Dicas de Luang Prabang
Visto
Cidadãos brasileiros necessitam de visto de entrada no Laos; o documento deve ser adquirido na chegada ao país (aeroportos ou fronteiras com Cambodja, Vietnã, China e Tailândia). No aeroporto: depois de preencher um formulário (em geral, esses documentos são entregues pela companhia aérea), é só se dirigir ao balcão identificado pela placa Visa on Arrival. Atenção: você precisa ter em mãos duas fotos de passaporte.
Depois de entregar os documentos, com todos os dados da viagem, e o passaporte, você é encaminhado para outra fila, ao lado, para efetuar o pagamento de 40 USD. O passaporte, então, é devolvido e o passageiro está liberado para passar pelo controle de passaportes.
Dinheiro
A moeda oficial do Laos é o Kip (K), em notas de 500, 1,000, 2,000, 5,000, 10,000, 20,000 e 50,000 - sem moedas.
Alguns estabelecimentos e prestadores de serviços de Luang Prabang podem aceitar o pagamento em dólares e em Bath tailandês (mas não são todos). A melhor alternativa, portanto, é ter sempre uma quantidade significativa da moeda local consigo.
Este post publicado pelo MD pode ajudá-lo a escolher a melhor forma de levar dinheiro para o exterior. A dica para os que pretendem levar uma quantia significativa em espécie, porém, é que esse montante seja em dólares. Isso porque trocar dólares pela moeda local não é nada complicado, graças à grande quantidade de casas de câmbio espalhadas pelos mais diversos pontos da cidade (e também no aeroporto).
Atenção: se a intenção é usar o cartão de crédito, é sempre bom perguntar antes no estabelecimento, porque a forma de pagamento costuma ser popular em hotéis e grandes restaurantes da cidade, mas não em todos os estabelecimentos.
Sim card
São baratos e fáceis de serem adquiridos em lojas do centro da cidade e também no aeroporto. Um chip válido para um mês, com internet ilimitada, custa 120.000K (mais ou menos 15 USD).
Templos budistas
Os templos são lugares sagrados, onde é proibido entrar calçado e vestido com camisa sem manga, decotes, shorts e saias acima do joelho. Uma solução para os que vão desprevenidos são os sarongues, pedaços de tecidos que cobrem a parte inferior do tronco e podem ser removidos logo após a visita. Alguns templos de Luang Prabang, inclusive, emprestam sarongues na entrada.
Como se locomover
A cidade é muito pequena, sendo possível andar bastante a pé (leve sapatos confortáveis) ou de bicicleta, que podem ser locadas em lojas específicas ou nos hotéis (a partir de 15.000K - ou 1,80 USD - a diária).
Para percorrer distâncias um pouco mais longas - dentro ou fora da cidade, como no caso das cachoeiras da região - você pode optar pelo tuk tuk: um triciclo motorizado com cabine para até quatro passageiros. A viagem é bem barata; além disso, os tuk tuks de Luang Prabang andam mais devagar e por isso podem ser considerados "seguros" (com certeza, bem mais do que os de Bangcoc).
Faça um seguro viagem para não se preocupar com contratempos!
Fazer um seguro viagem é muito importante para evitar contratempos durante as férias. Sempre que viajamos para o exterior fazemos o seguro, sendo ou não obrigatório no país de destino. Afinal, o seguro pode te amparar em casos de despesas médicas e hospitalares, mas também com problemas de extravio de bagagem, cancelamento e interrupção da viagem, entre outros perrengues que todos estão sujeitos a enfrentar. Aproveite para embarcar tranquilo e faça a cotação do seu seguro-viagem com desconto usando o código MELHORESDESTINOS.