Curaçao
Monique Renne Repórter fotográfica. Com um mundo inteiro a ser descoberto.

Como se locomover em Curaçao

Alugar um carro é a melhor maneira de explorar as praias de Curaçao. O transporte público na ilha é escasso e os táxis e transfers privativos costumam ter preços bem elevados. Com isso, locomover-se de carro será o modo mais prático para conhecer diversas regiões do país. A exceção fica apenas para o centro da capital Willemstad, onde será bem mais fácil percorrer as principais atrações a pé. Nesse caso, deixe o carro em um estacionamento próximo e desbrave as ruas de Punda e Otrobanda caminhando.

Curaçao de carro

As principais praias de Curaçao são conectadas por estrada asfaltada, mas nem sempre o asfalto é de excelente qualidade. Muitas estradas são de pista simples, sendo importante prestar atenção na hora de dirigir. Apesar de ser um país de dimensões pequenas, ao montar o roteiro do dia de passeio, priorize praias que estejam na mesma região, com isso você economizará tempo de deslocamento e certamente aproveitará bem mais o dia de sol diante do mar.

Outro detalhe importante a saber é que não há sinal de celular em toda a ilha. Sabendo disso, baixe o mapa de Curaçao e tenha ele disponível off-line no Google Maps, assim você garante não se perder enquanto percorre as praias de Curaçao.

Aluguel de carro em Curaçao com desconto!

Está pensando em alugar um carro durante a sua viagem a Curaçao? Faça a sua reserva com 5% de desconto utilizando o cupom MDGUIA5! A oferta é válida para os nossos leitores que viajam para qualquer destino, seja no Brasil ou no exterior!

Como grande parte dos turistas aluga um carro no país, é importante fazer a reserva com antecedência, antes mesmo de chegar a Curaçao. Assim você garante que não ficará sem meio de locomoção durante a viagem. Há grande oferta de locadoras de veículo em Curaçao e será fácil sair do aeroporto já motorizado.

É importante salientar que a CNH brasileira tem validade em Curaçao e não será necessária a PID para dirigir. Algumas locadoras podem exigir um período mínimo de experiência como motorista, mas isso não é regra. Na dúvida, vale entrar em contato com a locadora antes de chegar a Curaçao.

Curaçao a pé

Na hora de conhecer o centro da capital Willemstad, caminhar será a melhor opção. Assim você não precisará se preocupar com estacionamento a cada parada e poderá ver de pertinho como funciona a Ponte Queen Emma, que se move toda vez que uma embarcação precisa passar. Durante o dia ou à noite, a capital é segura e caminhar não será um problema.

Transporte público 

Os ônibus em Curaçao são escassos e limitados; não conte com eles para ter uma viagem sem contratempos. Os ônibus grandes, chamados de Konvoi, fazem percursos longos; já as vans, chamadas de bus, são mais utilizadas para trajetos próximos. Elas funcionam como os ônibus no Brasil e são tratadas como tal, apesar do limite de passageiros ser inferior. Ao longo da ilha, há pontos predefinidos para utilizar o transporte público, mas o horário dos ônibus não é muito previsível, sendo importante ter uma programação mais livre para não ter atrasos.

Táxi e transfer

Em Curaçao, as corridas de táxi são bastante caras e os motoristas não gostam muito de negociar valores. Essa é uma opção de transporte para usar poucas vezes, porque o custo não costuma ser interessante. Se estiver hospedado em um local isolado, alugue um carro. Outra solução é a contratação de transfers particulares, que fazem o trajeto a preço fixo e também acompanham ao longo de um dia de passeio. Os valores são bem altos, sendo o serviço recomendado apenas para quem não tem condição de dirigir.

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Curaçao