Melhores Destinos
Curaçao
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

O que fazer em Curaçao

Curaçao é um dos melhores destinos do Caribe e rende uma ótima viagem. E como brasileiros não precisam de visto para Curaçao, o país se torna ainda mais atraente para alguns dias de férias. Você encontrará em Curaçao praias espetaculares, ótimos resorts para relaxar e também muita história e cultura que envolve o lugar. É um destino completo, que inclui ainda bons restaurantes, oportunidades de compras e uma vida noturna animada. Perfeito para curtir, se divertir e, claro, mergulhar muito nas águas do Caribe.

Para te ajudar na organização da sua viagem a esse paraíso caribenho, preparamos um post completinho com tudo o que fazer em Curaçao. Que tal já arrumar as malas rumo ao mar do Caribe? A boa notícia é que agora tem voo direto saindo do Brasil, portanto, aproveite e já garanta a sua passagem aérea para Curaçao!

Pesquisar passagens aéreas

O que fazer em CuraçaoKlein Knip

Invista em um resort em Curaçao

Os resorts em Curaçao oferecem aos viajantes praias privativas, ótimos restaurantes e, em alguns casos, bebida e comida no serviço all inclusive. Perfeito para curtir, relaxar e, claro, ser VIP por alguns dias em Curaçao. Se você puder investir em um resort em Curaçao, não perca essa chance. Certeza que a sua viagem será ainda mais completa!

Para quem não puder pagar a hospedagem em resort, vale saber que alguns deles recebem visitantes para day use. Você poderá curtir os serviços e a praia exclusiva do resort por um dia, sem precisar ser hóspede.

O que fazer em CuraçaoPraia privativa do Curaçao Marriott Beach Resort

Durante a nossa viagem a Curaçao, nós nos hospedamos no Renaissance Wind Creek Curaçao Resort e no Curaçao Marriott Beach Resort e amamos as duas hospedagens. Além disso, também experimentamos o day use do Dreams Curaçao Resort e do Mangrove Beach Corendon Curaçao, os dois no sistema all inclusive. Valeu demais!

Confira a nossa seleção com os melhores resorts de Curaçao para a sua viagem!

Veja mais detalhes sobre onde ficar em Curaçao, as melhores regiões para hospedagem e dicas de hotéis e resorts em cada uma delas.

O que fazer em CuraçaoPiscina de borda infinita no Renaissance Wind Creek Curaçao Resort

Vá às melhores praias de Curaçao

Impossível não se apaixonar pelas praias de Curaçao, entre elas as espetaculares Klein Curaçao, Kenepa Grandi, Porto Mari, Cas Abao e Mambo Beach. Sem falar nas praias privativas dos resorts, que são exclusivas dos hóspedes e rendem dias deliciosos de descanso. E estamos falando de quase 40 praias com mar em tons de azul neon, água cristalina e muita vida marinha, o que faz de Curaçao um destino incrível para quem busca alguns dias de felicidade em meio ao Caribe.

O que fazer em CuraçaoKlein Curaçao

Para completar o pacote perfeito, Curaçao fica ainda mais especial quando lembramos que o país está fora da rota de furacões, o que garante dias de sol e banhos de mar durante todo o ano. Preparado para um mergulho? Então confira o TOP 10 com as nossas praias favoritas e ainda todos os detalhes sobre as melhores praias de Curaçao.

  1. Klein Curaçao
  2. Porto Mari 
  3. Cas Abao
  4. Kenepa Grandi
  5. Mambo Beach
  6. Playa Lagun
  7. Playa Kalki
  8. Klein Knip
  9. Praia do Curaçao Marriot Beach Resort
  10. Praia do Renaissance Resort

O que fazer em CuraçaoPlaya Porto Mari

Independentemente do local escolhido para se hospedar em Curaçao, recomendamos o aluguel de um carro para se locomover pela ilha. Assim, ficará muito mais fácil conhecer atrações e praias mais distantes e você terá mais liberdade para escolher onde ficar em Curaçao, sem precisar se apegar à área central. Aproveite e faça aqui a reserva do automóvel 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Faça o passeio até Klein Curaçao

A sua viagem a Curaçao não estará completa sem conhecer a paradisíaca ilha de Klein Curaçao. Uma das mais lindas praias do Caribe, Klein Curaçao é o passeio mais desejado entre os turistas que visitam o país. Você encontrará por lá um mar incrivelmente azul, uma ilha muito preservada e o cenário dos sonhos para um dia de sol no Caribe.

O trajeto até Klein Curaçao é realizado de barco e o tour é muito disputado, sendo importante garantir uma vaga com antecedência. Fique atento também às condições de navegação durante a sua viagem, o que pode acarretar cancelamento do tour. Sabendo disso, não deixe Klein Curaçao para o último dia da viagem, assim você não arrisca ficar sem conhecer essa praia espetacular.

O que fazer em CuraçaoKlein Curaçao

Assista ao pôr do sol em uma praia de Curaçao

O pôr do sol é sempre um evento deslumbrante em Curaçao. Algumas das praias mais bonitas do país estão na costa oeste, o que favorece assistir diariamente a um belo entardecer. Sabendo disso, vale se organizar para estar diante de um estupendo cenário no momento que o sol tocar o mar. Ótimas pedidas para apreciar o pôr do sol em Curaçao são as praias de Mambo Beach e Jan Thiel Beach, que aliam bons drinks e festas animadas ao momento do entardecer. Para quem deseja curtir o fim de tarde com mais tranquilidade, a Playa Lagun, Kleine Knip e Playa Kalki serão fenomenais.

O que fazer em CuraçaoMambo Beach

Atravesse a Ponte Queen Emma

A Ponte Queen Emma (Queen Emma Bridge) marca o centro da capital Willemstad e a ligação entre as regiões de Punda e Otrobanda. Um dos principais cartões postais do país e dedicada somente a pedestres, a Ponte Queen Emma é famosa pelo sistema móvel que permite a passagem de pequenos barcos, um evento que sempre atrai os olhares dos turistas. 

Ao percorrer a região, aguarde alguns minutos para observar o momento da abertura da ponte flutuante, quando a sirene toca o alerta, o fluxo de pessoas é interrompido e a estrutura é movimentada para a passagem dos barcos. Quando a ponte for reaberta para os pedestre, não deixe de parar para registrar as casinhas coloridas de Punda, que marcam a orla chamada de Handelskade.

O que fazer em Curaçao

Visite o centro de Willemstad e percorra as regiões de Punda e Otrobanda

Não limite sua visita ao centro de Willemstad apenas à Ponte Queen Emma. Dedique algumas horas a percorrer os arredores de Punda e Otrobanda (as duas principais cidades do país e que, na prática, funcionam como dois pequenos bairros). 

Comece o roteiro por Punda, onde a marca registrada são as casinhas coloridas que decoram a orla. A orla, chamada de Handelskade, é repleta de lojas e restaurantes. Aproveite o caminho para uma visita ao “coração” de Curaçao, onde cadeados garantem que o amor dos casais seja eternizado na ilha.

Depois, caminhe rumo ao letreiro de Curaçao para garantir a clássica foto com o nome do destino e com a palavra Dushi, que simboliza tudo o que há de bom. Se quiser seguir adiante, caminhe rumo ao Old Market para conhecer um pouco das feiras locais. Depois, aproveite o fim do passeio para percorrer as ruas coloridas de Scharloo e Pietermaai, dois bairros bem animados, que movimentam a cultura e noite de Willemstad.

O que fazer em CuraçaoHandelskade

Para o outro lado da Ponte Queen Emma, você chegará a Otrobanda. A região é ponto de chegada dos navios de cruzeiro e conta com a presença do Renaissance Mall e do Forte Rif, um edifício histórico onde você encontrará diversos restaurantes, lojas e ainda uma bela vista para Punda. Ao visitar Otrobanda, não deixe de conhecer o Museu Kura Hulanda, que conta a história de Curaçao. O espaço faz parte da Kura Hulanda Village, um complexo de lojas e restaurantes que rende um delicioso passeio.

Durante todo o tour por Willemstad você encontrará grafites belíssimos que decoram as paredes dos edifícios da capital. Reparar em cada um deles. Os grafites costumam contar a história de Curaçao, formando um roteiro cultural imperdível para quem está no país.

Para conhecer a fundo a capital Willemstad, experimente fazer um tour guiado ou ainda um confortável passeio no charmoso trem turístico que percorre o centro histórico de Curaçao.

Aprecie os grafites e obras de arte que tomam conta das ruas de Curaçao

Os grafites e obras de arte estão por toda parte e rendem lindos cenários pelas ruas de Curaçao. Alguns contam a luta do país e outros registram a cultura do lugar. Seja dentro das galerias ou nos muros mais escondidos, o importante, ao deparar com um desses trabalhos artísticos, é atentar-se à história que eles contam. Algumas regiões, como Otrobanda (com destaque para a Kura Hulanda Village), Punda, Scharloo e Pietermaai concentram maior número de grafites e galerias, mas é possível encontrar espaços dedicados à arte por toda a ilha.

O que fazer em CuraçaoKura Hulanda Village

Para adquirir alguns trabalhos locais, boas pedidas são a galeria Nena Sanchez, localizada em meio a uma ampla área verde; a Serena’s Art Factory, com produção da boneca ChiChi; a belíssima Gallery Alma Blou, com exposições e vendas de trabalhos de artistas locais; e ainda a Landhuis Bloemhof, galeria de arte contemporânea que funciona em um belo casarão repleto de verde. Pedidas perfeitas para levar um pouquinho da arte de Curaçao para casa.

O que fazer em CuraçaoGaleria Nena Sanchez

Conheça a história de Curaçao no Museu Kura Hulanda

A história de Curaçao é marcada pela presença de povos originários aruaques, conquistadores espanhóis, colonizadores holandeses e também pelo trabalho de pessoas escravizadas, que foram forçadas a deixar a África rumo ao Caribe entre os séculos XVII e XIX. Um passado que o país busca não esquecer e nem esconder. Apesar de predominar no centro histórico de Curaçao os traços típicos da arquitetura holandesa, nas ruas o que se vê é cada vez mais um povo em busca do resgate de tradições e culturas que formam grande parte da população de origem africana. 

Para entender um pouco mais a fundo a história de Curaçao, um excelente passeio é a visita ao Museu Kura Hulanda, onde você conhecerá em detalhes a história do país, com diversos objetos em exposição que mostram como Curaçao mudou ao longo dos séculos. Atualmente um país autônomo que faz parte do Reino dos Países Baixos, Curaçao já passou por muitas transformações e vale conhecer um pouco mais sobre elas.

O que fazer em CuraçaoMuseu Kura Hulanda

Faça algumas compras em Curaçao

Apesar de não ser um destino famoso pelas compras, é possível, sim, sair de Curaçao com a bagagem um pouquinho mais cheia. Para isso, vale investir em visita às regiões de Punda e Otrobanda, que marcam o centro da capital Willemstad e onde está a maior oferta de comércio. 

O ponto de compra mais famoso da ilha é a Penha, que está localizada ao lado da Ponte Queen Emma e funciona como uma grande loja de departamento. Atravessando a ponte rumo a Otrobanda, boa pedida é o Renaissance Mall, com oferta de algumas marcas internacionais; e também o Rif Fort, com lojinhas de souvenir. Para produtos voltados à arte e design, a Kura Hulanda Village é imperdível. Se o que você procura é produto bem local, o Old Market e o Mercado Flutuante, serão perfeitos. Fora do eixo mais central da capital, o Mambo Beach Boulevard, localizado à beira-mar; e o shopping Sambil Curaçao, o maior de Curaçao, podem render boas compras.

O que fazer em CuraçaoKura Hulanda Village

Conheça uma fábrica de Blue Curaçao

Você já parou para pensar que o famoso licor Curaçao Blue é, de fato, produzido em Curaçao? Pois é! A receita tradicional, à base de laranja, é original da ilha caribenha e você terá a oportunidade de conhecer uma fábrica que data do século XIX. Durante o tour, você aprenderá mais sobre a história da bebida, o método de produção e poderá até testar algumas receitas de drinks. Não saia de Curaçao sem degustar ao menos uma bebida com o autêntico azul do Curaçao. Ah! Mas já vamos avisar que o licor está disponível em diversas cores, e não apenas em tons de azul.

O que fazer em Curaçao

Curta a noite de Curaçao

Falando em drinks, aproveite a viagem para curtir também a noite de Curaçao. O país não se resume a praias e você poderá aproveitar bons bares e baladas muito animadas depois do banho de mar. Para sermos honestos, em alguns casos, a balada começa ainda com a luz do sol, por isso, não se prenda ao horário e caia na festa sempre que possível.

Para quem deseja agito à beira-mar, as melhores praias de Curaçao são Mambo Beach, Jan Thiel Beach e Kokomo Beach, as três repletas de beach clubs e sempre com eventos e shows que atraem grande público. 

Já os que buscam uma noite clássica, em bares e restaurantes, a melhor opção é percorrer as ruas de Pietermaai, o bairro mais charmoso e animado de Curaçao. Vale caminhar sem pressa para escolher o seu local favorito para um drink. 

Confira mais dicas sobre a noite de Curaçao.

O que fazer em Curaçao

Confira toda a documentação necessária para a viagem a Curaçao e não esqueça de fazer o seguro viagem

Brasileiro que viajam a Curaçao não precisam de visto, no entanto, quem embarca do Brasil rumo a Curaçao precisa estar atento à documentação necessária para a viagem. Além do passaporte válido por todo o período da estadia, brasileiros que visitam o país precisam apresentar o comprovante de vacina da febre-amarela. Outro documento necessário antes do embarque é o formulário de imigração, disponível online e com preenchimento obrigatório.

Veja os principais requisitos para embarque rumo a Curaçao:

  • Passaporte com validade até o fim da viagem (brasileiros não precisam de visto para viajar a Curaçao e podem permanecer por até 90 dias);
  • Comprovante de vacina da febre-amarela;
  • Todos os viajantes estrangeiros devem preencher o Cartão de Imigração Digital online até 7 dias antes da partida;
  • Comprovante de retorno (passagem aérea de volta);
  • Comprovante do motivo da viagem (se for a turismo, vale a reserva do hotel);
  • Você deve ter dinheiro o suficiente para sua estadia e outras despesas. Ao se hospedar em um hotel, são exigidos aproximadamente 150 dólares por pessoa/ dia;
  • Seguro médico ou seguro de viagem que cubra despesas médicas.

Atenção! O seguro de viagem é obrigatório para brasileiros que viajam a Curaçao. Garanta o seu seguro viagem com desconto usando o nosso cupom MELHORESDESTINOS.

O que fazer em Curaçao

Sinta como Curaçao é dushi

Dushi é uma das palavras mais emblemáticas de Curaçao e uma das que melhor representa o país. Dushi é usado para tudo o que é bom, querido, gostoso, lindo... Dushi é dushi! Uma comida deliciosa é dushi, uma pessoa incrível é dushi, uma praia espetacular é dushi. Curaçao é dushi! Use e abuse do novo vocabulário e sinta como tudo em Curaçao é dushi!

O que fazer em Curaçao

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Curaçao