Vientiane - Laos
Embora seja a capital da República do Laos, a cidade situada às margens do Rio Mekong tem "ares" de interior. Um destino cheio de história e tradições (que fica a menos de uma hora de voo, de Luang Prabang), onde há belíssimos templos budistas e uma série de bons restaurantes e cafés - vários deles especializados na gastronomia francesa, uma das heranças da época em que a cidade foi colonizada.
Apesar da influência europeia, Vientiane é uma cidade totalmente "sem frescuras" e absolutamente deliciosa para passeios a pé.Th Fa Ngum, Th Samsenthai e Th Setthathirat são as três ruas mais famosas da capital, onde estão concentrados boa parte dos pontos turísticos, além de hotéis, lojas de suvenires, restaurantes e casas de massagens, onde é possível relaxar pagando preços super em conta. Além disso, nessas três avenidas estão agências que promovem o turismo de aventura, na região.
Estadia/Dinheiro em Vientiane
Reserve de dois a três dias, no mínimo, se a intenção é explorar a cidade e algumas atrações nas redondezas. A boa notícia é que Vientiane não é nada cara, com entradas em templos e pontos turísticos a 1 USD e refeições completas custando entre 5 USD e 10 USD. A dica é levar uma certa quantia em dólares e fazer o câmbio na cidade (em lugares mais confiáveis, como o aeroporto, por exemplo).
Onde Ficar
Os bons hotéis da cidade se concentram nas três principais avenidas - Th Fa Ngum, Th Samsenthai e Th Setthathirat -, ou perto delas. De outubro a janeiro, os preços costumam subir um pouco devido à alta temporada, mas ainda assim não podem ser considerados altos. A diária para um casal em um hotel decente da cidade deve custar entre 30 USD e 40 USD (com café da manhã).
Como chegar
A maneira mais rápida de chegar a Vientiane é de avião. Voos diários saem de Bangcoc, na Tailândia (1 hora de viagem) e de Luang Prabang (50 minutos), com destino ao pequeno (mas bem estruturado) Aeroporto de Vientiane (Wattay). Lao Aviation, Bangkok Airways e Thai são as companhias mais famosas e as passagens não costumam ser caras (custam, em média, 100 USD, o trecho).
Para os que têm tempo livre e também desejam economizar, a melhor forma de acessar Vientiane é de ônibus, partindo de localidades como Vang Vieng, Luang Prabang, algumas localidades do Vietnã e da China - porém, devido à escassez de informações oficiais, o melhor é sempre pedir a ajuda do seu hotel, antes de comprar a passagem.
Como se locomover em Vientiane
A cidade é pequena e muito pode ser feito a pé (tenha em mãos um bom mapa da cidade). Para acessar lugares mais distantes, no entanto, existem os tuk-tuks - triciclos motorizados com cabine para várias pessoas, cuja corrida costuma ser extremamente barata. Vans privativas também realizam o transporte dentro e fora da cidade e podem ser contratadas nos hotéis.