Dicas de Curaçao
- Brasileiros que viajam a Curaçao não necessitam de visto; precisam apenas de um passaporte válido, fundos para a viagem e passagem aérea de ida e volta. Caso faça conexão em outro país antes de chegar a Curaçao, será preciso observar as exigências de visto do país de conexão.
- Para facilitar a entrada em Curaçao, os visitantes têm a opção de preencher o ED Card, um cartão de imigração preenchido online. É mais rápido e mais prático! Para mais informações, consulte a página oficial de Curaçao.
- Na saída de Curação pode ser preciso pagar uma taxa aeroportuária de US$ 39, que é paga quando o imposto não está vinculado ao bilhete aéreo.
- A moeda que circula em Curaçao são os Florins das Antilhas Holandesas, também conhecido como guilders, ou floro. Apesar de a moeda local ser a principal, os dólares americanos são amplamente aceitos no comércio. Geralmente as lojas aceitam pagamento em dólares e dão o troco também em dólar.
- O florim de Aruba não é o mesmo florim de Curaçao. As notas são diferentes, apesar de os nomes serem os mesmos.
- Em Curaçao, grande parte da população fala quatro idiomas: holandês, papiamento, espanhol e inglês. Quem não fala nenhuma desses línguas pode apostar num portunhol e os locais tentarão entender. O papiamento, dialeto local, se parece com o português, e várias palavras do nosso vocabulário são usadas no país.
- Curaçao é um lugar bastante tranquilo e seguro, não tenha medo de caminhar por suas ruas. Se estiver com um carro (alugado), evite deixar o veículo estacionado com pertences no banco da frente, procure deixá-los mais escondidos.
- Grande parte dos turistas que vão ao país são europeus, principalmente holandeses. Será fácil encontrar no país produtos importados da Holanda.
- Ventar é um fato constante na ilha, por isso tome um cuidado extra com o sol. Como o vento alivia o calor, você pode ter a falsa sensação de que o sol não está queimando sua pele.
- Toda a água de Curação vem do mar e passa por um processo de dessalinização. A água das torneiras é potável e os restaurantes sempre servem um copo d'água gratuitamente.