Luang Prabang

Onde comer em Luang Prabang

A culinária do Laos ainda é pouco conhecida do grande público, ao contário de países do Sudeste Asiático como a Tailândia e o Vietnã, cujos pratos ultrapassaram as fronteiras e fizeram - e ainda fazem - muito sucesso nas mais diversas partes do mundo.

Mas isso não quer dizer que a gastronomia do Laos seja inferior às dos países citados, pelo contrário. Um rápido passeio por cidades como Luang Prabang e Vientiane (a capital), e logo é possível perceber a importância da comida para o povo local. São restaurantes de todos os tipos, dos mais simples aos mais refinados, e mercados superempolgantes, que vendem frutas e verduras frescas, carnes, peixes, ervas e condimentos.

Não estaríamos exagerando ao dizer que a estrela da culinária local é o arroz grudento, feito para ser degustado com as mãos limpas (fazendo pequenas bolinhas de arroz com a ajuda dos dedos). Em geral, a iguaria vem acompanhada de algumas carnes - como a de búfalo seca, por exemplo - e do jeow, delicioso molho doce e apimentado, preparos bem mais consistentes (com menos líquido) e que ajudam a manter as mãos sempre limpas.

Além disso, no Laos não existe "essa história" de entrada, prato principal e sobremesa - pelo menos não na mesa tradicional. Para os locais, a refeição é um momento de união e o costume, portanto, é servir tudo de uma só vez, em recipientes únicos, de forma que a comida seja compartilhada por todos. Hashis, famosos em países como o Vietnã, por exemplo, só são utilizados no Laos para macarrão do tipo noodles.

E para beber?

Deliciosos sucos de frutas e smoothies são vendidos em várias barracas de rua, no centro de LP, porém é sempre bom observar a higiene do local antes de matar a sede e, assim, evitar problemas de saúde mais sérios (também evite beber água que não seja mineral engarrafada).

Além disso, bebidas alcoólicas, como a cerveja BeerLao (nas versões pilsen e escura) e o uísque de arroz (mais conhecido como Lao Lao), também não podem faltar nas comemorações locais.

  • Blue-lagoon-cafe

    Blue Lagoon Cafe

    Nota:  de 10 (0)

    Pratos da tradicional culinária do Laos - e também de países como Suíça, França e Itália - estão presentes no cardápio deste restaurante, ideal para um jantar especial ou para aqueles que desejam variar um pouco e experimentar algo diferente da comida local.

    O ambiente do Blue Lagoon é mais refinado - as...

  • Mercado Diurno (ຕະຫລາດເຊົ້າ)

    Nota:  de 10 (0)

    O dia começa muito cedo em Luang Prabang, antes mesmo dos primeiros raios de sol. E um dos pontos da cidade que costumam atrair muita gente, neste horário, é o vibrante Mercado Diurno, na famosa Sisavangvong Road.

    É grande, no lugar, a oferta de frutas frescas, verduras, carnes, além de ervas, especiarias e condimentos. É de...

  • Mercado-noturno

    Night Market

    Nota:  de 10 (0)

    O Mercado Noturno é uma das atrações mais importantes de Luang Prabang. No famoso ponto turístico da cidade são vendidos muitos suvenires, roupas - como as famosas calças baggy -, acessórios, artesanato local, além de deliciosos petiscos e pratos da gastronomia local, em uma parte exclusivamente dedicada às...

  • Tamarind-restaurante-e-escola-de-culinaria

    Tamarind

    Nota:  de 10 (0)

    O aconchegante restaurante é uma excelente pedida para aqueles que desejam conhecer a autêntica culinária do Laos. Além disso, o lugar também é uma escola de culinária, onde o aluno pode aprender a preparar pratos tradicionais como o Mok Pa (peixe com ervas cozido nas folhas da bananeira), o Laap/koy (uma salada com carne...

  • Drinque-do-le-tangor

    Tangor

    Nota:  de 10 (0)

    O restaurante superaconchegante - com cardápio repleto de pratos das culinárias francesa e local - é mais uma opção existente na badalada rua Sisavangvong. Além das delícias, o estabelecimento oferece uma boa carta de vinhos e uma lista de deliciosos coquetéis, a exemplo dos drinques preparados com o tradicional Lao...

  • Com-linguica-de-porco-caseira-beringela-tomate-queijo-feta-e-alho

    The Apsara - Restaurante

    Nota:  de 10 (0)

    O restaurante - que fica em uma localização privilegiada, às margens do Rio Nam Khan - é famoso por combinar o melhor da culinária do Laos e as de alguns países vizinhos. No cardápio, pratos deliciosos, em sua maioria preparados com ingredientes locais e frescos, a exemplo da seleção de petiscos: carne seca de...

  • Utopia

    Utopia

    Nota:  de 10 (0)

    “Coma, beba e relaxe”: este é o lema do restaurante/bar situado em uma região privilegiada, às margens do rio Nam Khan. Espreguiçadeiras, pufes e mesinhas baixas, de madeira, estão espalhados por toda a área externa do estabelecimento, que tem decoração fantástica e preços excelentes.

    No...

Tudo que você precisa saber sobre Luang Prabang!

Esse texto sobre Onde comer em Luang Prabang faz parte do guia de Luang Prabang no Melhores Destinos

Comentários para Onde comer em Luang Prabang

Para comentar você precisa se cadastrar ou fazer login.