarde, comecei a pesquisar um pouco sobre curação para minha proxima viagem. Recentemente estive em San Andrés e fiquei completamente apaixonado pelo Caribe. Eu achei o custo da viagem para San Andrés bem tranquilo. Passeios, restaurante e passagens. Curação é muito mais caro ou um pouco mais caro ? rs !

  • Gq32x Ronan de Sousa Jr. há 3 anos

    1200 Dólares para 2 pessoas, 6 dias é tranquilo ? somente para alimentação e passeios.

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Ronan, nunca fui a San Andréas, mas creio que curação seja mais caro, não muito nem pouco, mas mais caro. Eu vou passar 8 dias lá, vou com a namorada e to estimando levar uns 1500 dólares, pra alimentação e passeios, acho tranquilo esse valor de 1200 pra 6 dias, mas lá em Curação como a Camile disse também tem restaurantes mais baratos e como em muitos lugares os fast food salvam!

  • Gq32x Ronan de Sousa Jr. há 3 anos

    Legal Willian, Em San Andrés eu não gostei muito da comida lá. Eu optei por Pizzas e Subway. Por essa escolha eu economizei bastante na alimentação. E os passeios lá foram bem tranquilos. Como disse ja comecei pesquisar Destinos no caribe e Curação me chamou bastante atenção. Quem sabe esse Dolar aí não abaixa mais um pouquinho rs.

  • 12705395102040015682784778981553174943109n Willian há 3 anos

    Pois é Ronan, esse dólar ta foda!
    O bom de Curação é que na maioria dos hotéis tem quartos com cozinha, com isso da pra economizar um pouco.

  • Hcnzf Debora Guedes Lopes há quase 3 anos

    Oi Camille. Tu sabre sobre lugares onde passar a virada do ano em Curacao?? Vou dia 29/12 com meu marido e meu bebê de 8meses...
    Att

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Debora. Eu sei que restaurantes e hotéis organizam celebrações nessa data, mas não sei nenhum estabelecimento específico. Tem festas legais na ilha, mas como você vai com um bebê, acredito que o foco seja algo mais leve... Na hora da virada há fogos na região central e se você quiser vê-los, acredito que seria interessante ficar em um restaurante perto da ponte Queen Emma. Se você já tiver hotel reservado, sugiro entrar em contato com seu hotel para que que te deem algumas sugestões. Abs!

  • D6h2t Rita Fragata há quase 3 anos

    Oi Camile, vc poderia me dizer se lá tambem tm chip para celular para usarmos facilmente a internet, pois em San Andres usei um da Movistar e foi otimo...

  • 264mw Camille Panzera há quase 3 anos

    Oi, Rita. Acredito que você não terá problema para comprar um chip de celular por lá, basta ir nas lojas das operadoras locais. Sempre faço isso nas minhas viagens e é ótimo!

  • Missing Rodrigo M Jacob há quase 3 anos

    Irei dia 28/10 com minha esposa e duas filhas de 2 e 4 anos para Curação no hotel sunscape, que é all inclusive, gostaria de saber qto levar em dólar e quais os passeios que são possíveis fazer com criança, bem como o valor de aluguel de carro. como já conheço aruba, pretendo fazer alguns passeios apenas e aproveitar o hotel. Obrigado

  • Missing Vicente Hozanan Felisardo Filho há mais de 2 anos

    Boa Noite Camille, Gostaria de saber em média quanto custa um dia em Curaçao para um Casal, almoço e Jantar mais passeios, básicos nada de muito estravagante e nada da pior qualidade, 7 dias de viagens podendo usufruir de 3 a 4 restaurantes bons, e os demais comuns, e a média de 3 a 4 passeios melhores e os demais dias apenas andando e conhecendo as praias, acha uma média de 2000 dolares muito ou pouco??? Obrigado

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Vicente. Tudo bem?
    Infelizmente não sei dizer uma média dos gastos, já tem alguns anos que estive na ilha.
    Acredito que seu orçamento seja suficiente.

  • 2n46c Luciano Antonio Fávaro há mais de 2 anos

    Olá Camille,
    estarei em Curaçao em agosto deste ano. Meu passaporte vence em Dezembro. Exige-se validade mínima do passaporte para este destino ?
    agradeço antecipadamente,

  • 264mw Camille Panzera há mais de 2 anos

    Oi, Luciano! Como não consegui descobrir a resposta pra sua dúvida, perguntei a um assessor que cuida de assuntos relacionados à Curaçao. O que ele me disse, foi "Pra ir à Curaçao não é necessário visto, mas sim um passaporte com validade de ao menos 3 meses além dos dias de estadia na ilha". Abs!

  • 97wtr Marcelo Martins Schiavo há 2 anos

    Olá não falo nada em inglês. Consigo me virar em CURAÇAO? Pretendo ficar no sunscape pq prefiro a comodidade do all inclusive. em punta cana e cancun o portunhol resolveu bem mas e em CURAÇAO?

  • 264mw Camille Panzera há 2 anos

    Oi, Marcelo! Acho que com o inglês seria mais fácil, mas se você puxa um portunhol já ajuda bastante. Como tem bastante gente lá que fala espanhol e muitos turistas da América do Sul, você consegue se virar.

  • Rnda6 Marco Aurélio Cortinas há quase 2 anos

    Oi Camille!! Sabe me dizer como é o Ano Novo em Curacao é bom? Sou casado e não sou de balada...

  • 264mw Camille Panzera há quase 2 anos

    Oi, Marco. Tudo bem?
    Sei que os curaçolenhos gostam de festa... durante o reveillon acontecem algumas festas, mas se você não é disso imagino que encontrará alguma opção mais leve. As vezes os próprios hotéis organizam ceias e há queima de fogos no centro da ilha. Você pode só ver os fogos e depois ir pro hotel descansar se assim preferir.

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.