Onde ficar nos Lençóis Maranhenses
Quem pretende visitar os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para hospedagem: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Elas são bem diferentes entre si e a experiência de hospedagem em cada uma é distinta, assim como a oferta de passeios e atrações. O ideal, para os turistas que desejam conhecer melhor os Lençóis Maranhenses, é hospedar-se nas três bases. Para os que desejam ir ainda mais fundo na experiência, vale também a travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, onde a hospedagem é na casa de nativos em pequenos povoados (ou oásis), como Queimada dos Britos e Betânia, sempre em meio às dunas e lagoas.
Onde ficar nos Lençóis Maranhenses - as melhores pousadas e hotéis para a sua viagem
A lista a seguir apresenta ótimas opções de hospedagem nos Lençóis Maranhenses. As acomodações estão em ordem alfabética e foram escolhidas pela nossa equipe, priorizando qualidade, preço das diárias e localização. Também incluímos as notas do Booking.com, que indicam a avaliação que hóspedes reais tiveram da acomodação.
Nos Lençóis Maranhenses, a maioria das ofertas de pousadas e hotéis segue um padrão simples e sem muito luxo. Nem por isso os preços serão amigáveis, especialmente na alta temporada, quando as lagoas estão cheias e o número de turistas cresce muito. Se você pretende viajar entre os meses de maio e setembro, é importante organizar a viagem com antecedência para garantir um quarto a preços mais acessíveis.
Hotéis e pousadas em Barreirinhas - Principal base de hospedagem nos Lençóis Maranhenses
Barreirinhas é a principal base para os turistas que visitam os Lençóis Maranhenses. A cidade é a mais famosa do circuito, tem boa oferta de hotéis, muitos restaurantes e não faltam agências de turismo que organizam os passeios para as lagoas e outras atrações. Barreirinhas é também a cidade com acesso mais fácil para os visitantes, que podem chegar de carro, transfer particular ou ônibus interestadual. O trajeto, a partir da capital maranhense, é todo asfaltado, o que facilita bastante a vida dos turistas.
Veja mais sobre como chegar a Barreirinhas.
A principal vantagem de se hospedar em Barreirinhas é a ampla infraestrutura turística do local. Não há dificuldade para conseguir um bom hotel e sempre haverá turistas para fazer os passeios. À noite, a cidade ainda oferece bons restaurantes, uma orla animada e dá até para curtir uma balada. A desvantagem é o grande número de turistas na cidade, o que torna quase impossível a possibilidade de curtir as lagoas sem ninguém. Para isso, só mesmo pegando um passeio particular.
Os passeios de Barreirinhas estão entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. A partir da cidade, será possível fazer o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, os roteiros da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o passeio de lancha ou quadriciclo até Caburé (com Vassouras e Mandacaru), a flutuação no Rio Formiga e também passeios para Atins e Santo Amaro. Ainda que a oferta de passeios seja grande e que eles estejam entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses, as lagoas visitadas a partir de Barreirinhas não são as mais bonitas, por isso o ideal é dividir o tempo de hospedagem entre as três base. Serão necessários quatro dias inteiros para fazer todos os principais passeios disponíveis em Barreirinhas.
Para quem deseja se hospedar em Barreirinhas, o ideal é escolher pousadas e hotéis próximos ao centro, onde está a Avenida Beira Rio e a Praça do Trabalhador. A região concentra grande parte dos restaurantes e facilita a vida dos turistas que estão sem carro. De lá, será possível passear pelos principais pontos de Barreirinhas a pé. Para ir aos passeios, as agências se encarregam de buscar os turistas nos hotéis. Vale destacar que nos últimos anos surgiram muitas hospedagens mais afastadas do centro, com infraestrutura de apartamento. Para quem está de carro, pode ser uma ótima pedida.
Quem estiver na cidade em busca de sossego e um bom local para descanso pode preferir os hotéis localizados à beira do Rio Preguiças. Eles são mais intimistas, têm ambiente acolhedor e o visual é sempre lindo de frente para o rio. A desvantagem é a dificuldade de locomoção, já que trajetos mais longos de carro ou barco serão necessários.
O hotel mais procurado de Barreirinhas, e também um dos melhores dos Lençóis Maranhenses, é o Porto Preguiças Resort, localizado um pouco afastado do centro, mas com infraestrutura para manter os turistas ocupados por muito tempo. Você estará à beira do Rio Preguiça, em meio à natureza. É o lugar ideal para quem deseja relaxar ao voltar dos passeios.
Para quem faz questão de hotéis e pousadas bem no centro de Barreirinhas, boas pedidas são o Hotel Pousada do Buriti, com ambiente cercado de verde e uma ótima piscina, e ainda a Pousada do Rio Barreirinhas, Pousada Vitória do Lopes, Pousada D'Areia, Pousada Barreirinhas, Pousada do Riacho e Pousada Vilas Boas, todas muito bem localizadas no centro.
Se a sua busca é por pousada à beira-rio, além do maravilhoso Porto Preguiças Resort, vale conferir o Chalé Marinas, com acesso direto ao rio e ainda boa localização central; e também a Pousada Toca dos Aventureiros.
Se você busca conforto e economia, mas não faz questão de estar localizado no centrinho de Barrerinhas, vale conferir a pousada Encantes do Nordeste, a Pousada Sítio Parque dos Lençóis, a Pousada Vasto Horizonte, a Pousada do Rancho, a Pousada Boa Vista e a Portal do Sol Lençóis Pousada, todas localizadas na Estrada da Boa Vista.
Pousadas em Santo Amaro do Maranhão
Santo Amaro é conhecida por ter as lagoas mais bonitas do circuito principal dos Lençóis Maranhenses. A cidade, que ainda mantém características de interior, é bastante tranquila e pouco movimentada. A vida segue em ritmo bem mais lento se comparado a Barreirinhas. Apesar de não ser considerada a primeira opção de hospedagem nos Lençóis Maranhenses, é importante enfatizar que as lagoas nessa região do Parque Nacional são ainda mais lindas e impressionantes. E a vantagem é que o tempo de deslocamento da cidade até os locais de passeios é bem menor, já que Santo Amaro está praticamente dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Santo Amaro não tem acesso tão fácil quanto o de Barreirinhas. Não há transporte público que chegue até a cidade e será preciso contratar um transfer ou alugar um carro para ir até lá. A boa notícia é que Santo Amaro está mais perto de São Luis se comparado a Barreirinhas, por isso o trajeto é um pouco mais curto. Nos últimos anos, o percurso até Santo Amaro foi todo asfaltado e agora é possível chegar à localidade sem precisar de transporte 4x4, como acontecia alguns anos atrás. Veja mais sobre como chegar a Santo Amaro.
Santo Amaro oferece aos turistas pousadas de padrão mais simples e não há restaurantes requintados na cidade. O comércio não tem grandes mercados ou lojas, mas o básico necessário será fácil de encontrar. Há mercadinhos, lanchonetes, farmácias, uma deliciosa pracinha para passar o tempo à noite (se sobrar energia depois dos passeios) e ainda o rio que serve de refresco ao final do dia.
A partir de Santo Amaro, os principais passeios oferecidos são os circuitos da Lagoa das Emendadas (um dos mais belos passeios dos Lençóis Maranhenses), Lagoa da Andorinha, Lagoa da Gaivota, Lagoa do Espigão com Lagoa da Betânia, Lagoa América e Travosa. Quatro dias inteiros serão suficientes para fazer todos os passeios. Como a cidade tem bem menos turistas que Barreirinhas, é importante ficar atento para conseguir fazer todos os passeios em grupo e não pagar muito caro por um passeio privativo. Veja mais sobre passeios nos Lençóis Maranhenses.
Santo Amaro é uma cidade bem pequena e dificilmente uma pousada estará mal localizada. Caso queira ficar próximo aos restaurantes e comércios, dê preferência às pousadas próximas ao centro, na região da Igreja de Santo Amaro. Para um ambiente mais tranquilo, experimente as pousadas à beira do rio. Na prática, não são muitas opções, portanto não será difícil escolher.
A melhor opção de hospedagem em Santo Amaro é a Pousada Rancho das Dunas, que conta com quartos confortáveis e uma linda área comum. Outras boas opções são a Vila do Junco, Vila Capininga Ecopousada, a Pousada Lençóis Maranhenses, a Pousada Paraiso, e o Chalé Murici Lençóis.
Pousadas em Atins
Atins é um pequeno vilarejo localizado entre o mar e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Podemos garantir que o clima por lá é bem diferente se comparado a Barreirinhas e Santo Amaro. As pousadas são descoladas, os restaurantes charmosos e o grande número de estrangeiros em busca do vento para a prática de kitesurf dá um certo ar de Trancoso ou Jericoacoara ao lugar (guardadas as devidas proporções, até porque Atins ainda é um povoado começando a crescer).
O acesso para Atins não é dos mais fáceis. Para chegar, será necessário pegar uma lancha ou um 4x4 saindo de Barreirinhas. E este é exatamente um dos fatores que fazem desse povoado um paraíso.
Veja mais sobre como chegar em Atins.
Atins é especialmente interessante por oferecer lagoas e praia no mesmo lugar. E a boa notícia é que os dois são facilmente acessíveis. Não será necessário fazer passeio para curtir o lugar. Passar alguns dias em Atins significa ir além dos passeios agendados com agências. Você poderá aproveitar o mar e até fazer algumas tentativas de se equilibrar em uma prancha de kite. O povoado é um convite ao descanso, sem grandes obrigações a cumprir. A praia está logo ali e, com um pouco de disposição, é possível chegar a pé às lagoas.
Quem prefere investir em passeios também não encontrará problemas por lá. Atins tem uma boa rota de atividades que mantém os turistas ocupados por até três dias inteiros. Os passeios em Atins incluem visitas à Lagoa das Sete Mulheres, Lagoa da Capivara, Lagoa Tropical e ao Canto de Atins, além, claro, da praia que cerca o povoado. Aliás, é de Atins que partem os trekkings que atravessam o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Atins é um povoado bem pequeno e o ideal é ficar hospedado na Rua Principal ou nas pousadas com acesso mais fácil para a praia. Assim o esforço será mínimo e o descanso será máximo. A oferta de pousadas, que há alguns anos era bem pequena, agora está crescendo. E a boa notícia é que algumas das melhores pousadas dos Lençóis Maranhenses estão por lá. Você encontrará hospedagens charmosas e perfeitas para alguns dias de férias.
Ainda que o padrão das pousadas em Atins já esteja bem mais alto, ainda é possível encontrar algumas hospedagens que não têm água quente no chuveiro, o que pode ser um incômodo para alguns hóspedes. O mesmo vale para o ar-condicionado, item que não é comum a todas elas. Fique atento às regras e facilidades da pousada escolhida para não ter problemas futuros.
A hospedagem mais famosa, e uma das mais tradicionais, de Atins é a La Ferme de Georges, que conta com uma boa dose de exclusividade e requinte. É um lugar adorável, cheio de mimos, à beira-mar e com uma bela piscina para curtir depois da praia. Se a sua busca é mesmo por uma pousada em Atins pertinho do mar, as melhores opções são a Vila Vento, a charmosíssima Pousada Muita Paz, a Atins Beach Houses, a Vila Guará, o Atins Beach Chalés, a Prana Eco Villa, a Rancharia Charme Beach e ainda a pousada Oceano Atins, entre o rio e o mar. Sem vista para o mar, mas ainda pertinho do acesso à praia, vale conferir a Pousada Eureka, a Pousada Jurará, a Pousada Acquamarina, a Pousada Vila Camurim e a Pousada Lanea Experience.
Um grande destaque entre as hospedagens de Atins, agora mais próximo ao centrinho da vila, é o Anacardier Privé Hotel, um hotel boutique com belíssima infraestrutura e ótima avaliação dos hóspedes. Certamente uma das melhores pousadas para ficar nos Lençóis Maranhenses. Na mesma região, com menos luxo, mas tarifas mais econômicas, confira o Jandaia Atins, a pousada Lagoa dos Ventos Atins, o Atins Charme Chalés, o Sky Atins Rooftop, a Vila Gaia, o Vila das Águas e o Villa Pantai Boutique Hotel.
Hospedagem na Queimada dos Britos, Baixa Grande e Betânia
As comunidades de Queimada dos Britos, Baixa Grande e Betânia, também conhecidas como Oásis, estão localizadas no meio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e são acessíveis apenas a pé. Apesar de guardarem alguns dos mais lindos cenários dos Lençóis, essa região é pouco visitada exatamente devido ao difícil acesso. Apenas os turistas que fazem a travessia do parque (que dura de três a sete dias) costumam se hospedar nessas localidades. Nos povoados, quem recebe os turistas são as famílias locais, as quais oferecem rede, banho e refeição para os viajantes que estão fazendo a travessia.
Veja mais dicas sobre a Travessia do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.