Jéssica Weber Jornalista apaixonada por mato e praia, interessada na história dos lugares, na arquitetura das cidades e em comida, é claro.

Museu de Cera de Petrópolis

O Museu de Cera de Petrópolis é uma das atrações mais populares da cidade serrana, especialmente entre famílias com crianças e adolescentes. Fundado em 2011, foi o primeiro do país com padrões internacionais de hiper-realismo. As peças expostas são produzidas por estúdios americanos e ingleses. 

Quando visitei, havia dez salas com 36 esculturas de cera ao todo. As peças retratam em detalhes personalidades brasileiras e estrangeiras, na altura, cor de pele, fios de cabelos e até nas rugas do rosto. A gente pode tirar foto com elas, mas é vedado tocá-las. 

O Morgan Freeman me recebeu na porta de entrada, todo trabalhado no smoking. Assim como no Madame Tussauds de Londres, caí logo em um tapete vermelho, que cria o clima de tietagem. Ali, conheci duas das mais novas estátuas da casa: o ator americano Jack Nicholson e a rainha do Pop Beyoncé. 

Por falar em realeza, na sala seguinte estão Dom Pedro II, sua filha Princesa Isabel e outra personalidade que entrou para a história de Petrópolis: o inventor Santos Dumont, com seu chapeuzinho panamá branco característico.

Museu de Cera de Petrópolis

A brincadeira ainda inclui alguns encontros improváveis, tipo Gilberto Gil tocando para Michael Jackson cantar. Também pude ver de pertinho personagens como o Jack Sparrow em sua canoa, o Pinguim, uma das peças mais impressionantes, e o Doutor Brown de De Volta Para o Futuro, com seu semblante apavorado. Nem todos são humanos: o ET voava em sua bicicleta sobre a escada. 

Mas acho que o que mais gostei foi a sala reservada aos Beatles. As peças de Paul, John, George e Ringo, sentadinhos em um sofá com luz baixa, são perfeitas.

Museu de Cera de Petrópolis

Em uma hora você consegue tirar todas as fotos que quiser e ver tudo com calma. Na lojinha de souvenir, no final do percurso, você pode, a um preço adicional, fazer a própria mão em cera para levar para casa. A brincadeira usa uma cera atóxica e antialérgica, e o processo dura cerca de cinco minutos. Os moldes ganham diversos formatos, cores e acessórios divertidos. 

Museu de Cera de Petrópolis: preço do ingresso

O ingresso é mais caro que dos outros museus em Petrópolis. Custava R$ 89,80 em agosto de 2023, mas tinha a opção de meia-entrada para professores, estudantes, jovens até 21 anos e outros públicos, e várias faixas de ingresso promocional — veja quais são elas e os valores neste link.

O Museu de Cera de Petrópolis abre todos os dias das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h.

Onde fica o Museu de Cera de Petrópolis

O Museu de Cera de Petrópolis fica bem no epicentro turístico da cidade, mais especificamente na Avenida Barão de Amazonas, a poucos passos da Praça da Liberdade e a uma quadra da Casa de Santos Dumont

O casarão onde o Museu está instalado também merece ser apreciado: foi construído no início do século XX em estilo espanhol. O imóvel foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Museu de Cera de Petrópolis

Museu de Cera de Petrópolis — fotos

Sei que a galera tem muita curiosidade de ver fotos das esculturas do Museu de Cera de Petrópolis, então segue uma galeria com imagens que fiz por lá:

Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Petrópolis

Museu de Cera de Petrópolis

Av. Barão de Amazonas, 35
Centro
Petrópolis
https://www.museudeceradepetropolis.com