Museu do Apartheid
O Museu do Apartheid é um dos pontos turísticos que não devem ficar de fora de nenhum roteiro, por menor que seja o tempo em Joanesburgo. O nome dá uma prévia do que encontrar no lugar, mas só ao visitá-lo você poderá sentir na pele como foi o apartheid e entender o impacto que causou na sociedade.
Já no momento da compra de ingressos (R65), uma curiosidade chama a atenção: o papel que permite a entrada no museu tem uma inscrição aleatória que diz "entrada para brancos" ou "entrada para não brancos", e é esse ingresso que define qual porta você deve tomar para entrar o museu - se seu ingresso indicar uma entrada para brancos, você deve entrar na porta para brancos; se indicar entrada para não brancos, deve-se entrar pela porta equivalente. As duas portas distintas na entrada no museu, com uma divisão beseada apenas na cor da pele, podem chocar, e é essa a intenção: mostrar quão discriminatório foi o regime de segregação racial.
No interior do museu, o acervo é grande. Fotos, vídeos, painéis, objetos e outros artigos contam a história de pessoas comuns e de pessoas famosas, como o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, durante o apartheid. Mais do que contar a história de pessoas e mostrar como foi a segregação, o museu tem o objetivo de conscientizar seus visitantes e promover a luta contra a discriminação racial.
Reserve ao menos duas ou três horas para conhecer o museu, que tem muitos pontos interessantes. Caso não consiga compreender textos em inglês, recomendamos que visite o local com um guia que fale português.
O museu fica fechado às segundas-feiras.
Entrada: R65 (adultos).
Confira os 5 hotéis mais reservados por nossos leitores em Joanesburgo
- Hotel Perte at Montecasino
- MINT Hotel 84 on Katherine
- Garden Court Sandton City
- Hotel Sky Sandton
- MINT Express Sandton View
Museu do Apartheid
Cnr Northern Parkway & Gold Reef RoadsOrmonde
Joanesburgo
http://www.apartheidmuseum.org/